TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Por:   •  3/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Vol 2                         –                          ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Nome do Aluno: HUGO HENRIQUE DIAS SANTOS                                                                

  1. No início dos anos 90 pesquisas apontavam uma série de problemas relacionados à implementação das estratégias formuladas. De acordo com uma dessas pesquisas, mencione:
  1. um (01) aspecto, vinculados ao clima organizacional, restritivos à implementação das estratégias;

R: Descrença nos resultados futuros mais distantes.

  1. uma (01) premissa básicas para a implementação das estratégias;

R:  planos vinculados à realidade de mercado

  1. uma (01) característica do processo que contribuem para a implementação.  

R: plano formal funcionando como instrumento gerencial .

  1. Duas noções distinguem a administração estratégica do planejamento estratégico. Explique essa distinção.

R:  A expressão Administração Estratégica inclui um componente atitudinal voltado para uma postura de compromisso organizacional e adiciona o gerenciamento sistemático da mudança durante a implementação da estratégia. A Administração Estratégica, portanto, reúne em um mesmo processo, as noções de planejamento e implementação, tendo um caráter contínuo de revisão e retroalimentação das estratégias formuladas.

  1. Com as dificuldades de implementação das estratégias, verifica-se a necessidade de um novo comportamento, capaz de envolver todos os membros da organização no compromisso com o seu futuro. Esse envolvimento busca responder com mais tempestividade às mudanças contínuas do ambiente. Essa recomendação é compartilhada por vários pesquisadores. O que Igor Ansoff pensa a respeito disso?

R: A esse respeito Igor Ansoff entende que a administração estratégica é um método que transforma a capacidade da empresa em uma nova cultura apta à constante adequação ao ambiente.

  1. Segundo esses mesmos pesquisadores o que vem a ser macroambiente das empresas?

R:  Segundo esses mesmos autores “toda empresa existe dentro de uma complexa rede de forças ambientais, sendo afetadas por tendências e sistemas político-legais, econômicos tecnológicos e sociais, formando o macroambiente das empresas”[1].

  1. Em que aspecto discordaram os pesquisadores Mary Jo Hatch (1997) e Wright (2000), quando descreveram a forma como a organização se relaciona com o ambiente?

R: Inspirado no conceito de processo decisório racional Mary Jo Hatch (1997) lembra que a relação ambiente-estratégia-entidade gera influências em vários sentidos. O ambiente influencia a entidade e a estratégia, a entidade influencia o ambiente e assim sucessivamente, sendo difícil identificar onde começa o ciclo. Vale ressaltar, que Wright (2000) é voz discordante desta posição, ao lembrar que “estas forças ambientais não estão, em geral, sob o controle direto das organizações”.

  1. mencione uma crítica feita por alguns pesquisadores ao modelo (ou escola) do “posicionamento”.

R: Os pesquisadores e autores mais céticos (Hitt, Hoskisson e Ireland, 2002, entre eles) alegam que não se pode perder de vista que a estratégia também está vinculada aos recursos da empresa transformados em competências centrais ou essenciais.

  1. Defina o conceito de “competências essenciais” e explique o caminho percorrido para desenvolvê-las segundo o modelo de formulação estratégica baseado em recursos conhecido como RBV.

R: Competências essenciais são recursos e capacidades que podem estabelecer uma vantagem competitiva duradoura. O ponto de partida é a identificação e gestão dos recursos de maneira a extrair capacidades efetivas.  Tais capacidades representam a habilidade que a organização possui de organizar e integrar seus recursos em direção a uma condição pré-determinada.  

  1. Quais são os elementos de sustentação da Administração Estratégica que formam a chamada “trilogia estratégica”. Explique o seu funcionamento.

R: Administração Estratégica (AE) é sustentada numa trilogia: objetivos, competências, oportunidades. O primeiro elemento diz respeito ao propósito central da organização, oportunidade em que ela define o que pretende ser. O segundo define o que ela pode ser, face seus recursos e competências básicas. Por último, as oportunidades refletem o que o ambiente permite fazer.

  1. Explique como funciona o modelo de formulação denominado “Planejamento Adaptável”.

R: O modelo de “Planejamento Adaptável”, como mecanismo estimulante e facilitador do processo de administração estratégica. Segundo o modelo o planejamento ocorre de forma incremental de baixo para cima e de cima para baixo, onde as estratégias emergem do consenso entre decisões tomadas na atividade constante e experimentação no nível operacional e decisões corporativas funcionando como tema central, fornecendo a direção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com