TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Aplicação dos conceitos de controle estatístico de processo (CEP)

Em uma indústria de fundição no norte catarinense

Uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores, situada no norte do estado de Santa Catarina, fornece produtos a grandes nomes da indústria automotiva mundial, portanto, atua em um mercado bastante competitivo.

Aplicando-se conceitos de controle estatístico em produtos tido como estratégicos pela empresa pode-se identificar diretrizes que levam a uma empresa qualidade maior a ser percebido pelo cliente.

O processo de avaliação das unidades requer um teste destrutivo do corpo da prova. O processo de inspeção se faz sempre com o primeiro bloco do lote que é produzido.

Para que se possa ter uma visão geral do comportamento estatístico destes dados e as possibilidades de conceitos do CEP, foram realizados teste para verificar a normalidade na distribuição da série.

Objetivando detectar possíveis mudanças na média do processo, foram feitos gráficos alternativos aos de Shewhart, indicados para amostras unitárias.

Como não se conhecia o valor médio alvo do processo, pois a empresa não informou, foi feito um teste de análise de variância. A hipótese nula (Ho) considerado foi de que todas as médias eram estatisticamente iguais.

Com relação à qualidade da produção da empresa, concluímos que ela trabalha com um processo estável com presença de pequenas oscilações.  

O que é estatística?

 O que modernamente se é conhecido como ciências estatística, ou apenas estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisas que envolvem um planejamento do experimento, a coleta dos dados, a inferência, o processamento, a analise e a disseminação das informações.

Ela tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos com situações que são sujeitas as incertezas.

Mesmo sendo uma ciência recente na área da pesquisa, ela está presente na antiguidade, onde se eram feitas operações de contagem para se obter informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados e são disponíveis em vários sistemas de informação acessíveis a pesquisa dos cidadãos e organização da sociedade.

A maior parte das informações que são divulgadas pelos meios de comunicação atua vem de pesquisas e estudos estatísticos.

Os conceitos estatísticos têm grande influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Na prática, ela pode ser empregada como uma ferramenta em varias outras ciências.

A diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da estatística, que promove melhoria e também solução de vários problemas práticos e importantes.

No planejamento industrial, ela atua desde os estudos de implementação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial.

O estatístico pode atuar em varias áreas como docente, ministrando disciplinas relacionadas a estatística, ele também estuda a evolução e as características da população, também tem o perfil adequado para trabalhar na monitoração e analise de mercado, na área financeira ele atua no departamento de seguros e análise aturial.

Podemos concluir então que a estatística está presente em todos os momentos e lugares de nossa vida, sendo importante para a organização dela e de toda a sociedade.

A estatística na administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com