TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de Negociação

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 10

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

“Um processo de negociação bem conduzido não faz somente um vencedor, mas gera condições de satisfazer todas as pessoas envolvidas com os resultados atingidos…”.

Kassem Sayed


Sumário

Introdução        3

Desenvolvimento do Trabalho        4

Idéias sugeridas a Bacana para melhoria nos processos de negociações        5

O “Ter” da Negociação        7

O Negociador (Sorveteria Bacana)        8

Sugestões práticas à Bacana para serem mais eficazes nas negociações        9

Estilos de Negociações da Bacana        10

Melhor Metodologia a ser Aplicada pela Bacana        11

Conclusão da Equipe referente as Técnicas de Negociação        13

Referências Bibliográficas        14


Introdução

As técnicas de negociações que abordaremos aqui foram recomendadas pelo administrador Sr. Ricardo, decisões baseadas em experiências e práticas de sucesso aplicado na sua empresa. A Sorveteria Bacana que fica na Praça 12 de Março em Olinda, se trata de uma empresa familiar que está há 50 anos no mercado, produzindo sorvete artesanal de ótima qualidade e essa é a empresa que escolhemos para criar o Plano de Negócio no Trabalho Interdisciplinar.

Aprendemos nas aulas de técnicas de Processos decisórios que negociar é um processo de comunicação que envolve uma ou mais partes com interesses mútuos que se reúnem para confrontar e discutir propostas explicita com objetivos de alcançar uma melhor solução para ambas às partes envolvidas na negociação. Assim, pode-se dizer que em termos de processos é fundamental em quaisquer negociações definir os objetivos a serem abordados e principalmente saber coletar as informações para a elaboração de uma adequada planificação e condução da própria negociação.

O Senhor Ricardo enfatiza que a comunicação é um fator crítico da negociação, que sem uma comunicação eficaz não há interação necessária para um possível sucesso do processo de negociação.

A Sorveteria Bacana têm cativado um público vasto ao longo desses anos por oferecer sorvetes preparados com ingredientes nobres, texturas leves e, ainda, a oportunidade de escolha entre os inúmeros sabores, quantidade, misturas, incrementos e temas.

Em um país do tamanho do nosso, tropical por natureza, o sol brilha para todos.

Trabalhando com eficiência e eficácia, bom gosto, qualidade na prestação dos serviços e higiene, o sucesso da sorveteria é eminente. Assim Veremos as mais diversas táticas de negociação para atrair um público fiel e apaixonado por esse produto.

Desenvolvimento do Trabalho.

Em entrevista ao Senhor Ricardo, fizemos algumas perguntas relevantes sobre Técnicas de Negociação em cima de algumas referencias (Final do Trabalho), onde já foram aplicadas em outras empresas de sorveteria artesanal, onde ele mesmo analisou e concordou com as técnicas aplicadas em relação a alguns processos nas quais ele entende que serve como aplicação dentro da sua empresa, tais como:

Sugestão dada a Bacana para uma excelente Etapa de processo de negociação.        

O “Ter” da Negociação.

O Negociador (Bacana).

Algumas Dicas práticas para a Sorveteira Bacana realizar negociações eficazes.        

Estilos de Negociação da Bacana.        

Metodologia ideal a ser Aplicada na Bacana.

Diante das abordagens acima desenvolvemos o conteúdo a seguir.

Ideias Sugeridas a Bacana para melhoria nos processos de negociações.

É importante organizar os Objetivos por ordem de prioridade e determinar quais são os negociáveis e quais não entram sequer em discussão.

  • Objetivos ideais
  • Objetivos realistas
  • Prioridades que quer atingir, no mínimo.

  1. Preparação

Para negociar com êxito é preciso estar preparado. Depois de definir as metas da negociação, definir a relação a ser estabelecido após a negociação, supor os interesses e objetivos do outro;

  1. Abertura

Durante a negociação é extremamente importante criar um ambiente favorável ao entendimento desde o início, reduzindo eventuais tensões, procurando um consenso.

  1. Exploração

Muitas vezes iniciamos uma negociação nesta etapa, esquecendo-se das anteriores. Isto poderá ser um erro, pois o desenvolvimento será mais fácil se precedido da etapa de planeamento. Nesta etapa deveremos explorar e compreender variáveis envolvidas, clarificar pontos obscuros, pesquisar e criar alternativas de ganho mútuo.


  1. Acordo

Este momento requer muita sensibilidade. Devem-se evitar a impaciência e a precipitação. Deveremos ainda ter em consideração:

  • Resumir o que ficou combinado;
  • Recapitular os benefícios mútuos;
  • Verificar se não há mal-entendidos e/ou resistências;
  • Formalizar se necessário, o compromisso;
  • Registar o que ficou acordado;
  • Combinar (se houver) os próximos passos e definir o cronograma.

  1. Avaliação

Concluída a negociação e distante da outra parte, pode ser interessante verificar o saldo da negociação, os pontos positivos e negativos. Refletir sobre o que se passou é bom para não cometer futuramente os mesmos erros.


O “Ter” da Negociação.

“Podemos Negociar Qualquer Coisa”.

  1. Ter Conhecimento

É necessário buscar entender profundamente o tema sobre o qual está falando e, também, pesquisar a respeito daquele com quem está falando, entender suas necessidades e motivações. Essas informações devem ser precisas, pois fornecerão bons argumentos e ajudarão a embasar toda a negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (231.6 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com