TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Aberta Relações de Trabalho

Por:   •  29/3/2021  •  Resenha  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE ABERTA 5

Questão 1

 A percepção é um elemento essencial na negociação, pois o desconhecimento das percepções que as partes têm dos fatos, pode causar distorções e desentendimentos na negociação ou no resultado dela. A percepção também é importante para perceber os acontecimentos na negociação, como o que está sendo negociado, os reais interesses da outra parte, o comportamento das pessoas, conseguindo dessa forma, obter informações para se obter poder na negociação.

Conhecendo os elementos da percepção, é possível aplicar práticas de maneira a amenizar ou acentuar os efeitos da percepção perante às outras pessoas. Em alguns casos, no momento da negociação, as pessoas tendem a se fixar em uma informação como ponto de partida e apresentam dificuldades em se ajustar as informações recebidas posteriormente, por terem uma opinião pré-estabelecida anteriormente. As pessoas ou situações também podem ser estereotipadas de acordo com as percepções sobre grupos a que fazem parte, regiões, profissões, autores, etc. Percebendo anteriormente, é mais fácil driblar esses aspectos, desconstruindo preceitos que podem estar incorretos ou com percepções limitadas. A escalada de comprometimento ocorre quando a pessoa se apega a decisão anterior, mesmo após ela ter sido dada como incorreta, pois a pessoa se vê como responsável pelo fracasso e se recusa a admitir que a decisão foi errada. Para driblar essa situação, deve-se mostrar a pessoa ela não é responsável pelo erro ou decisão incorreta, para que, assim, ela possa concordar que realmente a decisão foi frustrada.

 

Questão 2

Não concordo com o gerente, pois ele não está influenciando seus vendedores a negociar, e somente apresentar as propostas sem opções aos clientes. Esse tipo de negociação, totalmente assertiva, levaria a empresa ao fracasso, pois a empresa depende dos clientes, sendo que esses têm outras opções, além de ser muito importante manter um bom relacionamento para negociações futuras.

Questão 3

A –

Existem comportamentos políticos nas organizações porque as pessoas têm valores, metas e interesses diferentes, os recursos das organizações são limitados e cada um busca atender ao seu interesse, competindo por recursos, existem também diferentes interpretações, fazendo com que cada um busque favorecer seu interesse. Existem também situações de incerteza e ambiguidade, devido a complexidades, as pessoas tendem a buscar que as decisões estejam de acordo com seus interesses.

B -

Os fatores individuais que contribuem para o crescimento político são: a personalidade, em que pessoas são mais afeitas ao comportamento político, outras menos; o investimento feito, dedicação à empresa definem o engajamento para o comportamento político; percepção de alternativas, em que, caso a pessoa não veja alternativas fora da situação, ela tende a se engajar mais por falta de opção; expectativas positivas, quando acredita que a situação é promissora, tende a se engajar mais.

Os fatores organizacionais que que contribuem para o crescimento político são: a diminuição ou mudança na distribuição de recursos, como alteração na estrutura, decisões que gerarão mudanças positivas; oportunidades de promoção, caso tenham pessoas interessadas nessa promoção; culturas de baixo nível de confiança, situações e pessoas de baixa confiança; ambiguidade de papéis, falta de definição de cargos e tarefas específicas, as pessoas tendem a ter comportamento político; critérios pouco claros na avaliação de desempenho, pessoas que não identificam critérios nas avaliações; aspectos técnicos não considerados, que podem aumentar as políticas; práticas de alocação de recompensa e soma zero, ou seja, alguém perde para o outro ganhar; processos decisórios democráticos; alta pressão e comportamento político na cúpula, em que o topo da hierarquia se envolve em decisões políticas, fazendo com que o restante da organização também se envolva em comportamentos políticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (26 Kb)   docx (213.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com