TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Logística e Distribuição

Por:   •  21/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Tendo em vista que as empresas devem investir na proteção que são dadas as embalagens no transporte e manuseio dos produtos, é de fundamental importância o investimento a esse fator. Para a logística, a embalagem é item essencial, possuindo um relacionamento em todas as áreas, com o foco em atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, com condições adequadas, ao menor custo possível.

Dentre os inúmeros motivos que levam as instituições a investirem em embalagens para seus produtos, existe a necessidade de que os mesmos obtenham alcance das funções de contenção, proteção, utilidade e comunicação, independente de sua finalidade. Esses aspectos são fundamentais para o planejamento e eficiência no armazenamento e transporte dos produtos, caso as embalagens não sejam planejadas de acordo com os recursos existentes (máquinas, movimentação, espaço físico, modal de transporte), sendo necessário adequá-las a todos os recursos.

Contudo, a  embalagem proporciona a proteção necessária ao produto durante o processo de armazenagem, assegurando sua integridade, proporcionando melhor utilização do espaço nos armazéns, facilitando a identificação e separação dos produtos, evitando retrabalho com correções. Na definição do tipo de transporte deve-se verificar o ambiente ao qual os produtos serão submetidos, cada modal possui características próprias, que exigem cuidados específicos. Os maiores riscos durante os processos de transportes alterações clima, impactos com aceleração, vibrações, choques, umidade. Além das condições é necessário conhecer as limitações de cada modal quanto ao peso e suas dimensões.

Muitas vantagens podem ser exploradas a partir de uma boa gestão de embalagens, seja por redução de tempo, aumento de produtividade, eficiência na utilização dos equipamentos, espaços, eficiência no transporte, manuseio, e na comunicação interna e externa. Os profissionais, entendendo a importância desta integração com a logística, podem utilizar todos os benefícios de um planejamento adequado deste recurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (24.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com