TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade I Realizada com Sucesso!!!!

Por:   •  7/10/2015  •  Monografia  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

        

        

Apresentação inicial do encontro (Aproximadamente 10 min)

2. OBJETIVOS:

  • Despertar para a ideia de identidade;
  • Valorizar a sua vida e trajetória;
  • Superar o medo do novo;
  • Reconhecer suas qualidades e limitações como constituintes de sua personalidade;
  • Respeitar as diferentes histórias de vidas;
  • Compreender a relação entre o senso crítico e o poder de transformação.

3. CRONOGRAMA DE TRABALHO.

1º momento: (Aproximadamente 20 min)

 Dinâmica: Você tira o chapéu?

2º momento: (Aproximadamente 25 min)

Declamação do poema: Morte e vida Severina (João Cabral de Melo Neto, primeira parte).

Vídeo: Vida Maria.

3º momento: (Aproximadamente 30 min)

Discussão e relação do vídeo com o poema Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto.

4º momento: (Aproximadamente 30 min)

 Dinâmica: Desafiando o medo.

5º momento: (Aproximadamente 40 min.)

Questionamento: como enxergamos a questão do emprego e desemprego (estabilidade, salário, emprego/desemprego do outro)?

Quais caminhos seguir nos desencontros da vida? – Vídeo: Life House.

Tempestade de ideias.

6º momento: (Aproximadamente 20 min.)

 Dinâmica: revelando a identidade.

Slide: Drogas: outros olhares, outras percepções.

Tópicos do conhecimento:

  • Autonomia;
  • Saber;
  • Conscientização;
  • Vida pessoal e social: quais caminhos?

FORMAS DE MEDIAÇÃO 

1º Momento (19h00min às 19h20min):

No primeiro momento será realizada a acolhida (música ambiente), na qual será desenvolvida a dinâmica: você tira o chapéu? Esta procederá da seguinte maneira: os alunos serão chamados, um por vez receberá um chapéu que contém um espelho fixado, serão questionados se conhecem a celebridade que está no chapéu, ao olharem se depararão com sua imagem no espelho e responderão se tiram o chapéu para a pessoa que estão vendo ou não, em seguida será solicitado que descrevam sobre a identidade da pessoa, porém o nome não poderá ser revelado. Quando todos tiverem participado dirão junto o nome da pessoa que descreveram e em seguida o que sentiram ao falar de si próprios. Esta dinâmica servirá como ponto de partida para o reconhecimento da personalidade que eles descrevem de si.

2º Momento (19h20min às 19h30min)

No segundo momento será declamado o poema Morte e vida Severina (primeira parte), de João Cabral de Melo Neto.

Os alunos assistirão ao vídeo: Vida Maria.

3º Momento (19h30min às 19h50min)

Neste momento será feita uma explanação rápida sobre a estrutura de um poema para que os alunos sintam-se familiarizados com o estilo poético, em seguida serão instigados a refletir o poema Morte e vida Severina, interpretando e fazendo suas considerações acerca do que entenderam. Logo após, serão feitos questionamentos com o intuito de que os educandos avancem na concepção de identidade e sintam-se a vontade para fazer relações entre o poema e suas vidas. Num segundo momento os educandos serão motivados a discutir o vídeo, fazendo analogias à sua vida e relacionando-o com o poema Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Para tal, os alunos desenvolverão um trabalho em grupo sendo a turma dividida em dois grupos: GV (grupo de verbalização) e GO (grupo de observação), inicialmente o GV fará suas considerações acerca do tema e possíveis questionamentos e/ou levantará inquietações, enquanto isso o GO observa, em seguida o processo será invertido, passando o GO a ser GV para que assim todos participem.

4º Momento (19h50min às 20h10min):

Faremos esse momento ao som de música ambiente ao tempo em que será desenvolvida a dinâmica: desafiando o medo, que procederá da seguinte maneira: será mostrada aos alunos uma caixa preta contendo uma interrogação na tampa, e será feita uma explanação do que possivelmente contém na caixa. Para tal, os alunos deverão ser convencidos de que ali existem perguntas muito difíceis, as quais envolvem conhecimentos gerais e específicos das disciplinas que estudam. Depois da explanação os alunos formarão um círculo e ao som de uma música passarão de mão em mão a caixa, quando a música parar o aluno que estiver com a caixa dirá se tem coragem de responder as perguntas ou se prefere passar a vez. Assim, a caixa passará de mão em mão testando os medos de cada um. O aluno que resolver responder tirará um papel com a pergunta e segurará até que todos tenham escolhido a opção de responder ou não as perguntas, quando todos passarem pelo teste, aqueles que escolheram responder irão abrir o papel e ler em voz alta a pergunta (todas as perguntas estarão relacionadas à opinião pessoal dos educandos acerca do poema trabalhado no momento anterior e sua trajetória de vida). Por fim, os educandos saberão que existe um fundo falso na caixa e que nele contém uma caixa de bombom. Esta dinâmica possibilitará ao professor conhecer o perfil dos alunos ao tempo em que faz uma reflexão sobre a importância de superar os medos na busca de novos conhecimentos, como também retomar o conteúdo anterior de maneira a envolver a subjetividade de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (236.5 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com