TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pesquisa Operacional

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO 1

Conceito

A pesquisa operacional é um método cientifico de tomada de decisões, ou seja, é um método que tem como objetivo apresentar ferramentas quantitativas que auxiliam a empresa a operar o sistema de uma melhor forma. A pesquisa operacional consiste basicamente em elaborar um modelo de um sistema real que já existe, mas com objetivo principal de levá-lo apresentar ao melhor desempenho desejado pela empresa.

Principais Fases da Pesquisa Operacional

Definição do Problema

A descrição dos objetivos é umas das principais atividades em todo o processo de estudo, e a partir deste ponto que o modelo é concebido. A equipe responsável pelo estudo deve procurar captar e refletir, na formulação, a necessidades dos executivos com a relação ao problema de decisão, como também é essencial que todas as opções de decisão e as limitações sejam explicitas, para que as soluções definidas no final do processo sejam validas e aceitáveis.

A definição do problema é dividida em três pontos principais

 Descrição exata dos objetivos de estudo;

 Identificação das alternativas de decisão existentes;

 Reconhecimento das limitações e exigências do sistema.

Construção do modelo

É a parte que exige mais criatividade do analista, já que a qualidade do próximo processo é consequência do grau de representação da realidade que o modelo venha apresentar. É o modelo mais apropriado para representação do sistema e deve ser escolhido com base da definição do problema.

Na pesquisa Operacional os modelos de maior interesse são os modelos matemáticos, os modelos compostos por equações e inequações. Uma das várias equações tem a finalidade de medir a eficiência do sistema para cada solução proposta. Geralmente as outras equações descrevem as limitações técnicas do sistema. As variáveis que copõem as equações são:

Variáveis controladas ou de decisão: são as variáveis onde os valores estão sob o controle. Decidir nesta situação é atribuir um valor particular a cada variável.

Variáveis ao controladas: são as variáveis cujos valores são arbitrados por sistemas fora do controle do administrador. Custos de produção, demanda de produtos, preço de marcado são variáveis não controladas.

Um bom modelo é aquele que tem desempenho suficiente ou próximo do desempenho da realidade e é de fácil experimentação. A fidelidade de um modelo é majorada à medida que o modelo incorpora características a realidade, com a adição de novas variáveis. Devido a isso, acaba aumentando a complexidade dificultando a sua experimentação, o que leva a considerar o fator custo-beneficio quando pensamos em melhorar o desempenho de um modelo.

Solução do modelo

Já nesta fase tem a principal finalidade de encontrar uma solução para o modelo construído nos processos anteriores. Nos modelos matemáticos, a solução é obtida através do algoritmo, em termos de rapidez do processo e precisão da resposta. Neste caso exigira do analista em questão um conhecimento profundo nas principais técnicas.

Validação do modelo

Nessa parte do processo da solução do processo é preciso verificar a validade do mesmo. Um modelo só é valido, se a despeito de sua inexatidão em representar o sistema, ele for capaz de fornecer uma previsão aceitável do comportamento do sistema e uma resposta que possa colaborar para qualidade da decisão tomada. O processo de validação é feita pela verificação da correspondência entre os resultado obtidos e algum comportamento esperado do novo sistema.

Implementação da solução

A implementação é umas das etapas críticas do estudo. É conveniente que ela seja controlada pela equipe responsável, pois os valores da nova solução quando forem levadas a prática podem necessitar de correções nas relações funcionais do modelo assim exigindo a reformulação do modelo em algumas partes.

É importante a presença da equipe, pois garante uma melhor adequação das decisões as necessidades do sistema e aceitação mais fácil dessas decisões por todos os setores envolvidos.

Avaliação Final

É avaliação dos resultados obtidos depois de todos os processos é e fundamental, pois garante melhor adequação das decisões as necessidades do sistema e aceitação mais fácil das decisões por todos os setores envolvidos nos estudos.

Nesta parte da avaliação, um fator fundamental é experiência do pessoal envolvido no estudo. Não podemos esquecer que um modelo é uma representação simplificada, assim não é possível captar todas as características.

Pesquisa operacional nas empresas

Pesquisa Operacional é implantada com mais frequência em grandes empresas pelo fato de deste de método ser geralmente caro e, devido a isso, apenas as grandes empresas têm capacidade financeira de investir em pesquisa operacional nas suas operações. A partir deste ponto surge o potencial de concorrência das mesmas. Mas com a disponibilidade de softwares livres e o aumento da popularidade desta ciência no Brasil, a aplicação de técnicas de Pesquisa Operacional se torna viável à realidade das pequenas e médias empresas.

A maior parte das pequenas e médias empresas apresentam processos de planejamento estratégico incompletos, irregulares, informais e pouco sofisticados. Mas a concorrência global, no qual estas empresas fazem parte , exige que, além do planejamento estratégico, que as mesmas tenham também capacidade de resposta imediata e um processo de tomada de decisões rápido e eficaz.

É necessário informações para conseguir desenvolver um trabalho de Pesquisa Operacional. O desenvolvimento de um sistema de informação e a criação de um banco de dados confiável seria uma evolução. Esta atividade pode ser terceirizada se esse tipo de serviço não for o negócio principal da empresa.

Quase todas as grandes empresas já utilizam da técnica para aumentar o potencial competitivo de suas operações de produção, armazenamento, transporte e prestações de serviço. Estas empresas não buscam softwares prontos, disponíveis no mercado, pois estes não fornecem informações intrínsecas de seus processos. Segundo Ricieri, um professor do ITA “as empresas não querem mais softwares empacotados. Elas querem soluções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com