TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Práticas em Logística

Por:   •  26/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

                       

     

                          PRÁTICAS EM LOGÍSTISCA

                                                           Aluna: Alexsandra Paula Bezerra da Silva

                                                           Curso: Logística

                                                           Matrícula: 01535374

    Para Cheavenato (2003), o planejamento estratégico refere-se a objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo que afetam a direção ou a viabilidade da empresa. as empresas estão assumindo uma postura mais competitiva diante dos desafios tecnológicos, sociais e econômicos. Segundo Chiavenato e Sapio (2003), o planejamento estratégico é um processo fundamental dentro de uma empresa, pois traça diretrizes para o desenvolvimento de um plano de ação que resulte em vantagem competitiva, identifica recursos potenciais, reconhece fraquezas e desenvolve um conjunto abrangente de medidas a serem implementadas para garantir a sucesso dos resultados planejados.

   A importância de ter um planejamento para a empresa é fundamental para estudar as tendências e como ela deve se comportar e se posicionar no cenário. As empresas precisam se preparar e planejar uma possível queda nas metas para aproveitar todas as oportunidades disponíveis.

    A maioria dos conhecimentos disponíveis na atualidade sobre estratégia tem origem nas teorias de Porter, segundo ele, o posicionamento estratégico que pode gerar a competitividade tem três fontes diferentes. São elas: O posicionamento baseado na variedade, O posicionamento baseado em necessidades, O posicionamento baseado no acesso. dessa forma, a vantagem competitiva corresponde à capacidade de uma organização para neutralizar ou reduzir o comportamento competitivo no segmento de mercado em que atua. Em termos simples, é chamado de "diferencial" de uma empresa. Reconhecer que a vantagem competitiva é fundamental para investir em marketing coloca a empresa em destaque e disponibiliza um produto ou serviço para o consumidor.

   Sendo assim, podemos dizer que a redução de custos , o aumento da lucratividade , a satisfação do cliente e o investimento em boas práticas levam a criação da vantagem competitiva, o que coloca a sua empresa em uma vantagem boa para a concorrência, concluindo, vale ressaltar que, embora a eficiência operacional não garanta vantagem competitiva de longo prazo, é essencial apoiar a geração de valor atendendo às necessidades fundamentais dos clientes, como prazos de entrega mais curtos e suporte técnico eficiente. além disso, a inovação contínua é a base para o desenvolvimento contínuo de sua estratégia. É por isso que investir em uma cultura de inovação em seu negócio é fundamental.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TABOADA, Carlos. Logística: o diferencial da empresa competitiva. Revista FAE Business, v. 2, p. 4-8, 2002.

LOPES FILHO, Luciano Saboia. Marketing de vantagem competitiva. Saraiva Educação SA, 2017.

DE CARVALHO, José Mexia Crespo; CARDOSO, Eduardo Gomes. Logística. Sílabo, 2002.

BARBOSA, Tailine Silva Pinheiro. A logística reversa como instrumento de vantagem competitiva. Revista Terceiro Setor & Gestão de Anais-UNG-Ser, v. 11, n. 1, p. 05-23, 2018.

MONTEIRO, Aluisio; BEZERRA, André Luiz Batista. Vantagem competitiva em logística empresarial baseada em tecnologia de informação. VI SemeAd,-FEA/USP, São Paulo, p. 11, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com