TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de Negociação

Por:   •  7/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.223 Palavras (9 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1.   INTRODUÇÃO..........................................................................................................7

2.   ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS................8

3.   ANEXOS

3.1.     DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO.....................................................................10

3.2.     CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO

3.2.1.      INTRODUÇÃO................................................................................................11

3.2.2.      A ARTE DE NEGOCIAR................................................................................12

3.2.3.      CONCLUSÃO..................................................................................................14

3.2.4.      BIBLIOGRAFIA..............................................................................................15

3.3.   HABILIDADES DO NEGOCIADOR E SUCESSO NAS NEGOCIAÇÕES.......16

3.4.   CONCLUSÃO........................................................................................................18

3.5.   BIBLIOGRAFIA ...................................................................................................19

1.  INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos técnicas de  negociação de forma simples e, consisa demonstraremos que o negociador enfrenta uma serie de desafios e também que a parte  da negociação que possui um conjunto efetivo de informações tem mais possibilidades de obter um melhor resultado na negociação.  

Verifica  – se que negociar é uma técnica  utilizada em todas as áreas de nossa vida, pra tudo que pleiteamos fazer  requer negociação, para ter  sucesso nas negociações depende de ser criativo  e capaz de compreender as situações mais complexas. É preciso aprimorar nossas qualidades para tornarmos bons negociadores e desenvolver bem esta arte que é administrar.

2.   ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS


Planejar as negociações implica identificar os conflitos ou incompatibilidades, estabelecer objetivos e possibilidades objetivas de consecução das metas e identificar os padrões objetivos que servem como referenciais para a tomada de decisão. Nesse sentido o planejamento torna – se fundamental em qualquer tipo de negociação.  Para tanto faz se necessário ter ética nos negócios, que são  padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações específicas de negócios. Diversas decisões tomadas pelos empresários exigem que as pessoas a serem afetadas por tais decisões sejam consideradas, seja em termos de resultado, seja em termos de processo.

Neste contexto, Negociar o aumento de salario é um processo difícil que exige do trabalhador experiência, formação, e capacidade para exercer a função que esta pleiteando aumento, e acima de tudo crer que é merecimento seu. Fazer seu chefe entender isso é o grande desafio, ficar atento a sua postura é de  suma importância, pois esta favorecerá a seu favor na decisão.

A forma correta de negociar o aumento salarial é usar de sinceridade e ser objetivo, argumentando sua capacidade  de crescimento, seu desempenho e contribuição na melhora da empresa. Mas para isso é necessários saber a hora exata de fazer esse pedido, e estar ciente do valor de remuneração que a empresa pode oferecer, cada situação requer habilidades diferentes sendo ético em sua atitude, como no filme O NEGOCIADOR que ilustra de maneira bem abrangente, esse tipo de situação cotidiana, de ética em negociações no ambiente empresarial: pois existe a necessidade de negociar em varias frentes, não importando que  pessoas sejam afetadas por tais decisões.

Omitir informações que possam favorecer o outro lado da negociação; torna difícil confiar totalmente na proposta da outra parte.

Demonstre ao chefe, que você é contratado pela empresa há algum tempo, e que tem contribuído muito para o crescimento da empresa, que todas  as diretrizes estão sendo seguidas, a sua dedicação ao trabalho, fez com que todos os objetivos fossem alcançados, você  sempre procurou viver em harmonia com os colegas, respeitando a conduta de cada um.  Por esta razão, e percebendo que a empresa está em crescimento constante, peça um aumento salarial e deixe o compromisso de que este aumento será recompensado com muito mais disposição para alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa, e será grande o nível de satisfação tanto por parte da empresa quando por minha parte.

Ao pedir este aumento, você deverá  ter ciência de que ouvirá SIM ou NÃO, prepare – se para negociar essa resposta negativa, se for preciso faça um planejamento da situação, claro que a esperança é ouvir SIM ,  pois está convicto das suas capacidades, experiência e formação, e quão dedicado sou a empresa, ate porque sempre  demonstrou resultado positivos para a empresa, por estes motivos a expectativa é que a resposta seja positiva.Ouvir não, lhe desmotivaria a permanecer frente aos meus trabalhos, mas esclareça o quanto a empresa perde com isso, pois corre – se o risco de afetar seu rendimento por falta de estimulo.

Desistir por ouvir a palavra NÃO, não é o melhor caminho, deve – se cobrar do chefe os motivos que fez com que disparasse esta palavra, questione, peça que descreva o que seria necessária para ganhar uma resposta positiva em outra oportunidade.

Prepare – se para negociar essa resposta negativa, se for preciso faça um planejamento da situação, e se ainda não conseguir alcançar seus objetivos, se conforme com os argumentos de seu chefe. Ao fim da conversa deixe seu chefe perceber o quanto esta desapontada e o quanto ele esta perdendo, caso seu rendimento caia por falta de estimulo.

Transformar essa resposta negativa em frustação também não é a melhor opção, é claro que você ficara frustrado, e chateado com a situação,  pois este sentimento é natural ao receber um NÃO, mas saiba que o NÃO recebido não faz de você um profissional ruim, pode ser apenas um momento ruim da empresa, ou um mau aproveitamento do profissional que você é. O grande desafio é não deixar que a palavra NÃO desanime você e caia seu rendimento na empresa, aprenda com esta experiência, reveja sua postura ao pleitear o pedido de aumento salarial, se reavalie, é importante saber onde errou e onde pode melhorar. O fato é ser otimista sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com