TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de administração de recursos materias e patrimonias

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO CEUMA – UNICEUMA

PRÓ – REITORIA DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS

COORDENADORIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AMANDA DE ALMEIDA RAMOS – CPD 13.591

ANTONIO SILVA CASTRO – CPD 14.566

JANAÍNA DA SILVA VIEIRA – CPD 14.568

MARIA FRANCISCA MARCIANO PEREIRA ALMEIDA – CPD 17.799

NELSON JOSÉ SANTOS BARRIGA – CPD 12.839

RODRIGO SILVA PACHECO – CPD 13.753

ROSÂNGELA RIBEIRO MOREIRA – CPD 15.049

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

São Luís

2014

AMANDA DE ALMEIDA RAMOS – CPD 13.591

ANTONIO SILVA CASTRO – CPD 14.566

JANAÍNA DA SILVA VIEIRA – CPD 14.568

MARIA FRANCISCA MARCIANO PEREIRA ALMEIDA – CPD 17.799

NELSON JOSÉ SANTOS BARRIGA – CPD 12.839

RODRIGO SILVA PACHECO – CPD 13.753

ROSÂNGELA RIBEIRO MOREIRA – CPD 15.049

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Atividade Avaliativa apresentada à disciplina Gestão de Pessoas da Universidade do Ceuma, para obtenção de nota parcial referente à avaliação regimental.

Orientador: Prof. José Generoso da Silva

São Luís

2014

ATIVIDADE AVALIATIVA I

Administração Patrimonial

O sucesso ou fracasso das organizações em geral está diretamente atrelado à administração de recursos, que contempla a administração de recursos materiais, patrimoniais, humanos, tecnológicos e financeiros, de forma que para que esta administração apresente-se estruturada e eficiente, a empresa deve primar pelo equilíbrio econômico e financeiro.

“Pertinente se faz mencionar que a Administração de Materiais tecnicamente bem aparelhada é, sem dúvida, uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa” (FRANCISCHINI; GURGEL, 2004, p. 2).

A relevância maior do tema administração patrimonial proposta pelo texto consiste em se compreender que as melhorias realizadas na organização dos sistemas patrimoniais reflete positivamente no crescimento organizacional. Isso pode ser perfeitamente percebido quando se tem uma empresa de tecnologia, que num mercado cada vez mais competitivo e dotado de um fluxo de equipamentos de alta tecnologia e de alto valor precisam criar mecanismos que reduzam ou mesmo evitem perdas patrimoniais o que requer o entendimento da necessidade de adquirir, conferir, receber, armazenar, codificar e registrar os recursos materiais e patrimoniais da aquisição até o fim de sua vida útil.

Nesse contexto, Chiavenato (2005, p. 41) explica que “a administração de materiais pode e deve ser uma fonte de lucro para a empresa. E ela somente pode ser lucrativa quando é capaz da integrar fornecedores, compras e produção de maneira articulada e sincronizada”.

A administração de materiais é um setor de vital importância no âmbito da empresa, tendo em vista que tem por escopo a movimentação de produtos para o perfeito funcionamento da empresa e com isso propiciar os lucros que fazem com que ela se mantenha no mercado.

Desta forma, na administração de recursos materiais ou de patrimônio, para fazer a gestão dessas atividades é preciso planejar, controlar, coordenar e dirigir todas as atividades ligadas a aquisição de materiais, desde o momento de sua concepção até seu consumo final (VIANA, 2010).

Quando se trata de administração de materiais, inclui-se os recursos materiais e patrimoniais, pois de acordo com Viana (2010, p. 41) “material são todas as coisas contabilizáveis que entram como elementos constituídos ou constituintes na linha de atividade de uma empresa”, sendo assim, inicialmente patrimônios são tratados como materiais por terem seu processo de solicitação até distribuição de maneira igual ou semelhante.

Materiais são elementos que uma organização utiliza nas suas operações do dia a dia, seja para elaborar seu produto final ou executar seu objetivo social, sendo adquiridos regularmente compondo os estoques da empresa (MARTINS; ALT, 2006).

Sendo assim, depreende-se que os recursos materiais consistem naqueles que compõem o estoque da organização, inerente às atividades de administração de materiais.

Cabe, pois, compreender que o profissional da área de administração de materiais é responsável pela estabilidade da empresa, e para isso ele deve fazer com que ela tenha um estoque sustentável compatível com sua demanda, com o fito de reduzir os custos, aumentar a rentabilidade e a produtividade da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com