TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO

ETAPA 1

Passo 1

Direito comercial: é o ramo do direito que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimentos de bens ou serviços a que podemos denominar de empresa, por meio da lei, Doutrina e Jurisprudência. Objetivando o estudo de casos para a superação de conflitos envolvendo empresários ou relacionados ás empresas. O nome direito comercial tem raizes históricas, mas alguns utilizam a denominação Direito Empresarial Mercantil ou de Negócios.

 O Direito Empresarial analisa todas as relações empresariais, comerciais entre pessoas físicas e juridicas, com a evolução este ramo, antes regido pelo código comercial e pela teoria dos atos de comércio, hoje é regido pelo código civil e pela teoria da empresa. Suas principais características, simplicidade de informação,internacionalidade, elasticidade e onerosidade.

Empresa e sua evolução:

Para a evolução de uma empresa ela deve passar por fases de criatividade e iniciativa, liderança e controle, delegação e descentralização, coordenação e colaboração. È uma evolução natural, todas tem o seu porquê natural ao mesmo tempo resolve seus problemas na fase anterior e cria novas oportunidades para crescer, também cria seus problemas, obrigando a empresa a evoluir ou morrer. Ela tem uma obvia função social, condição de trabalho e a relação dos seus empregados, sendo interessados os fornecedores, voltada ao interesse dos consumidores e a comunidade em que atuam de interesse aos concorrentes. Devido ao fator de globalização temos que lembrar que parcerias são fundamentais para qualquer empresa ou empresário, ajudando e facilitando a gestão empresarial.

E o empresário:

Antigamente os empresários planejavam e decidiam sobre seu comercio, tendo destaque pela intensificação com que faziam as trocas, evoluindo e adaptando as normas de critério e burocracia, mantendo ou ampliando seu negocio de acordo com a evolução. Hoje executam o planejamento de produção, decidindo os investimentos, fazendo pesquisa de mercado e preço, tendo a certeza de seu lucro. Buscando profissionais qualificados com conhecimentos para exercer o cargo, produzindo bens com qualidade e baixo custo, tendo colaboradores com satisfação e prazer de realizar suas tarefas.

Passo 2

Identificação da organização:

Grupo Cunha, Rede de Lojas Ponto 50, empresa situada na rua Candido Falção 1201, centro de São Borja- RS, CEP 97670-000. Iniciou suas atividades em setembro do ano de 1999, na cidade de Passo Fundo- RS, em seus primeiros anos de vida estavam voltados para o comércio de brinquedos e artigos de bazar, mas em conseqüência do aumento da concorrência a empresa resolveu mudar de estratégia e trabalhar apenas com confecções, onde já atuava como atacadista. Melhorando assim o atendimento, buscando novos fornecedores e principalmente investiram no espaço físico, pois se notou a possibilidade de fazer o empreendimento crescer. No ano de 2003 resolveu fechar as portas do atacado, focando nos pontos de venda que na época já eram dois, como forma estratégica de expansão e de abertura de filiais.

Hoje o Grupo Cunha Rede de Lojas Ponto 50, é uma empresa de pequeno porte, com 21 lojas em funcionamento, trabalhando no ramo da confecção e calçados, com Centro de Distribuição, de 440 m², situado em Passo Fundo, à organização conta com uma frota de seis veículos entre eles, três furgões e cinco carros, tendo um plano de expansão para 2015 em uma área de 10.000m² que a empresa já adquiriu para suprir uma necessidade  do projeto de expansão. Sua área de Recursos Humanos é formada por 290 funcionários, proporcionando aos seus colaboradores treinamento e capacitação. A empresa também possui o setor financeiro e contábil que é responsável pelas contas  a  receber/ a pagar e folhas de pagamento.

Nas lojas são vendidos produtos de foco R$ 50,00 reais, mas possui mercadorias até R$ 100,00 reais se destaca pelos descontos, apresentado por uma linha popular com qualidade e tendência de moda, o  público alvo hoje em dia é todas as classes, desde a classe A. O faturamento é de 70% em dinheiro e 30% no cartão de credito, optando por não vender a crediário próprio, desta forma mantendo o foco dos investimentos em novos pontos de venda, com plano de expansão de seis pontos ao ano. O contato na empresa foi a gerente Fernanda Barcelos.

Missão: dar acesso a bens de consumo e qualidade por um preço justo, promovendo o respeito e a amizade em todas as relações com clientes, funcionários e fornecedores.

Visão: ser reconhecida como a melhor rede de varejo de moda do RS, oferecendo cada vez mais produtos de melhor qualidade e acessíveis a todos os gaúchos.

Valores:

Qualidade: é o que guia nossa escolha de produtos e grande diferencial em relação a concorrência.

Honestidade: somos transparentes e corretos nas relações com todos os que nos cercam.

Justa: nossa política de preço reflete nosso respeito e honestidade com nossos consumidores.

Amizade: cultivamos afeto, respeito e amizade em nossas relações.

Passo 3

Empresa: é toda organização econômica especializada e comercializada no mercado com objetivo de produção de bens e serviços que toda humanidade precisa. É a atividade o negocio, é formada por empresários, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que possui inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis. Regulada pelo Direito Comercial quanto pelo Direito Civil, caracteriza-se como o contrato em que duas ou mais pessoas, se obrigam a contribuir com bens ou serviços, mediante a partilha dos resultados

Empresário: é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e de serviços, atendendo uma demanda de pessoas obtendo, lucro ou riquezas. È quem cria a empresa deve efetuar o registro da junta comercial do estado, antes do inicio das atividades e registro para obtenção do cadastro de pessoas jurídicas (CNPJ).  

http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/8096-8095-1-PB.htm

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/evolucao-e-revolucao-no-crescimento-das-empresas/23757/

http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91577/codigo-civil-lei-10406-02#art-966

ETAPA 2

Passo  1

O principal ator do direito empresarial é o empresário que exerce a atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços. E o seu documento principal no Brasil é o código civil, que prevê as disposições para empresários e empresas estabelecidos no artigo 966 aos 1195. É o conjunto de legislações, tanto públicas como privadas, que regem  as empresas brasileiras de personalidade jurídica de direito privado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com