TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Anhanguera de Estatistica

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP[pic 1]

PÓLO IACS – TAQUARA/RS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

JOSE EDUARDO DA SILVA RA-413957

JOSE MARIO LUZ MEDEIROS RA-406551

REGIS ANDRE RUFATTO RA-407326

TÂNIA REGINA ZANATTA DE OLIVEIRA RA-438773

TAÍS DA COSTA RA- 434468

YURI ARTHUR MUCK RA-406565

ESTATÍSTICA

ADMINISTRAÇÃO 4ª SÉRIE

TAQUARA/RS

2014


JOSE EDUARDO DA SILVA RA-413957

JOSE MARIO LUZ MEDEIROS RA-406551

REGIS ANDRE RUFATTO RA-407326

TÂNIA REGINA ZANATTA DE OLIVEIRA RA-438773

TAÍS DA COSTA RA- 434468

YURI ARTHUR MUCK RA-406565

ESTATÍSTICA

Atividades Práticas Supervisionadas apresentado como requisito para avaliação da disciplina de Estatística do 4° semestre do Curso de Administração da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação da professora local Diovana Guerra Simões.

Taquara/RS

2014


SUMÁRIO

1 APLICAÇÃO   DOS     CONCEITOS   DE    CONTROLE    ESTATÍSTICO     DE

PROCESSO (CEP)...................................................................................................................

2 CONCEITOS E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA......................................................

3 POSSIBILIDADES    DE    APLICAÇÃO    DA   ESTATÍSTICA   NA   ÁREA DE

ADMINISTRAÇÃO................................................................................................................

REFERENCIAS………………………………………………………………………………

3

4

6

11


1 APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP)

Analisa as informações transmitidas pela empresa para definir posições baseadas nos dados coletados através de base estatística.

A estatística baseia-se nas probabilidades, como forma de previsão de fenômenos futuros, com base nas informações coletadas da empresa.

Com foco em adquirir a melhor informação e assim poder fazer uma melhor interpretação do caso pesquisado através dos dados coletados.

Portanto, a estatística é uma ciência que prioriza a coleta, análise e interpretação dos dados através de métodos de recolha, organização, resumo e interpretação de dados.

Através do conceito de Controle Estatístico de Processo (CEP), a indústria de fundição do Norte Catarinense, grande fornecedora de produtos automotivos viu a necessidade de procurar por melhorias para acompanhar a grande exigência de seus clientes.

Um dos produtos produzidos pela empresa é um bloco de motor para caminhões a diesel. Onde se é medida a qualidade da peça como: resistência e dureza. A inspeção é feita de forma unitária, pelo fato do mesmo ser de difícil manuseio, pois são de grandes dimensões, e após a sua fundição tem que se esperar pelo tempo necessário para seu resfriamento, por isso não são inspecionados todos, porém se pega o primeiro bloco de cada lote e o faz passar por uma inspeção, onde se determina sua qualidade, ou seja: se ele estiver dentro dos padrões aceitáveis dentro dos valores impostos ao produto, o lote é aceito, porém se não estiver dentro dos conformes entende-se que exista algum problema com os corpos de ensaio, dessa forma são feitas analises com outras amostras do mesmo lote.

2 CONCEITOS E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA

Os conceitos estatísticos têm sido aplicados em diversos campos de conhecimento do homem, seus métodos são utilizados nos processos de gerenciamento na área governamental ou na iniciativa privada, na previsão de surtos epidêmicos, nodesenvolvimento de controle de tráfego, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, etc.

A Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença.

A Estatística permite identificar situações críticas e, conseqüentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS. Na área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas de forma ruim e incerta.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. As pesquisas políticas, os índices da inflação, de emprego e desemprego são um exemplo de aplicação da Estatística analisados e divulgados pela mídia no dia a dia.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país, para este caso vemos claramente a importância da aplicação dos controles estatísticos, na obtenção de dados para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.

A estatística é a ferramenta que permite extrair dos dados informações para que as decisões sejam tomadas, de forma a minimizar os riscos possíveis Alguns exemplos dequestões do dia a dia que levam a tomadas de decisões.

A cotação do dólar deve aumentar na próxima semana?Qual a quantidade de cereal a ser produzida no próximo ano? O fumo causa câncer? O uso do cinto de segurança realmente protege o motorista em caso de acidente?Pode determinado medicamento reduzir o risco de ataque cardíaco? O acusado é culpado ou inocente?O crânio encontrado pelo arqueólogo é de um homem ou de uma mulher? Qual a localização exata de certo tumor cerebral? Qual será o preço do ouro no final deste ano? A introdução de uma nova tecnologia diminui o custo de fabricação de certo produto? Qual a forma mais justa de se cobrar determinado imposto? A produção industrial tem influência no aumento dos preços? Qual o melhor investimento a ser feito nas universidades públicas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com