TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Introdução

Por:   •  13/6/2018  •  Artigo  •  3.424 Palavras (14 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Com o passar dos anos as empresas vêm sofrendo inúmeras transformações, que estão levando-as a buscar alternativas para que se adaptem ao mercado, que aumenta a cada dia mais o nível de competitividade, e um dos programas mais utilizados é o programa de treinamento, onde é realizado o programa de levantamento de dados, colhidos ou obtidos na empresa que vem enfrentando os problemas. Para a elaboração desse programa de treinamento é necessário seguir as etapas que auxiliam na obtenção das informações necessárias sobre a empresa.

Entre estas etapas destaca-se o levantamento das necessidades, onde os problemas encontrados dentro da empresa são listados; o programa de treinamento, e a definição das estratégias do treinamento, elaborar o programa de treinamento, ou seja, definir o melhor método para atingir os objetivos propostos, além de solucionar os problemas da empresa e para finalizar deve-se realizar a avaliação dos resultados do treinamento, que busca avaliar se o programa atingiu seus objetivos pré-estabelecidos.

Por fim, destaca-se a importância da realização dessa atividade dentro da empresa, considerando que ela é de extrema importância, pois pode se encontrar todas as falhas existentes dentro da empresa e com isso buscar programas para solucioná-las.

A importância do treinamento nas organizações

Treinar é o ato de preparar pessoas para desempenhar as funções exigidas por um determinado posto, é necessário se preocupar com princípios técnicos, comportamentais e morais relacionados ao cargo. Essas etapas são realizadas com os funcionários específicos de cada área, onde se treina e ensina o funcionário a desenvolver com eficiência e qualidades suas atividades.

É um processo de curto prazo, no qual as pessoas aprendem conhecimentos em relação ao trabalho, desenvolvem habilidades e competências em funções dos objetivos definidos.

O treinamento tem por objetivo gerar mudanças na conduta do funcionário para que ele trabalhe de acordo com os princípios da empresa. Motivando-os, criando oportunidades de desenvolvimento pessoal e proporcionando um clima satisfatório entre os funcionários.

Avaliação do Programa de Treinamento

O estudo tem como objetivo principal avaliar o Programa de Treinamento de uma indústria de papel e celulose do Paraná diante do ponto de vista dos colaboradores. A coleta de dados consistiu em pesquisas realizadas com o Analista de Recursos Humanos, por meio de entrevistas abertas com os colaboradores da empresa e por meio de questionários estruturados. Os resultados apontaram a satisfação dos colaboradores com os treinamentos ofertados, a participação e também a evolução no aprendizado com o programa, que contribui na indicação dos pontos positivos e nos aspectos a serem melhorados na organização, pois o método de estudo oferece oportunidade de inúmeras pesquisas na área, aprimorando então as estratégias da empresa. O treinamento nas organizações tem se tornado grande foco de estudo, no qual se busca aperfeiçoar o desempenho, as atitudes e as habilidades das pessoas. Entre outros aspectos, busca-se inclusive avaliar o retorno de investimentos em termos de produtividade, sendo uma importante ferramenta de extrema importância para se mudar o modo como a organização trabalha. 

O artigo tem como objetivo avaliar a opinião dos colaboradores de uma indústria com relação ao treinamento ofertado e almejado pela organização. Foram verificados também, objetivos específicos: identificar o atual estágio da gestão do programa de Treinamentos da organização; A possibilidade de práticas que melhorem seu desempenho, colocando-as em condições de enfrentar concorrentes de outros países e eventualmente auxiliar na consolidação de negócios com países importadores de seus produtos; e a conectividade do treinamento com objetivos estratégicos da empresa e seus talentos, para que aumente a competitividade e os resultados da empresa. 

Analisando os principais desafios da organização, como: atrair, capacitar e reter talentos, formar o perfil de profissional exigido pelo setor, investigar as práticas de auto desenvolvimento, o artigo justificou-se buscando novos resultados para a tomada de decisão na organização, e estudos futuros que completem a linha de pesquisa. 

Foi adotado para a pesquisa o método do estudo de caso, analisando uma situação particular e única como estratégia para apontar os pontos relevantes, analisando suas vantagens e desvantagens, sendo usado em situações presentes

A preferência pelo uso do Estudo de Caso deve ser dada em situações em que os comportamentos relevantes não podem ser manipulados, mas onde é possível se fazer observações diretas e entrevistas sistemáticas. É importante ressaltar a diferença entre treinamento e desenvolvimento das pessoas. O treinamento tem a finalidade de melhorar as habilidades do profissional no desempenho de suas funções. Já o desenvolvimento tem como foco novos cargos a serem abertos na organização com novas capacidades e habilidades a serem aprendidas pelo empregado. 

Coleta de Dados

Entrevista com o Analista de Recursos Humanos analisando as propostas, os planos dos Recursos Humanos da empresa e como são realizados os treinamentos;

Entrevistas realizadas através de questionários de roteiro estruturado 

respondidos por colaboradores do setor. 

Os pontos mais importantes dos resultados encontrados foram analisados e discutidos nas considerações finais, seguindo a proposta dos objetivos traçados.

Descrição da Empresa:

A Intermédica Sistema de Saúde S.A - uma empresa de grande porte, com em média 5.000 funcionários, atua na área da saúde, voltada para o publico alternativo, localizada na Rua: Carolina Florence n º 201- Jd. Guanabara Campinas.

Fundada em 1968, cresceu voltando-se fundamentalmente para o segmento empresarial, onde obteve e mantém até hoje clientes expressivo.

O grande marco na busca pelo crescimento contínuo e sustentável da Intermédica aconteceu em 1972, com a inauguração do primeiro Centro Clínico Próprio.

Pioneiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com