TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas em Negociação

Por:   •  5/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

Técnicas em Negociação

A negociação está presente no nosso dia-a-dia, ela sempre ocorre quando duas partes está dispostas a trocar ou oferecer algo. O Principal fator para o sucesso e a satisfação das partes, é sempre ter uma boa visão das possibilidades e das oportunidades, saber o interesse das outras partes que está negociando, planejar e definir opções para chegar a um acordo final, estudar e entender daquilo que está falando, além de agir com ética que é sempre um bom passo para o negociador.

Estar sempre informado é uma grande virtude para o empreendedorismo, pois extrair o máximo de novas informações é saber explorar novas idéias e aproveitá-las.

Negociar é buscar um acordo, sem que haja conflitos ou intrigas, é um processo de relação que se baseia em não apenas vender mais sim expor idéias e melhorá-las. Para que uma negociação seja realizada com sucesso e ganho para todas as partes, é importante o conhecimento e a informação do que se negocia, e com quem se negocia.

O processo de negociação pode ser definido como um sistema, pois durante esse processo existem vários tipos de habilidades, estilos e características de cada tipo de negociador, e dos tipos de abordagem a serem utilizadas corretamente de acordo com cada característica de quem esta se negociando. Ressaltam então dois tipos de habilidades: habilidades técnicas (relacionadas às técnicas, processos, ou "macetes" para uma negociação), e as habilidades interpessoais (estilo, fraqueza, motivação, necessidades de cada negociador). A partir dessas habilidades pode-se identificar o tipo de negociador, e a utilização da abordagem correta.

Portanto, define-se negociação como um sistema, pois sistema é um conjunto de elementos e informações interconectados de modo a formar um todo organizado.

A importância da comunicação na negociação é fundamental, pois o conceito de comunicação é praticamente o mesmo de negociação. Toda e qualquer negociação é também um processo de comunicação, para que conseqüentemente a parte com quem esta se negociando entenda corretamente as idéias propostas, e então as analise e aceite.

Após identificar o estilo e as características de quem esta se negociando, a comunicação será a "peça-chave" durante abordagem utilizada. Por exemplo, quando se negocia com uma pessoa controladora, que é rápida nas decisões e visa de primeiro a último fator o lucro, deve-se utilizar uma comunicação e abordagem de modo a expor o quanto aquele investimento ou produto dará bons lucros em pouco tempo.

Conclui-se então que a comunicação é o "alicerce" de qualquer negociação, pois é partindo de uma boa comunicação que se alcança uma boa negociação.

O primeiro passo no planejamento de cada negociação é determinar os objetivos. O que pretende obter? Geralmente, há vários objetivos em discussão. É importante organizá-los por ordem de prioridade e determinar quais são os negociáveis e quais não entram sequer em discussão.

Durante a negociação é extremamente importante criar-se um ambiente favorável ao entendimento desde o início, reduzindo eventuais tensões, procurando-se um consenso. Deveremos explorar e compreender variáveis envolvidas, clarificar pontos obscuros, pesquisar e criar alternativas de ganho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com