TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pesquisa Operacional .

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO        .......2

2.0 RELATÓRIO I ....................................................................................................................3

      2.1 Construção de um Modelo..............................................................................................5

      2.2 Solução do Modelo.........................................................................................................5

      2.3 Validação do Modelo......................................................................................................6

      2.4 Avaliação Final...............................................................................................................6

3.0 RELATÓRIO II....................................................................................................................7

4.0 RELATÓRIO III...................................................................................................................8

5.0 RELATÓRIO IV...................................................................................................................9

6.0 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................................10

1.0 INTRODUÇÃO

Dentro das empresas, há várias situações rotineiras que levam aos administradores a tomar decisões rápidas, para saber se o que planejam está sendo feito de maneira correta, com dados e números a serem calculados para ser uma resposta rápida.

Para que essas decisões sejam tomadas de maneira certeira, dentro do que é especificado em cada processo, as empresas contam com a Pesquisa Operacional, que é um método cientifico de tomada de decisões, tem por objetivo fornecer ferramentas quantitativas que auxiliam a seleção da melhor forma de se operar um sistema.

As organizações podem ser vistas como sistemas que visam obter o maior retorno possível para as atividades que pratica. Pode-se entender como atividade, a qualidade de um serviço prestado ou o lucro obtido pela venda de um produto.

Neste desafio, recebemos a incumbência de desenvolver um projeto que, de maneira clara e correta, desenvolvêssemos meios de utilização da pesquisa operacional, ferramentas para auxiliar duas empresas a aumentar seu lucro, com o mínimo tempo possível.

Realizar esse projeto, fez com que descobríssemos a importância do conteúdo de pesquisa operacional e de qual maneira ela pode ser aplicada, auxiliando os administrados nas tomas decisões, conseguindo assim atingir metas e objetivos. Com as orientações certas esse desafio está sendo estimulante.

Através de ferramentas aplicadas nas informações de ambiente empresarial, podemos analisar os dados de maneira mais explanada a fim de garantir sucesso na resolução dos problemas.

A pesquisa operacional analisa os dados criando modelos matemáticos que irão auxiliar na tomada de decisão, garantido assim uma analise mais detalhada, entretanto a experiência de quem ira analisar os dados e os fatores externos não pode ser deixado de lado.

Por tanto segue nosso trabalho, e esperamos atender o desafio inicial.

2.0 RELATÓRIO I

A Pesquisa Operacional utiliza modelos matemáticos, algoritmos e estatísticos para contribuir na tomada de decisões. Sua maior frequência é utilizada no uso para análise de sistemas complexos reais, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho ou melhorar, uma forma de matemática aplicada. Caracterizou-se no esforço de determinar a melhor utilização de recursos limitados e para programação otimizada através de equipes interdisciplinares pelo uso de técnicas e métodos científicos.

Tal ferramenta é utilizada na tomada de decisões, inúmeros meios profissionais tais como empresas aéreas, siderúrgicas, hospitais, entidades governamentais e também nas empresas de distribuição. Ela também está relacionada nas áreas de Administração, Engenharia e Logística.

Com a utilização de novas tecnologias em computadores e a rapidez que as informações são transmitidas, verificou-se que com a utilização da pesquisa operacional seria primordial para o alinhamento estratégico para integrar atividades como marketing, vendas, finanças compras e sistemas de informações. As empresas necessitam dessas ferramentas para a solução de problemas operacionais.

Problemas operacionais podem ser solucionados através da programação dinâmica, lembrando sempre que todo problema de programação dinâmica pode ser desenvolvido e estruturado por softwares. Contudo, a programação dinâmica é desenvolvida como uma técnica que é designada para aperfeiçoar processos de decisões de multiestágios (processo que podem ser desdobrados segundo certo número de etapas seqüenciais, ou estágios), onde muitos desses processos apresentam retornos.

Percebemos que o objetivo da análise desses processos é determinado em uma situação ótima, em que se resulta num melhor retorno total com objetivo de maximizar os resultados da empresa quando existem limitações na capacidade produtiva, muitos administradores de produção vêm utilizando a programação dinâmica há algum tempo. A perspectiva é que na medida em que os gerentes de produção inserir essas técnicas no seu dia-a-dia saberão lidar com maior facilidade com os imprevistos, na intenção de obter o máximo de resultado positivo a partir da aplicação dos recursos escassos.

Para facilitar o entendimento sobre utilização do processo no uso de recursos computacionais, destacamos os principais temas abordados

- Uso de Planilhas Eletrônicas;

- Utilização de outros recursos computacionais disponíveis na internet;

- Uso de programas desenvolvidos pelo professor e pelos alunos;

- Implementação de modelos mediante linguagens de programação;

- Utilização de softwares específicos.

Dentre os recursos computacionais citados acima, contamos com três ferramentas básicas de utilização sendo Programação Linear, Método Simplex e Solver, conforme exemplificamos abaixo:

  • Programação Linear: Baseada na solução e de modelagem de problemas e o uso de recursos computacionais, definido pela utilização de planilhas eletrônicas, pesquisas na internet, linguagens de programação e pacotes específicos. Chamado de PPL (Problemas de Programação Linear), quando o processado via planilhas eletrônicas é muito mais fácil de programar, tornando-se um exercício de apoio a compreensão do problema a ser resolvido.

  • Método Simplex: É utilizado com conceitos básicos de matemática matricial, iniciando com uma solução viável qualquer, suprindo as restrições e encontrando os resultados a maximizar o objeto de resolução do problema. Baseia-se em um algoritmo, solucionando problemas de equações lineares e resultando em aperfeiçoar qualquer variável.

  • Solver: Ferramenta disponível no Microsoft Excel que possibilita a utilização dos cálculos de programação linear que trabalha com variáveis de decisão com os recursos a serem utilizados, as constantes como limite de utilização dos recursos e a função objetiva que mede o resultado da otimização. Sua finalidade é sempre buscar pela solução ótima, respeitando as restrições e apresentando o melhor resultado.
  • Simulação: Ferramenta utilizada para facilitar o entendimento do problema e identificação da solução através de planilhas eletrônicas em modelos com um e dois servidores em série e paralelos.

Podemos citar também a Programação Dinâmica que é uma técnica utilizada na resolução de problemas com a utilização de uma seqüência de estados e pode ser paliçada tanto em problemas lineares quanto a não lineares. Formula-se um modelo que compreende a identificação dos seguintes pontos: sistemas, estágios, ação, retorno, valor do estado, função de transição, função de recorrência e conjunto de ações viáveis. Itens importantes para propor a solução de um problema.

A seguir faremos uma breve explanação de utilização dos modelos e suas aplicações, para se chegar a um resultado final, ou seja, a um resultado ótimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (264.2 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com