TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade sobre tomada de decisão

Por:   •  21/8/2017  •  Exam  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE TOMADA DE DECISÃO

  1. Simon ganhou o Nobel em economia, por ajudar a “empurrar” a economia da convencional teoria da oferta e demanda para a complexidade do mundo real da psicologia e da ciência comportamental. Apresentou a teoria da racionalidade limitada, em que contrapunha a visão clássica. Explique as razões pelas quais o modelo de Simon se contrapõe a visão clássica?

Resposta: O que diferencia as duas visões é que na Clássica dado que o ser humano é um ser pensante tem-se uma racionalidade absoluta, onde pressupõe que o tomador de decisões vai ter um conhecimento total de todas as decisões disponíveis, podendo pesar todas as opções e tomar a melhor decisão, buscando um resultado máximo. Em contrario, para Simon por mais racional que o homem seja, essa racionalidade é limitada e que não é possível conhecer todas as possibilidades para tomada de decisões, por falta de informações e recursos; assim o homem é um agente otimizador, onde ele busca um resultado que seja considerado satisfatório.

  1. Segundo Simon por que os atores organizacionais não conseguem tomar decisões perfeitamente racionais?

Resposta: Simon acredita que a racionalidade é baseada no tomador de decisões, não existindo uma racionalidade superior, para ele as organizações são um sistema de decisões onde cada individuo faz parte processo de decisão.

  1. Se as decisões de uma pessoa, em qualquer ponto da hierarquia administrativa, acham-se sempre sujeitas à influência de um único canal de autoridade (unidade de comando) é necessário um conhecimento mais amplo sobre a organização, o que será restringido pelo princípio da especialização. Você concorda com essa afirmação? Justifique.

Resposta: Não, uma vez que o principio da especialização é representada pela divisão de tarefas produzidas dentro da organização, onde serão separados em um conjunto de atividades ou funções, como forma de obter eficiência e aumentar a objetividade. A especiação trará um conhecimento sobre aquela determinada tarefa e não necessariamente um conhecimento sobre toda a organização que é formada por vários processos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com