TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias da Personalidade

Por:   •  24/8/2019  •  Bibliografia  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

PÓLO CAJAZEIRAS UNIJORGE

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TALITHA ELEN DA CONCEIÇÃO COSTA

                                            TEORIAS DA PERSONALIDADE

Salvador

2019

TALITHA ELEN DA CONCEIÇÃO COSTA

PERFIL E PERSONALIDADE INDICADOS PARA CARGO DE LIDERANÇA

[pic 2]

Salvador

2019

                                                     INTRODUÇÃO

O setor de recrutamento e seleção de pessoas é muito importante para o futuro da empresa, com o avanço da globalização ocorre várias mudanças e contudo, isso é necessário se adequar a ela, é de extrema importância ser proativo e capaz de se adaptar a mudança, pois com tudo isso gera o aumento da competitividade porém com o avanço também da tecnologia as empresas reavaliam e busca novas estratégias. O processo seletivo se torna cada vez mais competitivo e complexo, criando maior atenção para cada consultor na hora do R&S tendo que elaborar novas estratégias para tornar o processo mais eficaz.

Começando a por em prática o teste psicológico, essa ferramenta é utilizada para observar comportamento e característica de cada candidato, com a finalidade de encontrar característica, comportamentais e psicológicas. O teste tem um fator muito importante, ele consegue identificar  traços que o candidato possui e acaba possibilitando o gestor que estiver avaliando no momento perceber quais são eles, traços como caráter e temperamento que irá ajudar a adequar este candidato avaliado a qual cargo ocupar. O teste psicológico é aconselhado também para aquele momento em que a empresa necessita fazer uma faxina nos cargos, e surge uma promoção para um cargo porém, não faz ideia de qual funcionário promover, não pode fazer como o Japonês e acabar prejudicando a empresa. Para isso é necessário fazer treinamento, alcance na produtividade, motivação, análise do potencial.

Os traços de uma personalidade de líder independe do seu local de atuação. Segue abaixo algumas:

  • Honestidade.
  • Humildade.
  • Firmeza.
  • Responsabilidade.
  • Adaptabilidade.
  • Determinação.
  • Empatia.
  • Ética.
  • Domínio próprio.

Além de todos esses citados acima, outros podem ser acrescentados, como criatividade, superação, proatividade, um líder de verdade expõe sua ideia sem pisar em ninguém, assim como também sabe se calar e observar em demais situações.

Quando a personalidade não é algo estudado ao ponto de promover alguém ao cargo de liderança, problemas certamente há de surgir com frequência.  Observando o caso de Mirella, uma coordenadora de uma fábrica de aços, chegou ao cargo por mérito de carreira dedicando-se 17 anos em diversos cargos na empresa. Viu sua carreia mudar quando em uma oportunidade o Japonês Kinon Aiamazaki visitou o Brasil em uma conferência e solicitou ao RH uma indicação para a vaga de gerente de projeto em Angola. Logo sem dar ouvidos a gerente de RH a quem pediu a indicação de um novo candidato, lembrou de Mirella e lhe enviou um email convidando para uma reunião, após a reunião sem sombra de dúvidas Mirella aceitou a proposta e não demorou muito para seguir viagem, rumo a Angola.

Apesar de ser uma excelente profissional Mirella não se saiu muito bem, chegando no país de destino se deparou com cerca de 160 funcionários subordinados a ela, sem saber por onde começar pois nunca havia lidado com liderança de pessoas, seu local de trabalho era totalmente restrito, enfim, mesmo assim foi cumprir o que lhe foi ordenado pelo seu superior.

Três meses se passaram, por não saber liderar corretamente Mirella foi acusada de gravíssimas práticas de assédio, racismo, intolerância religiosa, e arrogância. Por acreditar em uma tese em que ela própria colocou na cabeça de que chefe não ouve ninguém, por fim em menos de sessenta dias a empresa produziu cerca de 50% de sua capacidade, e eram rotineiros em atestados médicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (227.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com