TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida Das Pessoas Depende Intimamente Das Organizacoes E Essas Dependem Da Atividade E Do Trabalho Daqueles

Trabalho Escolar: A Vida Das Pessoas Depende Intimamente Das Organizacoes E Essas Dependem Da Atividade E Do Trabalho Daqueles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2015  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 3

Exemplos de inovação organizacional

A inovação organizacional acontece quando um método organizacional é implementado pela primeira vez na empresa. Lembrando que qualquer tipo de inovação tem o objetivo de trazer ganhos para a empresa. No caso da inovação organizacional, a meta principal é reduzir custos das áreas administrativas. Devem também resultar na melhoria do local do trabalho, das relações externas e do desenvolvimento dos empregados. O resultado final é melhoria na produtividade do negócio.

Atividades internas - Mudança na organização interna de uma empresa pode ser, por exemplo, a implementação de novo métodos para registro, coordenação e aprimoramento de rotinas, procedimentos, normas e banco de dados para a gestão das atividades internas.

Foi o que fez o casal Lindolfo e Elza Martins, donos da rede de franquia Multicoisas. Na hora de expandir o negócio, os empresários optaram por franquiar o modelo de negócio que tinha criado, ao invés de criar filiais. Para gerir a rede, desenvolveram um sistema (software) de gestão que interliga todos os franqueados e onde mantém todas as informações de interesse da rede, como desempenho de cada loja, contatos de fornecedores e informações sobre o centro de distribuição.“É tudo eletrônico, e isso facilita demais e dá competitividade à pequena loja, que pode cuidar dos seus clientes e funcionários”, destaca Lindolfo.

Um sistema de gestão como o da Multicoisas, que vende conveniências para o lar, serve como a memória da empresa e tem sido utilizado por número crescente de empresas. Funciona ainda como fonte de parâmetro para a produção e oferta de serviços. Isso é conhecimento acumulado, tão necessário para o bom desempenho dos empregados e capacitação de novos colaboradores e parceiros.

Programas de aumento de produtividade também são formas de inovar na organização da empresa. As fábricas normalmente utilizam bastante esta estratégia: lançam programas como o “fábrica enxuta” ou o “fábrica ágil”, meios de capacitar o funcionário para melhorar a produção, motivá-lo e valorizá-lo.

Organização do local de trabalho - Modelos organizativos que dão maior autonomia, responsabilidade e facilitam o alcance de metas e permitem a participação dos empregados na gestão da empresa também são inovadores. Outra inovação no local de trabalho é integrar ou separar atividades/setores dentro da empresa. O mais importante é que essas mudanças tragam redução de custos e aumento de agilidade.

No Ceará, a empresa de tecnologia da informação Ivia apostou num modelo organizacional no qual os funcionários são tratados como colaboradores e as suas idéias são valorizadas. “Inovar nas pessoas é uma ação fundamental, tão importante ou mais do que inovar na parte tecnológica”, ressalta o diretor da Ivia Márcio Braga.

A Ivia criou ainda um sistema de avaliação dos funcionários. Com o programa, é possível ver o desempenho de cada colaborador, e com isso evitar insatisfação dos clientes e investir em qualificação, se for o caso. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com