TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais características da logística moderna

Artigo: As principais características da logística moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Artigo  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  1.679 Visualizações

Página 1 de 2

A logística originou-se durante a Segunda Guerra Mundial, quando estava relacionada à movimentação e coordenação de tropas, armamentos e munições para os locais necessários. Há várias organizações que têm uma função de logística que gerencia o fluxo total dos produtos finais da fábrica até seus clientes. Uma das principais características da logística moderna é sua crescente complexidade operacional.

A logística de armazenagem é a administração do espaço que se dispõe para manter os estoques, trata-se de uma atividade que necessita de um alto grau de planejamento, pois quando tratamos com armazenagem estamos relacionando diretamente a algumas condições chaves para o seu satisfatório desempenho como:

– Localização: Locais com vias de acesso que facilite o trânsito;

– Espaço físico; tamanho compatível que facilite as operações;

– Arranjo físico; facilitar acessos e reduzir movimentos desnecessários, para utilizar na estrutura o que melhor se adequar ás necessidades e características dos produtos.

– Sistemas de informações; operar com sistemas de TJ, para priorizar com eficiência os controles de recebimento e expedição.

– Recursos humanos: Composta por pessoas qualificadas, representa grande parte do custo total, pois aumenta a chance de sucesso de empreendimento.

Pode se justificada a opção pela armazenagem de produtos se já em qualquer fase (matéria-prima, semiacabado ou acabado ).

Como requisito básico o sucesso de armazenagem depende muito da agilidade do recebimento e expedição dos produtos, onde o sistema rápido de transferência de carga visa imobilizar o menos tempo possível os meios de transporte.

Para empresas que aqui operam, é um período de risco e oportunidades. Riscos devido ás enormes mudanças que precisam ser implementadas, e oportunidades devido aos enormes espaços para melhorias de qualidade do serviço e aumento de produtividade, fundamentais para o aumento da competitividade empresarial.

Para o transporte de carga no Brasil, é interessante utilizar mais de um modal, devido apresentar mais vantagem que pode ser caracterizadas tanto pelo serviço, quanto pelo custo.

Como exemplo temos os transportes; rodoviários, ferroviários e aquaviários que possui vantagens em relação a velocidade consistência, capacidade de movimento, disponibilidade e frequência, facilitando assim a capacidade de competição entre outras empresas e grande fluxo no lucro.

Bibliografia

Administração de produção/ Nigel Slack../et al/;revisão técnica Henrique Côrrea, Iriceu Gianesi. - São paulo: Atlas, 1999.

www.administradores.co.br/artigos/marketing/armazenagem-e-logística/26231

Acesso em 14/09/2013 ás 13:00

Logística empresarial a perspectiva brasileira/ (organização) Paulo Fernado Fleury, Peter Wanke, Kleber Fossati Figueiredo. - São Paulo: Atlas, 2000 – (coleção coppead de administração)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com