TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Primeiramente destacamos a importância de uma empresa se planejar, ou seja, traçar um rumo, aonde quer chegar, quais serão os métodos utilizados para se desenvolver e como fazer, para e ter capacidade de se destacar e conseguir um lugar no mercado. Tendo em vista o quadro de informações necessárias para se desenvolver um a planejamento, apresentamos então quatro tipos de fundamentos  no processo adm. Tais como, planejamento, organização, direção e controle. Todos esses processos são fundamentais na atuação direta da empresa, moldando sua forma e definindo o que será executado na prática.

O planejamento é a base do processo, é onde se determina quais caminhos a empresa pretende tomar, com base em resultados passados ou projeções futuras. A estrutura da empresa depende inteiramente do planejamento, pois, são definidas metas para cada seguimento, traçando obrigações e definhando níveis hierárquicos.

São divididos em: planejamento estratégico, planejamento tático e operacional. Onde por sua vez, são vinculadas etapas para subdividi-los nos níveis empresarial, institucional estratégico e tático, podendo ser mercadológico, financeira de produção e de recursos humanos.

No planejamento estratégico envolvem-se várias tomadas de decisões sobre o que afetará o empreendimento e de qual forma, traduzindo em planejamentos de longo e médio prazo, e abrangem todos os níveis hierárquicos da empresa!

No planejamento tático observamos como efetivar o planejamento estratégico de forma com que se organize a empresa, e dividam-se os departamentos a fim de colocar em prática focando a realidade atual e futura.

No planejamento operacional encontram-se diversas áreas de funções dentro da empresa, são basicamente caracterizadas pela abrangência total focando tarefas especificas, tanto na área de produção ou operações como nas finanças, mercadologia e recursos humanos.

Todos esses planejamentos juntos constituem uma organização onde são encontrados diversos procedimentos, como de orçamentos, projeções, e gestão. Dentro dessa organização existem níveis que estabelecem estratégias para que o resultado da empresa seja alcançado. O nível institucional ocupa-se com a estrutura da empresa, ou seja, o formato. No nível intermediário encontram-se os níveis departamentais da empresa, divisões efetuadas para que o nível operacional possa se estruturar e definir cargos para desenvolver as atividades da empresa.  

É importante ressaltar os tipos de organizações existentes, pois, são elas que definiram qual será o modelo de gestão da organização para alcançar seus objetivos.  A organização formal  utiliza de uma divisão diferenciada do trabalho de acordo com as ordens estabelecidas por quem tem o poder da decisão dentro da empresa. Já na organização informal surge naturalmente dentro da organização formal, nas relações e interpelações impostas pela organização formal.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com