TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Técnicas De Administração De Pessoal

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  12.254 Palavras (50 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 50

Atps Tecnicas De Administração De Pessoal

Por: marciacapuani  •  13/4/2013  •  8.410 Palavras (34 Páginas)  •  1.786 Visualizações

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada - ATPS

Disciplina: Técnicas de Administração de Pessoal

Nathalia de Cássia Vitor – RA: 4211785042

Márcia Capuani – RA: 1299875577

Tutor Presencial: Luiz Felipe da Silva

Tutor a distância: Vanessa Aleixo da Costa

CAMPINAS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................03

1.        CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

1.1 Principais atividades da Administração de Pessoal...........................................07

1.2 Demonstrativos de Pagamentos.........................................................................08

1.3 Rescisões............................................................................................................09

1.4 Documentos para Homologação........................................................................11

1.5 Prazo para Pagamento de Verbas Rescisórias...................................................13

2.        CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES......................................................14

3.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................15

4.        ANEXOS

4.1        ETAPA 1 – Relação de documentos................................................................16

Contratos.......................................................................................17

4.2        ETAPA 2 – Tabelas (INSS, IRRF, INCIDÊNCIAS E CONVERSÃO)............23

4.3        ETAPA 3 – Cálculos 13º e Férias.....................................................................26

•        INTRODUÇÃO

A importância dos profissionais na área RH se justifica pelas pessoas que nela atua, tais como: legisladores, educadores, técnicos, gente que cuida de pessoas, que recrutam, selecionam e contratam, também pagam, descontam e aposentam. Um povo que cuida da saúde, do alimento, providencia o transporte, que cuida de gente que tem problemas, de quem tem pendências. Um povo que treina, desenvolve e recicla, que briga pelos salários, pelos benefícios, conversa com os sindicatos e defende os interesses dos empresários. Fiel entre o Capital e Trabalho. Gente que procura conectar as almas das pessoas, reinventar a motivação, resgatar o brilho nos olhos, que visam atingir os objetivos organizacionais: Enfim gente que acredita no SER HUMANO e que garimpam TALENTOS. Desta forma, a área de Recursos Humanos tem a incumbência de realizar o trabalho operacional alinhando ao desempenho estratégico das organizações. A importância da área de administração de pessoal é atender as necessidades das pessoas, ou seja, dos seus colaboradores.

O RH nas organizações tem trabalhado com eficácia para contribuir com o bem estar das pessoas, e das organizações, foca o seu papel na organização e relacionamentos, identifica conceitos essenciais relacionado a vida organizacional, de modo a fornecer subsídios ao entendimento da importância desse profissional nas organizações contemporâneas. Visualiza a inter-relação existente entre organização e pessoas, e a importância das estratégias de recursos humanos como instrumentos de melhoria contínua aos processos organizacionais. O RH nas organizações tem função primordial dentro da sua estrutura. É perceptível que o capital humano das organizações é o setor mais importante, e a partir disto, percebe-se como os administradores devem focar sua atenções á este segmento interno da organização. Entende-se que hoje a globalização é preponderante para a mudança da sociedade, o que influencia diretamente na capacidade de informação adquirida pelas pessoas. O papel de interesse do RH é motivar os funcionários a alcançar objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz, neste ponto de informação, é onde os recursos humanos realizam suas atividades com a função de recrutar, estruturar, instruir e qualificar as pessoas. Os recursos humanos bem planejado desloca toda a importância da empresa para os funcionários, se dá pelo reconhecimento formal do quadro de pessoal, quando isso acontece o retorno é imediato, pois o trabalhador trabalha pelo bem incondicional da empresa, fica claro para a organização o lucro liquido, observa desta forma o resultado que um bom trabalho desenvolvido pelo RH pode oferecer.

Palavras-chave: RH, Departamento Pessoal, Criatividade, Ser Humano, Administração de Pessoal, Organizações, Talentos.

•        Principais atividades da Administração de Pessoal

O trabalho de um profissional na área de recursos humanos inicia na contratação de pessoal. Recrutar e selecionar pessoas capacitadas para determinado cargo, solicitar exame médico admissional e documentos necessários para a admissão, efetuar a admissão do candidato e confeccionar os contratos legais, preencher a carteira de trabalho e o livro/ficha de registro de empregados, é o passo inicial.

Cálculo de férias e 13º salário no período adquirido pelo funcionário é outra rotina fixa deste setor. E eventuais situações tais como auxílio doença e acidente de trabalho, onde deve ser elaborado o CAT (comunicado de acidente de trabalho).

E por fim a rescisão de contrato de trabalho, onde é efetuado o cálculo das verbas rescisórias, dependendo da situação que pode ser desde término da experiência, pedido de demissão, demissão sem justa causa, demissão por justa causa, abandono de emprego, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.4 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com