TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração da Produção

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 2 gleison

O PPCP é uma área decisão na manufatura que tem como objetivo, corresponder tanto ao planejamento como ao controle dos recursos do processo produtivo a fim de gerar bens e serviços. É um sistema de transformações de informações, pois recebe informações sobre os estoques existentes, vendas previstas, linha de produtos, modo de produção, capacidade produtiva, que tem como incumbência transformações em ordens de fabricação. Ele corresponde a um sistema de informações que é relacionado a uma estratégia de manufatura que apoia opoia a tomada de decisões táticas e operacionais relacionadas as seguintes questões, que são:

  • O que produzir e comprar;
  • Quanto produzir e comprar;
  • Quando produzir e comprar;
  • Com que recursos produzirem;

As decisões tomadas no PPCP afetam a competitividade da empresa, repercutem no desempenho percebido pelo cliente e afetam o desempenho da manufatura, devendo ser gerenciadas de maneira a suportar a estratégia competitiva da empresa, mas caso o sistema a ser utilizado não seja adequada, a estratégia empresarial poderá ser comprometida. Assim a programação da produção deve assegurar uma alta taxa de utilização das instalações, e a sequencia da produção deve assegurar uma alta taxa de utilização das instalações e a sequencia da programação dos produtos deve minimizar os tempos de setup. Os ambientes da manufatura podem ser classificados como:

  • MTS: fabricação para estoque (make of stock);
  • ATO: montagem sob encomenda (assemble to order);
  • MTO: fabricação sob encomenda ( make to order);
  • ETO: engenharia sob encomenda (engineering to order);

O ambiente MTS, são produzidos produtos padronizados baseados em previsões e demandas, apresenta vantagem na rapidez das entregas dos produtos, mas geram altos níveis de estoque, pois as empresas estocam o produto já pronto.

O ambiente ATO, ocorre quando a empresa conhece os subconjuntos, mas o produto final é configurado pelo cliente, as empresas costumam estocar os subconjuntos e opôs receber o pedido montam o produto solicitado pelo cliente.

O ambiente MTO, o produto é desenvolvido conforme contatos com o cliente e seu prazo de entrega tende a ser longo, pois ao mesmo tempo em que ele é projetado ele costuma a ser produzido.

O ambiente ETO, os projetos de produção e montagem são feitos pelo cliente, ele é quem decide como ira ficar o projeto, portanto não há possibilidade de se manter estoques, o ETO é uma extensão do MTO.

 

     A previsão das vendas é importante para se utilizar as maquinas de maneira adequada para realisar a reposição de materiais no momento e quantidade certa, para que toda  a atividade necessária ao processo industrial sejam adequadamente programadas. Nas previsões de vendas existem três palavras de suma importância que devem ser bem compreendidas que são:

  • Planejamento: processo lógico que descreve as atividades necessárias para ir do ponto no qual nos encontramos ate o nosso objetivo definido.
  • Predição: processo para determinação de um acontecimento futuro baseado em dados complementares subjetivos e sem metodologia de trabalho claro.
  • Previsão: processo para determinação de dados futuros baseados em modelos estatísticos, matemáticos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em uma metodologia de trabalho clara e previamente definida.

Para que se possa realizar uma previsão de vendas deve-se ter uma informação sobre a demanda dos produtos, a demanda possui muitos padrões, mas os mais comuns são:

  • Media: em quê as flutuações da demanda estão em torno de um valor constante;
  • Tendência Linear: em que a demanda cresce ou decresce linearmente;
  • Tendência não Linear: em que a demanda cresce ou decresce não linearmente, conforme uma equação de 2º grau;
  • Estacional: em que a demanda cresce ou decresce em certos períodos

       Alem da demanda existem também as previsões que podem ser de curto, médio e longo prazo. As previsões de curto prazo são de ate três meses , onde são utilizados métodos estatísticos baseados em medias ou no ajustamento de retas. Para prever as de médio e longo prazo são utilizados modelos explicativos, que por exemplo, para considerar a demanda de carros no futuro, deve-se considerar que a demanda de automóveis depende da população e da renda da mesma, podendo ate formular um modelo que explique a quantidade de veículos a ser demandada, como sendo:

        V = K x PA x Rb

       Alem deste modelo também existe o modelo de Delph, este modelo tem sido bastante utilizado para prever cenários prováveis no futuro e tem apresentado bons resultados na identificação de pontos de mudança. Existem métodos estatísticos que trabalham com uma hipótese implícita que o futuro é uma continuação do passado, os métodos estatísticos baseados em media são: media móvel simples, media móvel exponencial, com ajustamento sazonal, ou por tendência. Diante de todos esses métodos deve-se escolher o que mais se ajusta a realidade que esta sendo analisado, esse processo deve ser feito com métodos estatísticos de determinação de erros, para isso deve-se sempre verificar se o método utilizado continua valido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com