TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de negociação

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 9

O que são tecnicas de negociação?

negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidade,  busca aceitação de idéias, propósitos ou intresses visando o melhor resultado, onde os envolvidos terminam a negociação conscientes de que foram ouvidas.Podemos afirmar que a maioria da coisas em nossa vida faz parte de uma negociação como por exemplo quando vamos a padaria comprar o Pãozinho pro Café ate grandes tomadas de decisões em nossas vidas profissionais. As negociações esta diretamente ligada ao bem estar das pessoas e sempre  esta em mudança. Ou seja uma negociação de hoje podem não esta mais  válida amanhã. E  o  negociador deve  sempre buscar novos  desenvolvimento, para  poder  antecipar-se as mudanças, administrando-as em seu favor. O bom negociador é um bom ouvinte ou seja deve sempre ouvir o que a outra parte tem a dizer assim dessa maneira ele codifica a mensagem passada a ele para obter informações que serão útil ao seu processo, tem que desenvolver seu espírito negociador ou seja toda a negociação busca um acordo entre as partes.

Qual o papel das técnicas de negociação?

Exigi um comprometimento, para analisar as vantagens, evitando conflitos entre as partes interessado e fazendo com que os interessados saiam satisfeitos. Tem a capacidade de influenciar as pessoas tanto no ambiente organizacional como no ambiente pessoal, tem que estar por dentro do assunto abordado,saber dialogar e argumentar na hora certa . Quanto maior a capacidade de relacionamento mais fácil fica a negociação. Muitas vezes temos que ceder um pouco para que se possa abrir um novo espaço para a negociação. Um bom negociador sempre satisfaz ambas as partes,um jogo de ganha – ganha e a satisfação tem de ser multua;            

Como se da o processo de negociação

Atraves da  busca e aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, fazendo com que  as partes envolvidas terminem a negociação, consciente de que foram ouvidas, tem a oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais . O processo , pode se definir como o transformador das entradas em saídas . A idéia é converter essas entradas (Diferenças individuais, valores pessoais dos envolvidos, interesse comuns, relacionamento humano, participação no processo , uso da informação e do poder , barganha e flexibilidade ) em saídas positivas , isto é , em negociações ganha - ganha ).

Quais são os componentes existentes no processo de negociação?

Considera como componentes existentes no processo de negociação no estudo de (Martinelli,2002,p.196) – as entradas(estímulos): as diferenças individuais, os valores pessoais, os interesses comuns, o relacionamento humano, a participação no processo, o uso da informação e do poder, a comunicação bilateral, a barganha e a flexibilidade; 
as saídas(respostas):conquista de pessoas, concessões, persuasão, satisfação das necessidades, decisão conjunta, acordo, solução de conflito, benefícios do conflito, benefícios duradouros e visão estratégica. E 
• Verificar o ambiente em que está inserindo 
• Visualizar os objetivos do processo
• Identificar as entradas do processo 
• Administrar o sistema.

Aspecto de Comunicação                                             Importância

Emissor (mensagens)

Intenções expectativas e valores (Produz mensagem original voz de emissão)

Canal

Ocilação elétrica para transformar

Receptor

Decodifica, elimina, modifica ou amplia o conteúdo (transforma a mensagem em voz e compreenção

Criadora de identidade

Como o ser humano é

Expressiva

Mostra suas ideias

Informativa

Reconhecimento do que ocorre em sua volta

Regulatória

Controla o comportamento do individuo

Interrracional

Relaciona-se com varias pessoas

Imaginativa

Liberdade de expressão


A negociação está no dia-a-dia, mesmo sem se dar conta, as pessoas negociam o tempo todo. A negociação é uma forte ferramenta para obter melhores resultados e é uma competência muito valorizada , e os princípios da negociação valem para todas as organizações. A negociação não é uma competição em que uma das partes ganha e a outra perde, ou seja é um processo dinâmico onde os negociadores buscam um acordo, e cada um procura obter satisfação.  são relações assertivas, onde  pessoas se encontram e falam francamente sobre seus interesses, expectativas, vantagens, benefícios, medos, dúvidas, apreensões, desconfianças etc. É a partir daí que a confiança começa a consolidar-se, ou busca-se acordos e todos os acordos geram  concordâncias entre as partes.

Desta forma, conclui-se que a negociação é o processo de se buscar um acordo e todo acordo é consequência de decisões entre as partes. E se não ouver um acordo favoravel, nem sempre alcançaremos o resultado desejado numa negociação.

A negociação, possuem partes importantes que estão relacionados com as estratégias, e técnicas utilizadas, como: informação, tempo e poder, Ou seja, qualquer objetivo da negociação,  tem sua importância e oportunidade:

Informação é o ato se informar acerca de alguém ou de algo, está  relacionada com o poder de conhecer as necessidades do outro. O ponto-chave na negociação é a busca das necessidades dos envolvidos.

O "tempo" é essencial para o sucesso da negociação, podendo influenciar o relacionamento, e favorecer tanto um lado como o outro depende das circunstâncias, e normalmente definem um prazo limite.

O poder esta sempre presente nas negociações, podendo ser individual coletivo e politico. O poder não é tarefa muito fácil para definir existe uma enorme dificuldade que envolve esta questão, ou seja é uma maneira de ir de um lugar ao outro.

As etapas do processo de negociação estão diretamente relacionadas com o planejamento das atividades. objetivos e metas definidas. Isso facilita o desenvolvimento dos negociadores no alcance de melhores negócios, com qualidade e menores custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (752.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com