TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais funções da gestão moderna

Artigo: As principais funções da gestão moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O objetivo de nossa pesquisa é abranger nossos conceitos administrativos e evoluir nossos conhecimentos sobre tal área. Muitas pessoas atualmente conhecem a Administração apenas como uma habilidade humana, porém não se aprofundam no contexto histórico. Alguns acreditam que ao viver e conviver com a sociedade já é desenvolvido suficientemente sua habilidade de administrar. O que não sabem é que estão parcialmente enganados. Sabe- que existem conhecimentos que realmente, somente uma experiência de vida pode trazer, mas com certeza os melhores conhecimentos são adquiridos com estudos de teorias e o principal fato de desenvolvê-los e utiliza-los diariamente.

A administração é o ato de planejar, organizar, dirigir e controlar, o uso de recursos, a fim de alcançar um objetivo favorável. Tais objetivos só podem ser alcançados por meio de uma ação coordenada de um grupo de pessoas que assumiram sua própria posição na importância da Administração.

A história da Administração deu-se inicio aproximadamente há 5.000 a.C. quando habitantes estavam a procura de resoluções de seus problemas práticos, o que fez surgir o exercício de administrar. A administração como conhecemos surgiu como consequências provocadas pela Revolução Industrial. Tais consequências foram:

- Crescimento acelerado de empresas o que resultou em uma grande desorganização organizacional.

-Uma grande cobrança não só de eficiência, mas também eficácia nos resultados produtivos das empresas, para garantir um lugar perante o mercado organizacional, já que o aumento de competição e concorrência havia tomado grandes proporções.

2. DESENVOLVIMENTO

Frederick W. Taylor, um engenheiro americano, foi quem apresentou os princípios da Administração Cientifica e o estudo da Administração como Ciência, a partir do século XX.

Taylor ficou bastante conhecido, pois apoiava a divisão do trabalho dentro da empresa, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo princípios da seleção científica do trabalhador. Ele buscou desenvolver técnicas para produzir mais em menos tempo e com menores custos. Assim padronizando métodos de trabalhos, e para algumas pessoas da sociedade, ficou conhecido, como desumano ou insensível. Era focado em lucros e aumento da produtividade o que ocasionava o tratamento de seus funcionários como objetos. Desenvolveu, na área de produção movimentos repetitivos e monótonos, para que ocorressem menos erros e economizasse mais tempo.

A partir daí surgem nas empresas as relações humanas, visando melhores a qualidade de vida do trabalhador ou funcionário, já quem estava sendo tão prejudicado física e psicologicamente devido ao seu árduo esforço durante a jornada de trabalho. O que muita das vezes ocasionava uma revolta na população, pois além de trabalharem muito o reconhecimento era mínimo.

Henri Fayol, que era Frances defendia princípios baseados na sua experiência, surgiu então a Administração Clássica de Fayol. Enquanto Taylor priorizava as tarefas de produção, Fayol estudava a empresa priorizando as tarefas da organização. E dividiu a empresa em seis funções básicas, Função Técnica, Função comercial, Função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com