TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades colaborativas para desenvolver um projeto de sustentabilidade

Seminário: Atividades colaborativas para desenvolver um projeto de sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Anhanguera

Curso: Administração.

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Nome

Titulo: Atividade Colaborativa.

Professora: Débora.

Guarulhos

2014

Sumário:

Introdução 03

Atividade Colaborativa 04

Tarefa 01 04

Tarefa 02 05

Tarefa 03 06

Referências bibliográficas 09

Introdução:

A atividade colaborativa compõe um grande desafio e deve ser desenvolvida em grupo, ao longo do primeiro bimestre e assim concluída no final do semestre, que tem como objetivo promover a troca de idéias e a construção do conhecimento entre os integrantes do grupo, de forma que cada participante contribua efetivamente na elaboração de um projeto. Essa atividade foi realizada a partir das leituras, pesquisas e análises sugeridas em orientações no ambiente virtual de aprendizagem e também através das interações realizadas em sala de aula.

Atividade Colaborativa:

O desafio:

Com base nas informações discutidas no livro-texto e nas demais atividades da disciplina de RSMA, e consultando a seção Recursos no final da atividade, convidamos você e seu grupo a elaborar um projeto de sustentabilidade. Este desafio é importante na construção de novas dimensões para seu desenvolvimento pessoal e profissional e para obter uma visão aprofundada e ampla das necessidades não somente do mundo dos negócios, mas da sociedade naatualidade e suas perspectivas futuras. Para a realização deste projeto, você e seus colegas receberão o enunciado de atividade em cada aula-tema. O projeto em grupo deverá ser desenvolvido ao longo de todo o semestre. Cada aula-tema terá uma tarefa para ser desenvolvida em grupo (atividade colaborativa) que, juntas, vão compor o projeto, o qual será avaliado em dois momentos: as atividades colaborativas das aulas-temas 01, 02, 03 e 04 deverão ser entregues para formar parte da nota do primeiro bimestre. E, por fim, na aula-tema 07 o projeto deverá ser entregue completo para o professor orientador.

O que é um projeto de sustentabilidade:

Tudo o que fazemos na vida é decorrência de um projeto. A partir do momento em que pensamos em gozar de férias, já começamos a elaborar um projeto sobre o que poderemos fazer nesse período. Então, um projeto é um planejamento. Na iminência de terminarem as férias e retornarmos às aulas na faculdade, começamos a planejar o que vamos fazer em seguida. Da mesma forma, todas as atividades humanas são decorrentes de um projeto ou de um planejamento. Projeto é “um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcançar um objetivo” (ISO 10.006). Uma vez que planejamos, nosso desejo é que aquilo que planejamos realmente aconteça e nos traga bons resultados. Assim, podemos pensar que todo projeto e, consequentemente, as ações que vão acontecer emdecorrência devem ter como princípio a sustentabilidade. Esse é um conceito sistêmico que envolve as dimensões econômica, social e ambiental da atividade humana, de forma que favoreça o desenvolvimento da sociedade com preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, para que tanto a geração presente como a futura, satisfaçam as suas necessidades. Isso quer dizer que toda ação humana deve ser economicamente viável, socialmente justa e igualitária, além de ambientalmente correta. Deve haver um equilíbrio entre estas três dimensões: econômica, social e ambiental. Por isso, convidamos você e seu grupo a desenvolver um projeto de sustentabilidade. Poderá ser um projeto social ou ambiental destinado à sociedade ou para uma empresa pública ou privada.

Tarefa 01:

Aula-tema 01: Panorama mundial e nacional – ecossistemas:

Passo 1: Discuta com seus colegas e identifique um problema ou uma dificuldade que necessite de uma solução do ponto de vista social ou ambiental.

Resposta:

Passo 2: Agora usem a criatividade e a capacidade de percepção de todos os alunos do grupo formado e escolham uma situação, você e seu grupo deverão escrever a apresentação do seu projeto:

Qual é o cenário em que acontece o problema?

Resposta:

Cite o público-alvo e suas condições de vida, os problemas e os desafios a serem superados.

Resposta:

Tarefa 02:

Aula-tema 02: Panorama mundial e nacional – mudança climática e políticas públicas emergentes:

Passo 1:Pense e redija a justificativa – explique os motivos pelos quais o projeto deve ser realizado e como trazer impactos positivos. Se precisar, recorra aos materiais indicados em Recursos na atividade colaborativa da aula-tema 01.

Resposta:

Tarefa 03:

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade:

Passo 01: Considere os seguintes itens do projeto de sustentabilidade que você e seu grupo estão elaborando: objetivo geral, objetivos específicos e público-alvo. O objetivo geral deve responder à seguinte pergunta: “o que se pretende fazer?” Os objetivos específicos referem-se às atividades que vão ser realizadas para se alcançar o objetivo geral; os objetivos específicos também são chamados de resultados esperados. Deve-se lembrar que os objetivos são sempre redigidos com verbos no infinitivo que indicam ação. O público-alvo são as pessoas que serão beneficiadas com o projeto de sustentabilidade.

Passo 02: Leia o texto sobre o Comitê para Democratização da Informática, selecionado por Cecília Barroso, para a seção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com