TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento Desenvolvimento Econômico

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 4]

Introdução

O trabalho apresenta conceitos importantes sobre globalização, outsourcing e mostra a utilização de alguns desses conceitos pela empresa escolhida. Ao final é feita uma consideração geral sobre o tema principal apresentando alguns argumentos favoráveis e desfavoráveis desse fenômeno.

Descrição das definições de globalização

É o conjunto de transformações políticas e econômicas que ocorrem no mundo desde o final do século XX, um fenômeno que interligou os âmbitos econômico, político, cultural e social interligando o mundo.

A globalização baseia-se principalmente na quebra de fronteiras, uma expansão das empresas e marcas que pode chegar a qualquer consumidor em qualquer lugar do mundo que até seu surgimento era tão restrito e local.

Desenvolveu-se a partir da Revolução Industrial e foi a consolidação do capitalismo no mundo, acompanhada também pelos grandes avanços tecnológicos principalmente na parte de telecomunicações e informática.

Com a globalização também foram surgindo os blocos econômicos - Países que se juntam para estimular suas relações comerciais, tais como MERCOSUL e União Europeia - que são resultados da globalização econômica.

Definição de outsourcing

Conhecida em português como "terceirização", é um processo muito comum a partir da globalização que se define por uma contratação de uma organização para desenvolver certa área da empresa, ou seja, uma empresa que presta serviço para outra na qual a empresa contratada é responsável pela mão de obra e tem que operar segundo os padrões da empresa que a contratou. Apesar de serem conceitos muito parecidos, outsourcing e terceirização nem sempre são sinônimos, pois a palavra outsourcing remete a atribuição de um trabalho fora do país de origem da empresa, enquanto terceirização é usada para relações dentro do próprio país. Sendo assim, o nome outsourcing (out = fora, e source = fonte) é uma expressão que dá sentido a sua principal função que é encontrar maneiras de desenvolver uma empresa através de fontes externas.

Essa subcontratação pode gerar grandes ganhos a empresa, pois diminui seus gastos com a mão de obra, mas sempre tomando cuidado para manter os padrões de qualidade. A diferença maior está no fato de as empresas contratadas serem especialistas no setor em que atuam, ou seja, já têm experiência com o tipo de serviço a ser aplicado, apenas precisam ser instruídas e direcionadas a fazer de acordo com as diretrizes da empresa que contrata.

Estudo de caso

A empresa escolhida para o estudo foi a Coca-Cola Company, uma empresa centenária e totalmente globalizada que preza pela qualidade em produção e imagem pública que teve sua fórmula inventada por John Pembertone e começou a ser comercializada na Jacob's Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos em uma máquina de refrigerantes.

Uma das primeiras marcas globalizadas do mundo, a Coca-Cola baseou-se principalmente na força do marketing e inovação tecnológica, além de estratégias de crescimento muito singulares até então. Uma delas, por exemplo foi na chegada da Coca-Cola ao Brasil, que a princípio aconteceu por volta de 1942 durante a 2ª Guerra em que o refrigerante era mandado aos soldados americanos em solo brasileiro.

Não só no Brasil, mas em todo mundo a Coca-Cola tem suas estratégias de crescimento cada vez mais refinadas de acordo com o mercado no qual se insere, isso se nota com as campanhas globais feitas pela empresa em que são muitas vezes baseadas no mesmo conceito, mesmo que sejam feitas para vários países com culturas diferentes, são campanhas que podem ser entendidas independentemente de aspectos culturais. Isso mostra a postura totalmente globalizada da empresa que cresce cada vez mais aumentando sua influência por onde passa, mas ainda assim não descuida da atenção que é necessária para cada público de cada localidade diferente.

A holding além de explorar seu carro chefe, o produto que leva o nome da marca, cada vez mais expande seu leque de produtos para alcançar consumidores de diferentes nichos. Com o crescimento vem também a responsabilidade de distribuição ao redor do mundo e o atendimento aos mais diversos públicos que consomem a marca, nesse ponto começam a surgir a necessidade de estabelecer parcerias e a busca do outsourcing para ajudar no crescimento da marca fora de seu país, com empresas que conhecem melhor o mercado em que a Coca-Cola procura entrar, essas empresas sabem como se apresentar ao consumidor daquela localidade e também quais são as estratégias que precisam ser usadas para que a marca tenha um maior alcance e também a preferência do público. A utilização do outsourcing pela empresa também serve para diminuir os custos de produção, o que aumenta o faturamento e ajuda na expansão global da marca que pode ter a produção e distribuição do seu produto espalhado por todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (343.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com