TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As cinco principais divisões da organização

Artigo: As cinco principais divisões da organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura em cinco partes.

Conforme a empresa cresce, cria-se à necessidade de estruturar a organização com uma maior supervisão e cargos, segundo (MINTZBERG 2009), as cinco partes básicas da organização são: Núcleo Operacional, Linha Intermediária, Assessoria de Apoio, Tecnoestrutura e Cúpula Estratégica.

“Na base encontram-se os operadores as pessoas que executam o trabalho básico de fabricar os produtos e prestar os serviços”. Em nossa visita notou-se que o Mecânico, Costureira, Monitor, Assistente Operador, Auxiliar de Almoxarifado formam o Núcleo Operacional, todos eles envolvido diretamente com o produto, são considerados o coração da empresa.

“A Cúpula estratégica é encarregada de assegurar que a organização cumpra sua missão de modo eficaz e também que atenda às necessidades dos que a controlam ou que detêm poder sobre ela.” (MINTZBERG 2009), verificou-se que na organização tudo gira em torno do Presidente e da Diretora Executiva, eles estão no topo da empresa enviando ordens e comandam a empresa, nada se inicia ou termina enquanto não batem o martelo, eles formam a Cúpula Estratégica.

Já na linha intermediária que detém a autoridade direta sobre os operadores e estão entre o grupo operacional e a cúpula estratégica, notou-se a presença dos Gerentes de Expedição, Gerente de Vendas, Gerente Industrial, Supervisores de Manutenção, Chefe de Produção, Supervisor de Tinturaria.

Na linha de Assessoria de Apoio que foram criadas conforme o nome “apoio” há organização fora de seu fluxo de trabalho, segundo MINTZBERG 2009, “as unidades de apoio podem ser encontradas em vários níveis da hierarquia, dependendo dos receptores de seus serviços, uma vez que tendem a atender diretamente à cúpula estratégica”, verificou-se o restaurante, este que é terceirizado, agência bancária, portaria, enfermagem formam a Linha de Assessoria de Apoio na organização.

E finalizando com a “Tecnoestrutura encontramos os analistas (e seus assessores de apoio) que estão a serviço da organização para afetar o trabalho de outras pessoas.Esses analistas são removidos do fluxo de trabalho operacional-podem desenhá-lo mudá-lo ou treinar as pessoas que executam o trabalho ”(MINTZBERG 2009). Checou-se nessa área o Suporte Técnico(auxilia no SISTEMA SAP¹), suporte de TI e a Segurança do trabalho.

Após sermos apresentado a organização em cincos partes deixamos de ver as seções, departamentos em uma simples posição, mas agora cada um com a sua responsabilidade e nível hierárquico.

1-Sitema SAP - O SAP R/3 é um sistema que oferece um conjunto de módulos com diversas aplicações de negócio. Os módulos são integrados e contém a maior parte das funcionalidades necessárias às grandes corporações, incluindo manufatura, finanças, vendas e distribuição e recursos humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com