TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre Sistemas - Tomada De Decisões

Monografias: Atividade Sobre Sistemas - Tomada De Decisões. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 2

TOMANDO DECISÕES

1. Explicar as seis etapas do modelo de tomada de decisão racional e seus pressupostos.

Definição do Problema: existindo um problema que demonstra desigualdade entre um determinado momento de uma ação existente e um determinado momento de uma ação cobiçada.

Critérios de Decisão: determinar o que é importante para tomar a decisão, ou seja, iniciam-se na ação os esforços, os alentos e os gostos individuais de quem tomará a decisão.

Pesar os Critérios: considerar os critérios antecipadamente reconhecidos, de maneira que seja dada a ele a preferência certa na decisão.

Gerar Alternativas: produzir várias alternativas (saídas) possíveis, que possa levar ao êxito na resolução do problema.

Classificar cada alternativa segundo cada critério: examinar e verificar cada uma das alternativas, observando os pontos fortes e os pontos fracos de cada uma delas, e assim ficam claras quando são confrontadas em função dos critérios e pesos anunciados.

Calcular a Decisão Ótima: aumentar a “energia” aguardada de cada preferência pelo peso e pontuação de cada quesito para cada alternativa. A alternativa de valor mais alto esperado é a opção ótima.

Seus pressupostos são a Clareza do problema, Opções conhecidas, Preferências claras, Preferências constantes, Não há restrições de tempo ou custo, Máxima compensação.

2. Entender a diferença entre risco e incerteza.

Risco designa o resultado objetivo da combinação entre a probabilidade de ocorrência de um determinado evento, aleatório, futuro e que independa da vontade humana, e o impacto resultante caso ele ocorra. Em outras palavras, o risco é uma probabilidade de ocorrência de um determinado evento que gere prejuízo. O risco designa uma situação em que as possibilidades do futuro são conhecidas. Enquanto Incerteza refere-se a uma situação em que não se conhecem essas possibilidades, ou seja, é a falta de conhecimento a priori do resultado de uma ação ou do efeito de uma condição. Refere-se à dificuldade de prever eventos futuros em razão de eventuais erros.

3. Descrever os três métodos para estimular a criatividade individual.

Instrução Direta: Consiste em através de métodos persuasivos, buscar convencer pessoas a desempenhar a sua criatividade, buscando soluções mais criativas em detrimento das soluções mais previsíveis, tendo assim um aumento na sua capacidade no processo de tomada de decisão, aumentando as opções assertivas.

Listagem de Atributos: Envolve a desconstrução do problema em partes menores e a procura de soluções alternativas. Tem-se uma entidade, que pode ser um objeto, sistema ou projeto; identifica e caracteriza seus diversos atributos; identifica os variados valores que estes atributos podem assumir; e então combina esses atributos para encontrar novas formas do objeto, sistema ou projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com