TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar II - Atividade Colaborativa - AVA

Artigos Científicos: Projeto Multidisciplinar II - Atividade Colaborativa - AVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AVA

Aula-tema 01: Dificuldades de aprendizagem e brinquedoteca: visão ecológica

Sou habitante da cidade de Limeira, no estado de São Paulo. Em minha cidade há praças, teatro cultural, lugares com áreas naturais para lazer como a Hípica e o Horto Florestal. Apesar de não ter mais tempo para praticar com frequência, eu gosto muito de andar de skate, é meu esporte favorito (pena que não é valorizado no Brasil como um esporte sério e saudável).

Já trabalhei como voluntária em uma brinquedoteca na FAAG – Faculdade de Agudos, aonde cursei Pedagogia por 1 (um) ano. Não há prazer maior para uma professora ou monitora, do que ver a alegria das crianças em um ambiente cheio de brinquedos; tão diferente da realidade de muitas delas. Nós trabalhávamos regras, exemplo: Para pegar e trocar o brinquedo precisava pedir para as monitoras ou para a professora.

Cada semana era trabalhada um tipo de jogo diferente; tínhamos a ‘Semana dos Jogos Simbólicos', aonde as crianças brincavam com bonecas, carrinhos, fogãozinho, urso, dinossauros etc. aonde podiam reproduzir o que viviam em casa, na escola. Na ‘Semana dos Jogos de Regras’, era trabalhada com lego, acoplagem,

amarelinha; aonde era desenvolvida a coordenação motora, identificação de números e cores. Na ‘Semana do Salão de Beleza’, trabalhávamos a autoestima da criança; as meninas passavam maquiagem, arrumavam o cabelo e pintavam as unhas, os meninos arrumavam o cabelo e todos colocavam fantasias de princesas, heróis, palhaços, noivas, mágico etc. Na ‘Semana de Teatro e Oficina’ as acrianças ouviam a história que contávamos (na maioria das vezes era usado livros) e depois recriavam a história no papel, deixando a imaginação voar.

Aula-tema 02: Diagnóstico psicopedagógico: avaliação e diagnóstico psicopedagógico

Havia uma criança de 4 (quatro) anos de idade, que frequentava a brinquedoteca da faculdade, que tinha dificuldade em relacionar-se com as outras crianças pois, ela vivia com a mãe e 3 (três) tias que ao saírem para se prostituírem, levavam a menina para “ver e aprender” como se fazia. Com muito cuidado e aos poucos, fomos nos aproximando dessa criança e brincávamos com ela de boneca, no fogão, ajudávamos a usar a sua imaginação e ao final do ano esta criança já se relacionava muito bem com todas as outras crianças.

Aula-tema 03: Brinquedoteca – visão histórica, definições, tipos e

objetivos

É muito importante que em qualquer brinquedoteca haja fantoches e livros bem ilustrativos para contarem histórias. Para o momento de desenvolvimento da história, além do giz de cera, é bom que tenha guache, para que quebre a rotina de vez em quando.

Além de jogo da cerca, labirinto da tabuada; para ajudar as crianças de 4 e 5 anos de idade caso, tenham dificuldade em matemática, por exemplo.

Aula-tema 04: A brinquedoteca como espaço de desenvolvimento da criança e como estratégia de diagnóstico e intervenção psicopedagógica

O jogo da memória é muito importante para estimular o cérebro.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com