TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DE PROCESSOS, ORGANIZAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 5

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: Organização, Processos e Tomada de Decisão

DISCENTE: Jonelma Antero Lola

MODULO IV - ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 - (Fique atento! A atividade 1 refere-se às Unidades 1 e 2 do fascículo e terá peso de 15% do total de 30% referente à Resolução de Atividades de cada período)

Escolha uma organização para realizar esta atividade. Você pode escolher a organização que você trabalha ou aquela que você tiver acesso para pesquisar e responder as seguintes questões:

  1. Apresente as informações da organização escolhida (razão social; endereço; telefone de contato; quantidade de colaboradores; ramo de atuação; setor (público, privado ou terceiro setor); missão, visão e valores.

Resposta: A seguir os dados da organização pública pesquisada:

Razão Social:         Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Ivone Agne

Endereço: Rua Arlindo Cornelli, 473 – Parque Eldorad0

Telefone de Contato: 66-3497 - 3721

Quantidade de Colaboradores: 06

Ramo de Atuação: Sistema Único de Assistência Social

Setor: Setor Público - Administração Direta

ATENÇÃO: a unidade pesquisada não tem Missão, Visão e Valores constituídos bem como sua Secretaria Municipal. Assim sendo optamos por colocar a Missão, Visão e Valores da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste - MT

Missão:

Visão:

Valores: 

MISSÃO

Garantir a inclusão socioprodutiva, por meio da promoção e articulação de Políticas Públicas efetivas, visando a redução das desigualdades e a melhoria da qualidade de vida.

 

VALORES

Transparência

Valorização dos servidores

Colaboração

Foco no resultado

Foco no Cidadão

Inovação

  1. A organização escolhida apresenta tipologia mecânica ou orgânica? Explique, conforme conceitos apresentados no fascículo, quais as vantagens e desvantagens dessa tipologia.

Resposta: O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Ivone Agne Freire possui tipologia com base mecanicista, pois apresenta estrutura burocrática, ou seja divisão de trabalho, decisões centralizadas e hierarquia definida, caracterizando-se pelo cunho altamente formal, hierarquia rígida (predomínio da interação vertical entre superior e subordinado), as tarefas são padronizadas e os papéis bem definidos.

Entre as vantagens obtidas pelas organizações com base mecanicistas podemos citar: maior produtividade pois seus objetivos podem ser alcançados a partir de um planejamento bem definido e amplamente divisionalizado; maior controle e coordenação das tarefas realizadas decorrendo da padronização das atividades desempenhadas e também os cargos serem ocupados por colaboradores específicos para a função.

As desvantagens são em relação aos problemas de coordenação e de adaptação. Onde existe necessidade de controle, isso torna o trabalho extremamente rotineiro, não exigindo incentivos para desenvolver as capacidades dos funcionários e habilidades fazendo com que muitos se tornem insatisfeitos com a organização, muitas vezes esse modelo mecanicista inibe a troca de conhecimento de maneira mais flexível. Em consequência disso ocorre várias formas de resistências podem surgir por parte dos colaboradores  como: absenteísmo, altas taxas de rotatividade, greves, apatia, descuido e falta de comprometimento com a organização. A padronização não é adequada para tratar com problemas não rotineiros do centro administrativo, adotando então como mecanismo de coordenação à supervisão direta, portanto, esses problemas são levados para serem resolvidos linha hierárquica acima, resultando na centralização do poder para a tomada de decisão nos mais altos níveis da hierarquia. A burocracia mecanizada é planejada para um ambiente simples e estável, no entanto, a organização não pode esperar tanta estabilidade. Sendo assim aqueles que estão no comando das organizações acabam por enfrentar os problemas impropriamente definidos, gerando dificuldades em soluciona-los.

A grande maioria das organizações públicas tem base mecanicistas, no entanto os problemas enfrentados exigem certa flexibilidade.

  1. Apresente o Organograma da organização escolhida (caso não possua, crie conforme orientações dos gestores e apoio do seu tutor (ou sua tutora)).

Resposta: A unidade pesquisada não apresenta um organograma formal, sendo assim este grupo constitui um tal e qual como ocorre a hierarquia durante os processos de trabalho:

[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

  1. Apresente o layout da organização (ou de pelo menos uma de suas unidades) por meio de registro fotográfico e identifique melhorias que poderiam ser feitas para tornar o fluxo de trabalho mais eficiente e favorável à Qualidade de Vida no Trabalho (Exemplo: aspectos de iluminação, cores, estrutura, disposição de móveis e página 8 equipamentos, entre outros).

Resposta: Optamos aqui por dois espaços da unidade. O primeiro registramos a sala que é da coordenação e equipes técnicas de nível superior e médio, que apresenta em seu formato necessitar de mais melhorias e o segundo espaço registramos a sala de atendimento a família que está mais próximo ao ideal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (325.5 Kb)   docx (803.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com