TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As organizações e a forma como são estruturadas.

Por:   •  3/5/2021  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

A sobrevivência das organizações está diretamente relacionada à sua capacidade de se adequar ao ambiente no qual ela se encontra inserida. Para tanto, a organização deve encontrar caminhos para conhecer o ambiente e suas necessidades. Assim, as organizações devem buscar informações no ambiente para, em seguida, basear suas ações sobre essas informações.

Esse processo de aquisição de informações e tomada de decisão passa necessariamente pela interpretação dessas informações, razão pela qual as organizações poderiam ser vistas como sistemas interpretativos pautados por duas variáveis: crença sobre o quão analisável é o ambiente e a intrusão da organização neste ambiente (DAFT, WEICK, 2007). Com base nessas variáveis, os autores acima mencionados classificam as organizações como (i) criadora; (ii) de descoberta; (iii) de visão condicionada; e (iv) de visão não dirigida.

Em todas elas, a informação obtida deve ser interpretada por um pequeno grupo de pessoas no topo da hierarquia organizacional (cúpula administrativa), responsável por traduzir as informações em conhecimento e, a partir de aí formular escolhas e diretrizes que devem ser seguidas pelos demais membros da organização.

A classificação das organizações como sistemas de interpretação enfoca a importância de se conferir significado às informações obtidas do meio externo por meio da interpretação para, então, se formular diretrizes e planejamentos a serem seguidos por toda a organização. Trata-se de um processo racional e lógico de se chegar a uma ação planejada, consciente e estruturada

Ocorre que, a realidade vivenciada pelas organizações tem demonstrado que nem sempre, as diretrizes traçadas podem ser cumpridas de maneira rigoroso e linear, sem qualquer desvio. Nesse sentido, Hatch (2002), Weick (2002), Gustafsson, Linahlb (2016) e Weick, Westley (2004) propõem a adoção da improvisação como um fenômeno organizacional e a superação da metáfora do gestor como maestro, ou seja, de que as decisões organizacionais são necessariamente tomadas por um grupo que guia os demais.

Partindo da metáfora do jazz - estilo musical onde a improvisação é uma forma de arte e pode levar ao desempenho máximo (groove) -, Hatch (2002), Weick (2002) e Weick, Westley (2004) discorrem acerca de sua adequação a situações que demandam criatividade e flexibilidade, destacando a improvisação como um benefício ao desempenho da organização que busca inovação e renovação contínuas.

Hatch (2002), ainda destaca que pela metáfora do jazz, pode-se imaginar a organização como uma atividade em que se entra, se participa e se vive, na qual a incorporação do inesperado é essencial para determinação de novas finalidades e metas organizacionais.

Segundo Weick (2002) e Weick, Westley (2004), não obstante a improvisação possa gerar erros, estes devem ser tratados como uma oportunidade de aprendizado, valorizando-se a estética da imperfeição com vistas a aumentar as oportunidades de inovação contínua por meio da improvisação bem-sucedida. Para o autor, tratar o erro como uma inevitável propriedade da improvisação confere às pessoas mais segurança e disposição para assumir os riscos a ela associados.

Para Gustafsson, Linahlb (2016), as pessoas improvisam acreditando que estão fazendo algo melhor ou de uma forma melhor do que aquela prevista no plano, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com