TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pesquisa Operacional

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1. ETAPA 1 6

2. ETAPA 2............................................................................................................................8

3. BIBLIOGRAFIA ..................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Esta atividade é para compreensão das técnicas para reconhecer e definir problemas.

Desenvolvendo raciocínio lógico e analítico, trabalhando com tabulações de dados, desenvolvendo soluções matemáticas presentes nos problemas.

Com as mudanças do mundo globalizado, a pesquisa operacional é um apoio para as tomadas de decisões dentro de uma empresa.

1. ETAPA 1

Aula-tema: Conceitos de Decisão.

Relatório 1

A Pesquisa Operacional (PO), é uma modelagem matemática aplicada à área de negócios.

Essa ferramenta é utilizada para solucionar problemas nas organizações empresariais, em todas as tomadas de decisões, sendo extraídos dados para planejar, analisar , controlar , através da imensa tecnologia disponível.

Sendo apresentando formas, para maximizar e minimizar lucros.

A Pesquisa Operacional pode ser utilizada para resolver os seguintes problemas no ambiente empresarias: otimização de recursos, roteirizarão, localização, carteiras de investimento, alocação de pessoas, previsão de planejamento, determinação de variedade de produtos, planejamento financeiro, analise para desenvolvimento de projetos, entre outros.

Dentre as decisões tomadas, é possível realizar a conversão de dados em informações significativas, criar alguns sistemas para desenvolver raciocínio através dos dados disponíveis e elaborar estratégias para garantir o melhor estudo de caso para cada situação que a organização necessitar.

Essa ferramenta é de grande importância para o trabalho de gestão, seja nos níveis gerencial, operacional ou estratégico, uma vez que fornece condições para melhor comunicação entre decisões e setores de uma organização.

O processo de modelagem usa a intuição gerencial ou utiliza o processo de modelagem a fim de realizar simulações alterando as variáveis do problema para encontrar a melhor solução.

Os tipos de modelos são os físicos, analógicos e matemáticos, sendo este o mais utilizado.

Tipos de Modelos

Os analógicos representam as relações de diferentes maneiras. Os mapas, os velocímetros através de sua escala são exemplos de modelos analógicos.

Os modelos matemáticos ou simbólicos representam as grandezas por variáveis de decisão e as relacionam por meio de expressões ou equações matemáticas.

Modelo simbólico, quando uma das variáveis representa uma decisão ser tomada, o modelo é denominado de decisão. Normalmente , as decisões são tomadas para se atingir algum objetivo. Conseqüentemente, nos modelos de decisão adicionamos uma variável que representa a medida de performance dos objetivos.

O processo de modelagem deve considerar as seguintes condições:

- Variáveis do problema: São fatores controláveis e quantificáveis. Representam as variáveis de decisão.

- Parâmetros do problema: São os valores fixos do problema, valores financeiros dos dados ou custos fixos da produção.

- Restrições: São aspectos que limitam a combinação de valores e variáveis de soluções possíveis.

- Funções objetivo: É uma função que busca maximizar ou minimizar, dependendo do objetivo do problema, é uma das principais técnica da pesquisa operacional.

- Programação linear: Um problema de PL que consiste em determinar valores não negativos para as variáveis de decisão, de forma que alcancem as restrições impostas e que maximizem ou minimizem uma função linear dessas variáveis.

- Teoria das filas: É um ramo da probabilidade que estuda a formação de filas, através de análises matemáticas precisas e propriedades mensuráveis das filas. Ela provê modelos para demonstrar previamente o comportamento de um sistema que ofereça serviços aos clientes e ser viável economicamente para provedor do serviço.

- Teoria dos gráficos: ramo da matemática, que se utiliza modelos de gráficos para estudar as relações entre os objetos de um conjunto.

Essa ferramenta de gestão é de grande importância, pois além de auxiliar nas tomadas de decisão, ela nos oferece base para elaborar o a gestão da pesquisa operacional em qualquer nível estabelecido. É de grande importância para o dia a dia da empresa, em que as tecnologias estão em constantes mudanças.

2. ETAPA 2

Aula-tema: Modelagem de Problemas Gerenciais; Programação Linear.

a) 60x+10y+30y≤22 → 60x+40y≤22

b) 25x+15y+60y≤ 20 → 25x+75y≤20

c) 45x+45y+10x≤25→ 45x+55y≤25

d) 20x+50y+30y≤24 → 20x+80y≤24

e) 50x+40y+10y≤27→ 50x+50y≤27

a) x+40y=22

22

− = 0,55

40

Y+60x=22

Y=60

− = 2,72

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com