TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade individual de gestão de pessoas

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno: Ricardo Da Rocha Osório

Turma: 0719-9_6

Introdução

   Gestão de pessoas nos dias atuais não é coisa de um momento, mas sim de todos eles! Portanto o perfil dos lideres atuais é muito importante para as organizações. Dedicar tempo para conversar sobre o desempenho individual com os membros de sua equipe ajuda a construir relações de confiança e proximidade, além de desenvolvimento mútuo.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Mas liderar não é tarefa fácil e existem diversos estilos de liderança dos quais destaco entre eles:

  1. Coercitivo

Estilo de liderança nada amistoso, onde os colaboradores são coagidos obrigados ou forçados a executar algo que não quer. Utiliza o medo e a rigidez para controlar seus comandados, com muita pressão pscologica e punições.

Ponto fraco: péssimo clima de trabalho, funcionários tensos e estressados

  1. Democrático


Geralmente comporta-se como o orientador do grupo, estimulando o trabalho em equipe e a participação e partilhando as decisões. 

Este é um tipo de liderança que favorece a relação com os colaboradores e a produtividade, pois como todos senten-se importantes tendem a participar mais pois o trabalho fica mais prazeroso e produtivo.

 Ponto fraco: é preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre até onde deliberar sem ser liberal em excesso ou rígido demais para que não se passe a impressão que o líder esta deixando tudo para os outros fazerem por incapacidade ou fraqueza e falta de conhecimento.

  1. Autoritário

É focado apenas na execução, no cumprimento das tarefas, das regras e normas regidas pela empresa. Esse modelo de liderança pode ser denominado como autoritário ou autocrático, pois seu desempenho leva em consideração somente as opiniões do chefe, ou seja, é feito de forma individual, sem ouvir o que os liderados têm a dizer.
Ponto Fraco
: falta de mobilização da equipe, pois como o líder é que determina tudo ele apenas faz o que o mandam.

  1. Marcador de ritmo



Precisa ter o total controle da situação. Foca em estabelecer elevados padrões de desempenho e lidera pelo exemplo, muito por conta da sua obsessão em alcançar resultados da melhor forma e de maneira rápida. Lidera pelo exemplo e quer que todos sejam iguais a ele. O que muitas vezes gera o impacto no clima é muito negativo, ao contrário do que possa parecer.  Muitas pessoas se sentem sufocadas e sentem que o líder não confia no seu time, principalmente aquelas que já tem um grau de maturidade na função ou tarefa e já são autosuficientes.


Ponto fraco: funciona somente no curto prazo, pode causar constrangimentos

  1. Paternal

O modelo de liderança paternalista, que relaciona a ação do gestor com proteção, amizade e familiaridade, é o preferido entre brasileiros. Essa afirmação surgiu após a recente publicação na revista científica Thunderbird International Business Review (publicada bimestralmente nos EUA) de um artigo produzido pelo brasileiro Alfredo Behrens. O estudo realizado por Behrens, que é professor e pesquisador do Profuturo (Programa de Estudos do Futuro) e da FIA (Fundação Instituto de Administração), avaliou a preferência de alunos de MBA do Brasil e da Europa.

Ponto fraco: centralização do poder de decisão, equipe dependente emocionalmente, falta de autonomia dos colaboradores

  1. Treinador


O líder treinador dedica seu tempo e esforços no desenvolvimento de pessoas. Sabe exatamente onde estão os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de cada indivíduo da equipe e leva isso em consideração ao distribuir tarefas.


Ponto fraco
 Não funciona bem quando os membros da equipe não estão dispostos a mudar ou aprender.

  1. Centralizador

Na prática, toma decisões sem consultar a equipe e tem dificuldades em delegar as atividades operacionais. Mesmo quando delega, será necessário passar por sua aprovação. Esse estilo pode ser muito bom para equipes jovens, que não possuem ainda uma certa maturidade para caminharem sozinhas e precisam ser desenvolvidas. Porém, ser centralizador demais pode desestimular a equipe, pois pode criar o sentimento de que o seu trabalho não é valorizado.

Ponto Fraco:
 Pode causar uma grande sobrecarga para si, atrasando as entregas, o que faz também com que o seu time não veja o resultado do seu trabalho.

8. Liberal

O estilo de liderança liberal se encaixa muito bem com equipes multidisciplinares que possuem um alto nível de maturidade. Na prática, o líder delega plenos poderes e tarefas para o seu time e fica à disposição para dar o suporte necessário.É muito comum que consiga desafiar a sua equipe a entregar os melhores projetos. Sempre com um espaço para criatividade, inovação e muita troca de conhecimento. Mas para que essa liderança funcione, é preciso que o gestor conheça muito bem cada membro da sua equipe.
Ponto Fraco:
 O ponto de atenção está nas situações em que possa acontecer uma certa falta de acompanhamento em relação ao desempenho da sua equipe, que poderá ficar extremamente desfocada no que deve ser feito. Isso pode comprometer os resultados das suas entregas.

9. Inspirador

O líder inspirador é o profissional que serve de exemplo para os outros funcionários da empresa, inclusive para a sua equipe. Os motivos estão na sua competência, no seu trabalho bem feito e também pelo seu carisma. Se dá muito bem com equipes altamente motivadas e que querem ter um bom desempenho.

É o gestor que não precisa dar muitas ordens. Todos sabem o que precisa ser feito e quando consultá-lo. Geralmente é alguém que age com ética e procura ser o mais justo possível. Além de ser muito bom em delegar tarefas, fazendo apenas o trabalho de relacionamento para saber se tudo está em ordem.


Ponto Fraco
 O único ponto de atenção é que esse perfil de liderança pode entrar em conflito com outras figuras dentro do negócio. Nesse caso, destacamos os talentos que possuem uma personalidade forte e questionadora, além de outros profissionais mais experientes que podem não concordam com o seu jeito de trabalhar.

10. Visionário

É aquele que está sempre de olho no futuro. Seus principais feitos estão na criação de planos e projetos que vão levar a empresa a um patamar de muito sucesso no futuro.

Por ser visionário, possui uma facilidade enorme em encontrar talentos para trabalharem consigo.

Ponto Fraco: Porém, nem tudo são flores, pois pode ocorrer de não conseguir ser tão eficiente nas tarefas que possuem um foco a curto prazo.

Além disso, manter a sua equipe motivada é um grande desafio. Nem todos podem comprar a ideia que um grande retorno virá somente no futuro.

Considerações finais

     Para que o seu negócio obtenha cada vez mais sucesso e, consequentemente, lucros, é importante ter uma equipe eficiente e integrada. A aproximação entre líder e subordinado é uma das bases de uma boa liderança.  O líder próximo conhece bem sua equipe, entende o que a move, aumenta seu engajamento e produtividade, porém tudo isso somente sera possível desde que o líder demonstre: Respeito, Interesse genuíno pelas pessoas, estar disponivel e acessível, escuta ativa, transparência com fala aberta e clara e lirede seus colaboradores pelo exemplo.

Referências bibliográficas

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/lideranca-coercitiva-o-que-e-e-como-funciona/

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-a-lideranca-autoritaria-e-seus-impactos-na-organizacao/

http://coacheduardofelix.com.br/estilo-de-lideranca-4-marcador-de-ritmo/

https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/tipos-de-lideranca/

https://saiadolugar.com.br/perfil-de-lideranca/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (372.8 Kb)   docx (345 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com