TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de Negociação .

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 8

As negociações sempre estiveram presentes em nossas vidas, antes mesmo do ser humano desenvolver qualquer tipo de conhecimento, já utilizavam diariamente a arte de negociar, tanto na vida pessoal como na profissional.
Algumas pessoas nascem capazes ou poderíamos dizer com o dom para negociar, porém outras, mesmo com todos os conhecimentos possíveis encontram grandes dificuldades. A dificuldade vem de pessoas que não conseguem abrir mão de algo e só querem levar vantagem diante da negociação, sendo assim um dos principais obstáculos.
No momento em que vamos negociar devemos manter em mente o objetivo principal, fazendo com que todos estejam certos que o resultado deve ser benéfico para ambos os lados, facilitando assim, a negociação em si.
A negociação é construir relacionamentos, é um processo de comunicação que envolve os interesses. Fazendo com que o melhor resultado seja aquele que ambos os lados fossem ouvidos, tendo a oportunidade de expor suas idéias e argumentações.

Suas estratégias:
-  Origem militar que significa planejar cada passo. Utilizar todas as informações, mantendo seu objetivo em foco, para alcançá-lo com maior facilidade.
Essas estratégias estão relacionadas a três elementos valiosos no período na negociação, que são: o tempo, a informação e o poder de jogo.
Tempo: é uma das principais variáveis, o tempo pode auxiliar de maneira positiva e também negativa, pois algumas das negociações requerem uma conclusão mais rápida do que as outras.
Informação: O negociador ao negociar precisa antes de tudo de muitas informações, buscando o máximo de conhecimento possível para estar preparado diante da negociação.
Poder: Uma variável mal interpretada diante dos olhos dos negociadores, mas aquele negociador que sabe utiliza-lá consegue tudo que deseja.

O bom negociador é aquele que no relacionamento com outras pessoas procura potencializar seus pontos fortes, usar argumentos que respeitem as características individuais de quem está do outro lado da mesa.

O processo da negociação pode ser considerado um sistema, existindo as entradas (estímulos) e as saídas (respostas);

• Entradas:
As entradas de um sistema envolve todo o inicio de uma negociação e seus componentes principais são: as diferenças individuais, os interesses comuns, os valores pessoais, o relacionamento humano, a participação no processo, o uso da informação e do poder, a comunicação bilateral, a barganha e a flexibilidade.
As diferenças individuais: é a característica de cada negociador, como por exemplo: o modo de falar, de agir diante de cada problema, o modo de se vestir, entre outros aspectos. Assim como os  valores pessoais, que é onde envolve a cultura e a criação de cada negociador, que podem influenciar no processo da negociação.
Os interesses comuns: são interesses semelhantes dos negociadores, que devem ser esclarecidos logo no inicio da negociação para que os objetivos possam ser alcançados.
O relacionamento humano: que está sempre presente em uma negociação, fazendo com que os negociadores desenvolvam um bom dialogo para um resultado benéfico.
Participação no processo: onde requer uma preparação, um planejamento antes da negociação para o negociador se manter confiante diante de qualquer situação.
Comunicação bilateral: um instrumento fundamental em uma negociação, através da comunicação os negociadores podem absorver total informação e conhecimentos, obtendo maior visão para o sucesso.
Barganha: sendo uma troca de objetivos, fazendo com que cada negociar esteja informado de cada argumento, podendo também ser um aspecto negativo.
Flexibilidade:  um dos fatores principais diante de uma negociação, fazendo com que o negociador analise cada idéia, cada objetivo, fazendo diferença em seu resultado. Pois qualquer informação inadequada pode provocar o fracasso.

• Saídas:
As saídas do sistema significa o resultado ou conseqüência de uma negociação, sendo considerada também a conclusão do sistema. O objetivo das saídas é que além de resultados benéficos para cada negociador, o resultado seja duradouro, caso contrário, a saída negativa pode ser uma má influencia em qualquer outro projeto.
As saídas destacadas são: conquista de pessoas, concessões, persuasão, satisfação das necessidades, decisão conjunta, acordo, solução de conflito, benefícios do conflito, benefícios duradouros e visão estratégica.
Conquistas de pessoas: é um dos fatores principais, os negociadores além de expor seus objetivos devem manter uma relação amigável, de confiança para que em outros projetos facilitem a negociação com um resultado benéfico.
Concessões: deve haver de ambos os lados, um cedendo ao outro idéias, oportunidades, argumentos, fazendo com que os negociadores dêem soluções a todos os problemas encontrados diante de uma negociação.
Persuasão: representa a visão do negociador diante de seus conhecimentos sobre o processo, e suas idéias. Eles devem agir com o objetivo de manter o foco em seus interesses, fazendo com que os resultados sejam benéficos.
Satisfação das necessidades: é onde os negociadores se dão conta de que atingiram todas suas necessidades, até mesmo aquele problema onde parecia não ter solução.
Decisão conjunta: é onde os negociadores agem de forma unida decidindo um objeto a ser negociado.
Acordo: onde os negociadores entram em um consenso, em um bom dialogo, fazendo assim que os dois se entendam e dá a negociação um resultado satisfatório.
Solução do conflito: onde o negociador deve focar em seu objetivo, analisando cada informação, sendo assim a melhor maneira de buscar a solução para um conflito.
Benefícios do conflito: Os conflitos são negativos, mas em algumas negociações podem acabar saindo positivamente, proporcionando aos negociadores uma boa relação, princípios, valores, facilitando o entendimento entre eles.
Benefícios duradouros: é o resultado de uma boa comunicação, entendimento e cumplicidade entre os negociadores, fazendo com que os resultados fossem satisfatórios para ambos os lados, possibilitando um sucesso ainda maior em um novo processo de negociação.
Visão Estratégica: a capacidade de analisar, de possuir uma visão holística, proporcionando um bom relacionamento entre os negociadores, fazendo então com que os resultados sejam satisfatórios para ambos os lados, contribuindo positivamente para uma negociação no futuro.

Etapas do processo de negociação:
O processo de negociação é gerado por etapas, etapas no qual auxiliam no resultado satisfatório.

A primeira que é o planejamento, sendo o fator principal diante de uma negociação, através dele o negociador busca idéias, e o máximo de informações possíveis, facilitando e proporcionando a si mesmo uma autoconfiança diante da negociação. A segunda, que é a execução, o momento em que os negociadores começam a expor seus interesses, discutindo cada passo planejado. A abertura, o inicio da negociação, quando os negociadores procuram criar um clima proativo. A exploração ou sondagem, quando os negociadores expõem suas necessidades e soluções, analisando os argumentos apresentados de cada um. A apresentação, quando os negociadores começam a proporcionar soluções em busca de um resultado satisfatório. A classificação, conhecido como um “pente fino” revisando todos os argumentos colocados em mesa, analisando os interesses e eliminando os problemas. E por fim, a ação final, onde os negociadores fecham o acordo e saem satisfeitos diante da negociação. Considerando também que o negociador deve verificar o local em que vai negociar é algo indispensável, o ambiente deve estar em clima de negociação, facilitando melhor o dialogo e o resultado.

Sabendo que a arte de negociar é algo complexo, é impossível fazer com que não haja conflitos, e como foi dito nesse relatório é importante que haja muito planejamento antes de qualquer decisão a ser tomada. Os erros mais comuns em uma negociação são a falta de planejamento, geralmente causado por pressão do tempo na organização ou objetivos exagerados, entre muitos outros fatores que todo negociador deve analisar, caso contrario, a tendência é o fracasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com