TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Produção

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL - FACNET

Administração de empresas

            Pesquisa Operacional

Nomes:

Ferdinando Soares Brandão                        RA: 2008192821        

Madaleine Dias Tavares                             RA: 5660120235

Simone dos Santos Souza                           RA: 5660124286

Valdenir Vieira da Silva                             RA: 5631116915

ATPS ETAPA 01 e 02.

Professor: Francisca Soares

Taguatinga – DF, 25 de Setembro de 2015.

Introdução:

O objetivo dessa Atps e demonstra o conceito e as principais utilização da pesquisa operacional, e suas principais aplicações no processo de tomada de decisão.

Etapa 1 passo 1

Pesquisa Operacional

  • Origem da pesquisa operacional

A primeira vez que esse termo foi utilizado foi durante a segunda guerra mundial em1939, na Inglaterra onde alguns cientistas usavam métodos científicos operacionais, a fim de utilizar de forma acertada os recursos militares limitados que havia naquela época, eles foram os primeiros a utilizar métodos de pesquisa operacional.

Como esse método foi tão satisfatório, logo foi usado nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos a pesquisa operacional auxiliou a reestrutura da força aérea, a marinha e o exército. Onde eram formuladas previsões, e racionalização das atividades militares, desenhos estratégicos através de teoria de jogos. (Almeida, João 10 de agosto de 2012).

              Com fim da segunda guerra mundial pesquisa operacional começou ser usada em outras áreas advento do aumento tecnológico e do uso de computadores, sendo usados nas organizações na forma de modelagem matemática e suas operações, fossem industriais ou de serviços.

Após a Segunda guerra muitos cientistas continuaram a fazer pesquisas começadas na segunda guerra mundial o mais notório foi cientista matemático George B.Dantzig, criador do método simplex para resolução de programação linear, criado em 1947. (Almeida, João 10 de agosto de 2012).

O Método Simplex e utilizado para determinar, numericamente, a solução ótima de um modelo de Programação Linear. Será desenvolvido inicialmente para Problemas de Programação Linear, na forma padrão, mas com as seguintes características para o sistema linear de equações:

1) Todas as variáveis são não-negativas:

2) Todos os bi’ são não-negativos;

3) Todas as equações iniciais do sistema são do tipo “≤”. Assim, na forma padrão, só encontra-se variáveis de folga.

  • Pesquisa Operacional.

Pesquisa Operacional é o método cientifico que auxilia na tomada de decisões tais como: projetar; planejar; e operar sistemas em situações que requerem alocações eficientes de recursos escassos. E muito utilizado na área da economia, matemática e estatística e informática. Ela trabalha na formulação de modelos matemáticos a serem resolvidos com o auxílio de computadores, sendo feita em seguida a análise e a implementação das soluções obtidas, através dela pode ser determinar custo mínimo de produção, maximizar lucros e a utilização de equipamentos, redução de custos e desperdícios nas empresas, e minimizar problemas com transporte e rotas etc.

  • Management Sciences

E considerada uma subárea da pesquisa operacional, ela utiliza computadores, estatística matemática para solucionar problemas de negócios, pois usa modelagem matemática aplicada a área de negócios. (Lachtermarcher,Gerson, 2009,2).

No processo de decisão Management Sciences se destaca na resolução de:

  • Problemas de Otimização de Recursos;
  • Problemas de Localização;
  • Problemas de roteirizarão;
  • Problemas de Carteiras de Investimento;
  • Problemas de Alocação de Pessoas;
  • Problemas de Previsão e Planejamento.

Em MS há três objetivos inter-relacionados:

  • Converter dados em informações significativas:

Faz com que os dados sejam usados de melhor formato na organização, de forma simples e organizada melhorando as tomadas de decisões na empresa e facilitando a utilização dos mesmos, na hora necessária.

  • Apoiar o processo de tomada de decisões de formas transferíveis e independentes

Apóia na tomada de decisões e da suporte na mesma, fazendo que a decisões  tomadas sejam mais claras e transparentes.

  • Criar sistemas computacionais úteis para os usuários não-técnicos.

Auxiliam a tomada de decisão por meio de sistemas de fácil utilização, os processos de decisão operacional gerencial e estratégica.

  • Tomada de decisão.

A tomada de decisão e o processo de assimilação de um problema ou oportunidade, e a escolha de um ato para resolvê-la.

Vários fatores interferem na tomada de decisão tais como:

  • O tempo disponível para tomada de decisão que muitas vezes e escasso.
  • A importância da decisão: uma decisão tomada de forma errada pode trazer prejuízos incalculáveis e Irreversíveis pra organização.
  • O ambiente: o local onde a decisão e tomada à afeta. Por exemplo, deve ser levada em conta a cultura de povo entre outras coisas.
  •  Certezas ou incertezas e risco: e necessário observa tudo que norteia decisão os riscos econômicos o faturamento a lucratividade que decisão vai gerar.
  • Agentes Decisórios: quem será responsável por tomar as decisões relevantes se uma pessoa ou grupo, se todos estão de acordo para não gerar futuros conflitos na organização.
  • Conflito de interesses: algumas decisões afetam de forma distinta, certos grupos de uma organização ou sociedade. (Lachtermarcher,Gerson, 2009,4)

O processo de resolução de um Problema passa por cinco etapas, podem ser reproduzida, dependendo da situação, é de sumo importância para o processo de resolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com