TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Avaliação a Distância. Gestão de Pessoas I

Seminário: Atividade de Avaliação a Distância. Gestão de Pessoas I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Seminário  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão de Pessoas I

Curso:

Professor Tutor:

Nome do aluno: Anderson Roberto Jardim Fernandes

Data: 04/10/2010

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o enunciado e responda as questões:

1) Considerando a atualidade que vivenciamos (hipercompetição, globalização, inovações frequentes, escassez de recursos naturais, etc) explique a seguir quais aspectos abordados nos conceitos da Gestão de Pessoas estudados que você considera importante serem desenvolvidos pelas organizações/gestores? Realize um texto de no mínimo 6 linhas seguindo os critérios de avaliação estabelecidos. (4 pontos).

As organizações vêm sofrendo grandes transformações devido a diversos fatores de mercado e também no modo estratégico interno e externo em relação aos seus colaboradores, com isso os pontos fortes para desenvolvimento nas organizações é o Desenvolvimento e o Treinamento dos funcionários, assim podendo promover muito a qualidade técnica e ter excelentes resultados em seus produtos ou serviços prestados, um profissional altamente treinado e qualificado, é um profissional comprometido e eficiente, logo a empresa tem um ótimo retorno em curto prazo.

Outro ponto forte é a mudança no perfil de liderança dos gestores, passando de um perfil mandatório para um perfil mais flexível e empreendedor, tendo mais autonomia e poder na tomada de decisões, sempre buscando a melhoria total do seu departamento/setor.

2) Preencha as lacunas identificando as diferentes fases (Estratégica; Legal; Contábil; Tecnicista; Administrativa ou sindicalista) da evolução da Gestão de Pessoas no contexto brasileiro. (3 pontos).

Fase “Contábil” - para a administração o que importava basicamente era pagar somente as horas trabalhadas. “Os trabalhadores ficavam a mercê de sua sorte”.

Fase “Legal” - Os trabalhadores passam a contar com normas de proteção trabalhista. Com a visão da importância econômica para a sociedade, o Estado passa a regular e proteger a relação patrão-trabalhador. Surge setor de pessoal, destinado a gerir os processos administrativos que surgiram com esta evolução.

Fase “Tecnicista” - O crescimento econômico leva a busca por qualificação e acarreta a conscientização dos trabalhadores. A busca por competitividade frente a concorrência que surgiu a partir deste crescimento, leva as organizações a buscarem resultados mais eficientes, e conseqüentemente as organizações passam a ter que contar com um novo trabalhador e nova mentalidade para agir na funções da gestão de pessoas.

Fase “Administrativa ou sindicalista” - A fase foi marcada pela relação ganha-perde, as organizações cresceram e implantaram novos equipamentos, tendo como justificativa para este crescimento o planejamento, a tecnologia e os especialistas envolvidos. Momento marcado pela diminuição do movimento operário.

Fase “Estratégica” - As organizações assumem como foco agir orientada pela visão sistêmica e integrada, onde as ações operacionais e gerenciais referentes aos trabalhadores são regidas a partir planejamento e tomadas de decisão estratégicas. A área de gestão de pessoas recebe importância estratégica e passa a ser responsabilidade da Diretoria assumir diretrizes estratégicas para a área.

3) Você assume como gestor em uma organização e encontra uma equipe que apresenta diversos erros técnicos, problemas de relações interpessoais e conflitos. Baseado nos seus estudos, explique a seguir quais ações você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com