TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Brinqueoteca

Por:   •  2/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

MANUAL DA BRINQUEDOTECA

ANEXO A

(ATIVIDADES 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)

MODELO DO ROTEIRO DA ATIVIDADE:

Disciplina

Pedagogia da Educação Infantil

Data

14/04/2023

Tema Escolhido com justificativa

A principal justificativa do tema escolhido   ********************

******************************

*********************************

Atividades que serão desenvolvidas

Com as crianças, para desenvolvimento promover oportunidades para que as crianças vivenciem e explorem seus movimentos, em atividades lúdicas e de interação com seus colegas.

Tempo necessário

45 minutos

Material Utilizado

PAPÉIS E CARTOLINA. COLA, MATERIAL RECICLÁVEIS., CANETINHA, LÁPIS DE COR. CAIXA DE SAPATO, EVA.

Expectativas em relação às atividades (objetivos)

Observa as habilidades das crianças no que se refere e a expressão **********************************

*********************************

********************************

*********************************

Quantidade de alunos e faixa etária

5 crianças

 Idade 0 a 6 anos

A atividade que foi escolhida é UM BAÚ CHEIO DE SURPRESAS ( CAIXA SURPRESA) na atividade que foi escolhida dentro da disciplina. Nessa etapa da Educação Básica (Educação Infantil) há necessidade de o professor promover oportunidades para que as crianças vivenciem e explorem seus movimentos, em atividades lúdicas e de interação com seus colegas. Quais elementos tem na caixa *****************************************.

 

[pic 1]

Foto:Pinterest.

Referências utilizadas:

STEUCK, CRISTINA DANA. PIANEZZER, LÚCIA CRISTIANE MORATELLI. Pedagogia da Educação Infantil Indaial: Uniasselvi, 2013.

MANUAL DA BRINQUEDOTECA

ANEXO B

(ATIVIDADES 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)

MODELO DO RELATÓRIO DA ATIVIDADE

Acadêmico: ********************                               Turma: **************                                   Matrícula: ******************

Disciplina:  Pedagogia da Educação Infantil

A data da aplicação e/ou observação: 14/04/2023

O tema escolhido:****************************.

A relação entre os conceitos vistos na teoria (roteiro da Atividade) com a prática (Desenvolvimento/Socialização):

            Com esse método o professor encontra nas crianças diversas maneiras de desenvolver ensinamentos fazendo eficiente o método, pois se a criança mostra interesse o professor toma como base inicial facilitando e incentivando para que a criança continue tendo interesse na atividade.

As crianças aprendem umas com as outras, seja brincando, ou através de contos e histórias, musica, jogos, arte, sendo fundamental dar liberdade para que elas possam se expressar nessas horas, cabendo ao profissional da educação ter conhecimento e qualificação para conseguir desenvolver projetos na escola.

Para Steuck e Pianezzer (2013, p.207) “aprender é muito mais do que ouvir, exercitar e reproduzir conteúdos programáticos. Apreender (escrito com dois “ês”) significa tomar conhecimento para si e apropriar-se dele.”

Quando Malaguzzi afirma que as crianças têm cem linguagens ele retrata a forma como as crianças vêm o mundo, como em tudo que fazem são capazes de aprender, através da linguagem corporal, sensorial, afetiva, cognitiva e muito mais. O educador não pode ficar apenas em um ou dois métodos de ensino se a criança é capaz de aprender de diversas formas.

Além de documentos importantes que protegem e garantem os direitos das crianças em seu desenvolvimento e atendimento integral “os profissionais precisam estar afetiva e profissionalmente preparados para receber estas crianças, num espaço acolhedor e diversificado, para que possam ser atendidas em suas necessidades básicas” (2013, p.218).

Se os objetivos os foram alcançados (justificando a resposta): A criança  interagiu com o*******************************************************************......

E considerações finais:

Ainda há necessidades dos profissionais da educação serem flexíveis no ensino, auxiliando as crianças com dinâmicas no processo de ensino aprendizagem.*********************************************************

 Ou a partir dos objetos selecionados pelas crianças, o acadêmico irá criar uma história em grupo (com as crianças), com início, meio e fim, e ao final.

Pontos positivos: As crianças gostam, sentem-se amadas e o aprendizado aconteceu de forma espontânea.*******************************************************

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (89.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com