TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento Trabalho Desenvolvido para a Disciplina Desenvolvimento Econômico

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 8

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Introdução

Este trabalho aborda de modo geral o tema da globalização. Nele será apresentado as definições de globalização, suas aplicações, a forma como ela afeta nossas vidas e outros desdobramentos.

Descrição das definições de globalização

A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.

A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real.

O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.

A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.

A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.

As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.

O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais (importação e exportação). O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.

O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.

Definição de outsourcing

Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa. Alguns exemplos de empresas que utilizam outsourcing são a FIAT, Hyundai e a Micro Software.

Estudo de caso

A empresa TIM, uma grande operadora de telefonia se inseriu no mercado e fez uso da globalização, prestando serviços telefônicos em diversos países do mundo. Foi um grande negócio pois ela passou a obter mais lucro com isso pois ligações para o exterior são bem mais caras.

Considerações Finais

A globalização possui apenas aspectos positivos. Pois ela garante maior obtenção de lucros para as empresas que se beneficiam dela, além de expandir o mercado de trabalho favorecendo a realização de intercambio o que proporciona uma maior diversificação cultural para as pessoas.

Referências Bibliográficas

BELLUZZO, Luiz Gonzaga. Os antecedentes da tormenta: Origens da crise global.São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

Dfsadf dsfsad dsfasdf sdfas sdf asasdfasdf asdfasdf asdfasdf sdafasdf sadfasdf asdfsadf sdafsadf sdafasdf asdfsad asdf sadf asdf asdf asdf asdf asd faz dfasd fasd fasdf asdf asd faz dfasd fasd fa sdfasd f Água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. É abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluídos dos seres vivos. As temperaturas do planeta permitem a ocorrência da água em seus três estados físicos principais. A água líquida, que em pequenas quantidades é incolor, mas manifesta sua coloração azulada em grandes volumes, constitui os oceanos, rios e lagos que cobrem quase três quartos da superfície do planeta. Nas regiões polares, concentram-se as massas de gelo e vapor constitui parte da atmosfera terrestre.

A água possui uma série de características peculiares, como sua dilatação anômala, o alto calor específico e a capacidade de dissolver um grande número de substâncias. De fato estas peculiaridades foram favoráveis para o surgimento da vida nos oceanos primitivos da Terra, bem como propiciaram sua evolução. Atualmente, todos os seres vivos existentes precisam da água para sua sobrevivência.

Embora os oceanos cubram a maior parte da superfície terrestre, sua água é inadequada para o consumo humano por conta de suasalinidade. Somente uma pequena fração disponível sobre a superfície dos continentes que contém poucos sais dissolvidos, a água doce, está disponível para consumo direto. Contudo, sua distribuição não é uniforme, o que faz com que diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com