TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim II Economia Matemática e Recursos Materias

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  1.076 Visualizações

Página 1 de 10

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EADV

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

São Paulo/2019

Nº.

NOME

RA

01

Eduardo Lacerda Cavalcanti

1924374

02

Ana Paula Buchini de Oliveira

1964904

03

04

05

06

UNIP- Polo Itaquera

Curso Superior de Tecnologia de Gestão da Qualidade

Projeto Integrado Multidisciplinar II (PIM II)

Casas Bahia/Via Varejo

Matérias Aplicadas:

  • Economia e Mercado
  • Recursos Materiais e Patrimoniais
  • Matemática aplicada

Resumo

O objetivo deste estudo, foi relacionar fatores organizacionais e ambientais para verificar se as características do gestor, tais como gênero, liderança e experiência, se destacaram como influenciadores na sobrevivência da empresa  Via Varejo em toda sua trajetória. Conhecer o seu maior ativo, “O Cliente” e suas necessidades foram utilizadas como base. Os resultados demonstraram que o gestor teve influência na sobrevivência da empresa em duas variáveis (Gestão Própria Familiar e Risco de oferecer crédito a classes menos favorecidas), entretanto outros fatores dividiram esta responsabilidade com os gestores: a prática estratégica da relação com o fornecedor, por exemplo. Resultado foi um modelo de negócio que deu certo.

Abstract

The purpose of this study was to relate organizational and environmental factors to verify if the characteristics of the manager, such as gender, leadership and experience, stood out as influencers in the survival of the company Via Varejo throughout its trajectory. Knowing your biggest asset, "The Customer" and your needs were used as a basis. The results showed that the manager had influence on the company's survival in two variables (Family Own Management and Risk of offering credit to less favored classes), but other factors divided this responsibility with managers: the strategic practice of the relationship with the supplier, for example. The result was a business model that worked.

Súmario

1 Economia e Mercado.......................................................................................3

  1. Enfrentando a Crise no Brasil –  Estratégia no Plano de Negócio...........3

1.2 Projeções e Otimismo para 2019.................................................................4

2 Recursos Materiais e Patrimoniais.................................................................5

2.1 Frotas de Veículos.........................................................................................5

2.2 Tecnologia para otimizar Estoque e Logística.......................................................5

3 Matemática aplicada..........................................................................................6

INTRODUÇÃO

O intuito desse trabalho é realizar um filtro de dados coletados e pesquisados da empresa Via Varejo detentora da bandeira das Casas Bahia, baseando-se nas disciplinas: Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada.

Com mais de 60 anos de atuação no mercado nacional, a Casas Bahia é uma rede varejista que comercializa eletrodomésticos, eletroeletrônicos, movéis e utilidades domésticas.

Sua gestão simples busca realizar sonhos de seus consumidores, oferencendo acesso facilitado ao crédito, respeitando e se dedicando aos seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

A Via Varejo S/A é uma empresa de comércio varejista, fundada em 2010 responsável pelas lojas das bandeiras Casas Bahia e Ponto Frio e das suas respectivas lojas virtuais, da e-commerce extra.com.br e barateiro.com.

A criação da companhia ocorreu após associação da Casas Bahia, pertencente a família Klein, e do Ponto Frio, propriedade do Grupo Pão de Açúcar (GPA), que atualmente é seu acionista controlador através da participação de 39,36% do su capital.

A empresa está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal, com cerca de 1.000 lojas e aproximadamente 50 mil colaboradores. A sede administrativa da companhia está localizada em São Caetano do Sul na Grande São Paulo, e posiciona-se como uma das maiores varejista de eletrônicos do mundo.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

1.1 Enfrentando a Crise no Brasil –  Estratégia no Plano de Negócio

 

 A Casa Bahia entendeu claramente os desafios do mercado, a necessidade dos seus consumidores, as maneiras de lidar com altos riscos de créditos e as limitações de margens.

Assim elaborou um modelo de negócio exemplar para atender ao segmento de consumidores da base da pirâmide social. Além de uma abordagem inovadora, a grande conquista das Casas Bahia foi entender a necessidade emocional e os hábitos de compras dos consumidores de baixa renda e transformar seus sonhos em realidade fornecendo produtos para o lar a preços acessíveis e crédito fácil. Sem dúvida foi é um excelente exemplo de como empresas podem traduzir aspirações de consumo em experiências reais e liberar o enorme poder de compra dos consumidores. A Casas Bahia viu uma oportunidade em consumidores que muitos concorrentes enxergavam como indesejáveis. A empresa tornou produtos como TV, refrigeradores e máquinas de lavar para os consumidores de segmentos econômicos inferiores, mesmo considerando que quase 65% da maioria deles não tinha emprego formal. Com plataformas inovadoras exclusivas e sistemas exemplares de processamento de crédito, a Casas Bahia tornou itens  de varejo de preço elado acessíveis a clientes de baixa renda por meio de crédito fácil, flexível e sob medida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (305.6 Kb)   docx (86.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com