TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Anhanguera Ava China

Dissertações: ATPS Anhanguera Ava China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 5

A China devido a seu desenvolvimento se tornou a segunda maior economia do mundo, porém o crescimento chinês tem apresentado um ritmo alucinante, e segundo Josias de Souza no site da Uol foi a “ Pela primeira vez, a China deixou para trás os EUA e tornou-se, em 2012, a maior potência comercial do mundo. A conta foi feita com base no critério do fluxo comercial, que soma todas as exportações e importações de bens.”

É importante salientar que o Departamento de Comércio dos EUA, no ano passado informou que as exportações e importações americanas totalizaram US$ 3,82 trilhões e segundo a agência chinesa de bens, o movimento foi de US$ 3,87 trilhões na China

O PIB da China em 2012 cresceu 7,8% em 2012, porém especialistas esperam que o crescimento da China deva atingir 8% ou mais em 2013, mas ainda não é muito propenso.

“A segunda maior economia do mundo interrompeu a tendência de desaceleração, disse Zhang Ping, chefe da agência de planejamento econômico do país, afirmando, na época, estar confiante de que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) passaria dos 7,5% em 2012”.

A economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial. A China cresceu e se tornou a economia de maior crescimento global. E é o segundo país do mundo em PIB nominal e PIB real, embora sua renda per capita ainda seja baixa. A moeda é desvalorizada, e o custo de vida na China é baixo e o seu IDH médio é de 0, 0,699 em 2012, ocupando o 101 posição do ranking.

Esse sucesso comercial da China é devido ao seu baixo custo de produção. Pois são atribuídos uma combinação de fatores como mão-de-obra de baixo custo, boa infraestrutura, bom nível de tecnologia, alta produtividade, em alguns casos, o não pagamento de licenças comerciais, a política governamental favorável e uma moeda muito desvalorizada. No entanto a condição de trabalho dos chineses muitas vezes não atende às condições mínimas de trabalho, ou seja,carga horária, salário, condições de trabalho etc, e ainda há vários casos esses fatores ferem e violam os direitos humanos.

Seus principais produtos agrícolas são o arroz, a batata doce, o trigo, o milho, a soja, a cana-de-açúcar, o tabaco, o algodão em pluma, a batata, os legumes e as verduras. Na pecuária destacam-se equinos, bovinos, búfalos, camelos, suínos, ovinos, caprinos, aves e etc. O seu forte em mineração é o carvão, o petróleo, o chumbo, o mineiro de ferro, o enxofre, o zinco e assim sua agricultura mecanizadagera excelentes resultados de produtividade.

Contudo investem no aumento na área de educação e principalmente técnica,innvestimentos também em infra-estrutura com a construção de rodovias, ferrovias, aeroportos e prédios públicos, investimentos nas áreas de mineração, principalmente de minério de ferro, carvão mineral e petróleo.

Entretanto o ocontrole governamental dos salários e regras trabalhistas e assim com medidas as empresas chinesas tem um custo reduzido com mão-de-obra e com os salários são baixos, fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo. Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país.

Na indústria destacam-se o têxtil ou seja a do algodã), matérias de construção como o cimento, siderúrgica como o aç) e equipamentos eletrônicos.

Os principais produtos que a China exporta para o Brasil são produtos têxteis, vestuários, equipamentos de automação, coque, calçados, brinquedos, produtos plásticos e eletrodomésticos dentre outros.

A China foi o principal país de destino das exportações brasileiras de soja, tendo essas operações representado 17,1% do total exportado de janeiro a julho de 2012. O mesmo ocorreu com as exportações de minério de ferro, que representaram 16% do total exportado. Quanto ao óleo de soja, a China foi o terceiro país de destino, com 15,97% do total exportado.

As razões para a elevada concentração da pauta nesses produtos foram as seguintes:

A soja e o óleo de soja são itens que fazem parte dos hábitos alimentares dos chineses, uma vez que são utilizados, respectivamente, na fabricação do "tofu", "shoyu" e do óleo de cozinha.

A demanda da China por matérias-primas como o minério de ferro decorre do fato de o seu modelo de crescimento econômico ser baseado no uso intensivo de tecnologia moderna e no baixo custo da mão-de-obra especializada. A questão do suprimento de minério de ferro para a China é muito importante, pois esse produto é usado na fabricação de aço, o qual possui intensa procura no país. Ocorre, porém, que o minério produzido pelas minas chinesas contém apenas 30% de teor de ferro, o que confere uma vantagem comparativa ao produto brasileiro no mercado chinês.

O crescimento econômico da China requer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com