TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de Negociação

Por:   •  11/6/2015  •  Artigo  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 4

1 -Introdução sobre as variáveis básicas do processo de negociação

Uma comunicação adequada em uma negociação poderá resolver qualquer situação ou imprevisto no processo de comunicação. A comunicação das partes gerenciais dentro de uma empresa trará bom resultado e funcionários satisfeitos. Os negociadores têm que estar atento às todas as variáveis que pode se deparar em um processo de negociação.

Sabe-se que definir o termo negociação não é tarefa fácil, uma vez que o termo apresenta diversas definições, cada qual com sua coerência e especificidade, a negociação é um processo de relacionamento interpessoal que ocorre quando uma pessoa deseja algo de outra. Dessa maneira entra em ação o que denominamos de variáveis básicas da negociação. 

Negociamos sempre e na maioria das vezes não escolhemos com quem e quando negociar, quando menos esperamos já estamos em um processo de negociação. Caso não tenhamos tempo para nos preparar adequadamente para uma negociação, precisamos pelo menos entender e nos lembrar das três variáveis básicas da negociação: Poder, Tempo e Informação.

Comentando sobre estas variáveis podemos dizer que quem tem o poder em uma negociação possui sabedoria para usá-lo, geralmente controla o processo. Deste modo, o poder, como capacidade de influenciar as outras pessoas a fazer aquilo que queremos. Este Poder não necessariamente deve ser entendido como uma força ou domínio no pior dos sentidos, mas uma condição, que pode ser momentânea ou não, dado o contexto da negociação.

A segunda variável, e não menos importante, é o Tempo, como fonte limitadora da negociação, se o tempo está ao seu lado, então é possível dizer que você tem uma vantagem, portanto, pode-se dizer também que você tem o Poder. O tempo interfere nas negociações podendo ser positivo ou negativo dependendo das circunstancias. Uma boa maneira de saber se temos tempo é identificar se a pressão que nos é imposta para realizarmos a negociação e chegarmos ao final da mesma nos causa ansiedade ou não, esta análise é válida tanto para negociações pessoais como profissionais.

A terceira variável é a Informação, como fonte de conhecimento tanto da personalidade da parte contrária, quanto do objeto que se negocia, quanto melhor for a qualidade e também maior for a quantidade de informações que tivermos sobre a outra parte, com o produto, serviço e a empresa que está negociando, ou seja, tudo que se refere a produção ou andamento do que se está comprando/vendendo, mais preparados estaremos para negociar, portanto, pode-se dizer também que quem tem informação também tem Poder.

Trabalhar com as três variáveis básicas da negociação deve fazer parte de nosso planejamento de negociação, ou seja, devemos nos preparar considerando-as e à medida do possível controlá-las para que criemos oportunidades de sucessos e fortalecimento de nossas alternativas, caso a negociação não caminhe tal qual o planejado.

Existem os poderes pessoais, é aquele contido em si, presentes em todos os lugares, onde se usa a todo tempo, se que algumas pessoas usam de tal poder de modo negativo para com outra pessoa, seja na questão da moral, onde cada um possui uma forma de pensar ou de agir, todo mundo possui esse poder só que são usados de forma diferentes, são eles :o poder da moralidade onde se adquire em meio a sociedade, como na escola, na rua em que mora, com os amigos, em seus negócios no meio familiar, o conceito sobre o que é certo ou errado, difere de cada indivíduo.

A atitudes são ações, onde cada um tem seu modo de pensar e agir em diferentes situações.

Persistência; em tudo que estiver disposto a fazer, é importante que seja persistente, desistir logo de cara não é a melhor saída para os problemas, saber persistir é uma qualidade favorável para se alcançar os objetivos desejados, a persistência traz grande recompensa no final de tudo que se compromete a fazer.

        Capacidade persuasiva; tem que saber se expressar de modo claro e com objetividade, para demonstrar de fato a outra pessoa a aonde quer chegar, ter bons argumentos de modo que a outra parte não consiga contestá-los, mantenha o outro interessado, suprindo assim sua necessidade e desejos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com