TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO

Por:   •  13/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 4

1        INTRODUÇÃO        4

2        APRESENTAÇÃO        4

3        ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO        5

4        CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS        6

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Online denominado “Primeiros Socorros para os Professores no Ambiente Escolar”, caracteriza-se por ser um tema muito importante nos dias atuais e demonstra ao longo das vídeo-aulas e dos guias de estudo a responsabilidade que os profissionais da educação possuem referentes à prevenção de situações de perigo, correta ação na ocorrência de acidentes ou em momentos em que os estudantes apresentarem algum sintoma, como: febre ou dor. É fundamental que os colaboradores que estão no ambiente escolar tenham acesso às informações sobre os principais acidentes, como evitá-los e como agir frente às situações que exigem cuidados imediatos, visando evitar as complicações decorrentes de medidas intempestivas e ou inadequadas, garantindo a sobrevida da vítima e sem substituir o envolvimento de médicos, socorristas e enfermeiros quando se fizer necessário. É importante também, que se conheça o histórico dos alunos em relação a doenças que eles possuam. Se são epiléticos, se tem algum tipo de alergia ou se apresentam crises de asma são alguns exemplos comuns, onde os responsáveis devem avisar a escola e os professores devem estar cientes destas particularidades dos alunos. Possibilitando um maior entendimento a respeito da importância da capacitação para agir da melhor forma diante de tais situações.

  1. APRESENTAÇÃO  

A partir do estágio online foi possível agregar conhecimentos e informações antes desconhecidas sobre a atuação do professor mediante as ocasiões que requerem a aplicação dos primeiros socorros no ambiente escolar, viabilizando uma nova visão a respeito do papel do educador frente às situações de perigo e acidentes na escola, podendo observar que a atuação do educador é fundamental quando for requisitado e colocar em prática seus conhecimentos de primeiros socorros.  Como por exemplo, caso um aluno venha a desenvolver alguma crise convulsiva no ambiente escolar, é primordial que o professor saiba agir corretamente até a chegada do socorro, afinal ele é o responsável por esse aluno até a chegada dos profissionais da saúde.

No caso de uma criança acabar engasgando com o lanche que está comendo e a partir daquele momento apresentar uma obstrução nas vias áreas respiratória por causa do alimento e não conseguir respirar normalmente é muito importante que o professor tenha conhecimentos básicos de primeiros socorros e que saiba agir corretamente na determinada situação, pois se ele agir de forma errônea e não souber o que se deve fazer a falta de oxigenação no organismo desse aluno, resultará em graves lesões em seu cérebro e poderá até levá-lo a óbito.

  1. ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO

Os temas devem ser trabalhados de forma dinâmica e interessante.  Os professores devem informar as crianças sobre os riscos de utilizarem os brinquedos incorretamente, que é necessário seguir regras do parque ou do brinquedo, para evitarem se machucar. O educador precisa orientá-los a ficarem longe dos balanços quando outro aluno estiver balançando, para que não aconteça um acidente. Na presença de um brinquedo que gire, deve-se orientar a criança a não rodar muito rápido, para que não caía e se machuque.  Para isso o professor pode utilizar-se de recursos didáticos (quadro de regras, sinaleiro de comportamento, vídeos, matérias de jornais e outros recursos visuais), para que os alunos compreendam e se conscientizem de que precisam respeitar as regras, obedecerem às orientações dos professores e tomarem cuidado ao utilizarem os brinquedos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com