TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento - Desenvolvimento Econômico

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

                          FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL  

Nome: Rosana Lu

RA: 8205839792

Curso: Administração 5°semestre

         Atividade de Autodesenvolvimento - Desenvolvimento Econômico

INTRODUÇÃO

As relações internacionais vem passando por transformações históricas. Trata- se de rearranjo das forças políticas. É ainda mais perceptível ao compararmos com o período da Guerra Fria, havia um sistema considevalmente rígido de movimentos políticos.

Tratamos aqui, em especificamente, os países chamados "emergentes" e das transformações que suscitam na ordem mundial do século XXI.

DESCRIÇÃO DAS DEFINIÇÕES DE GLOBALIZAÇÃO

Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial desde o final do século XX. É um fenomêno que criou pontos em comum na área econômica, social, cultural, e politíca, que por consequências tornou o mundo em uma aldeia global.

A globalização é a forma dos mercados de diferentes países interagem e aproximam as pessoas e mercadorias. Houve uma quebra de fronteiras que gerou uma expansão capitalista onde é possível realizar transações financeiras e expandir os negócios, tanto para mercados distantes e emergentes.

As inovações nas áreas de Telecomunicações e Informática foram importantes para a construção de um mundo globalizado.

GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA

O surgimento dos blocos econômicos, países se juntam para terem relações comerciais, como por exemplo: Mercosul ou União Européia.

A globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população, depende muito da intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.

GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE

Devido a globalização, os impactos foram negativos para o meio ambiente. Os interesses capitalistas são baseados nas explorações de matérias-prima da natureza, poluindo e contaminando os ambientes naturais.

Portanto com isso, as consequências são as alterações climáticas catástrofes ambientais e outros eventos que prejudicam a vida do ser humano. Exemplo: falta de água potável.

GLOBALIZAÇÃO DO CRIME

O crime também tem passado pelo processo da globalização. É possível ver as atividades ilegais no mundo global, como a prostituição, pedofilia, tráfico de drogas, armas e animais, aumento de organizações criminosas, "lavagem de dinheiro".

O mundo global enfrenta agora ameaças, as facções criminosas não tem barreiras geográficas que atrapalhem os seus objetivos de cometer delítos para seu próprio bem. Talvez esta seja uma das maiores desvantagens da globalização, capacitou os criminosos que usaram com maior facilidade de trânsito de mercadorias, serviços e pessoas entre os países.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA GLOBALIZAÇÃO

A globalização apresenta pontos positivos e negativos. Foi importante no combate a inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. O consumidor teve um fácil acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos mais acessíveis e de melhor qualidade. Uma outra vantagem é que a globalização atrai investimentos de outros países, e assim traz um desenvolvimento tecnológico, melhorando o relacionamento com outros países, potencializando as trocas comerciais internacionais, e abre portas para diferentes culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com