TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TEC ADM DE PESSOAL

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO UNIAN SP – SANTO ANDRÉ

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADRIANA BATISTA DA CRUZ                 9902007821

BRUNA FERNANDA O. PRADO                8062811348

LIDIANE DE O. MEDEIROS                1299263485

MICHELLE GOMES DA SILVA                8634252633

SUZANA CRISTINA OLIVEIRA                8074862742

TATIANE APARECIDA C. MELO        1299256830

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Técnicas em Administração de Pessoal do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, turno noturno 3ª Série A, da Universidade Anhanguera de Santo André - São Paulo.

Orientadora: Gislaine Fonseca.

SANTO ANDRÉ

2015

RESUMO

De acordo com estudos realizados pela Universidade de Brasília, as principais doenças responsáveis por afastar pessoas do trabalho no Brasil estão ligadas a lesões, como fraturas de pernas, punhos e braços; doenças osteomusculares, que é a doença ocupacional caracterizada pelo desgaste de estruturas, como tendões, músculos, nervos, sinóvias e ligamentos; e doenças mentais como depressão, alcoolismo e esquizofrenia. Segundo Anadergh Barbosa-Branco, autora da pesquisa, as áreas de trabalho que mais recorre ao auxílio-doença são as de usina de tratamento de esgoto, Programa Saúde da Família e rádio e televisão e isso custou aos cofres públicos no ano de 2008, uma média de R$ 669 milhões de reais pagos em auxílio-doença a 4% dos 32,5 milhões de trabalhadores brasileiros que receberam atestado médico por mais de 15 dias consecutivos. Entre eles os de usina de tratamento de esgoto, sendo que de cada 10 mil, 2.396 foram afastados por esse período o que lhes garante por lei receber o benefício do auxílio-doença, ressaltando que as mulheres são maioria entre os que são beneficiados com o pagamento do auxílio.

O acidente de trabalho é o motivo de afastamento dos trabalhadores de suas tarefas por mais de 15 dias e corresponde a 43,8% dos afastamentos. Paulo César Andrade autor da pesquisa Prevalência, acredita que o aumento aconteceu devido a implementação do Nexo Técnico Epidemiológico, que possibilita a caracterização dos acidentes de trabalho pela perícia médica do INSS sem precisar do CAT emitido pelo empregador. Os afastamentos por acidente de trabalho também foram motivados por diversos tipos de lesões e doenças mentais e em geral a faixa etária dos trabalhadores afastados está entre 50 e 59 anos, não ignorando o fato de que estes devem ter seus direitos assegurados, uma vez que não poderão ser demitidos no período de um ano após voltarem do atestado médico.

TABELA DE AFASTAMENTO

Cargo

Fatores que influenciam no afastamento

Fatores ambientais

Gerente

Stress, Depressão

Riscos Biológicos; Riscos Químicos; Riscos Físicos; Riscos Ergonômicos; Riscos Acidentais.

Segurança

Fobia, Síndrome do Pânico.

Riscos Ergonômicos; Riscos Acidentais.

Limpeza

Lesões; Dores musculares.

Riscos Biológicos; Riscos Químicos; Riscos Físicos; Riscos Ergonômicos; Riscos Acidentais.

Riscos Biológicos: Bactérias, Fungos, Bacilos, Parasitas, Protozoários, Vírus, entre outros.

Riscos Químicos: Poeiras, Gases, Fumos, Produtos químicos em geral, névoas e vapores.

Riscos Físicos: Ruído, Radiação ionizante, Radiação não ionizante, Umidade.

Riscos Ergonômicos: Levantamento e transporte manual de pesos, exigência de postura inadequada, outras situações causadoras de stress físico e ou psíquico.

Riscos Acidentais: Animais peçonhentos, outras situações de risco que poderão contribuir a ocorrência de acidentes, arranjo físico inadequado, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, outras situações de riscos que poderão contribuir a ocorrência de acidentes.

CAMPANHA MOTIVACIONAL 

 

Objetivo 

Avaliar as competências de disciplina, pró-atividade, relacionamento interpessoal, comprometimento e resultados positivos, dentro das metas individuais estabelecidas. 

 

Abrangência 

Toda a equipe da empresa, incluindo o setor administrativo (gerentes), setor de limpeza, setor de segurança, fábrica e loja. 

 

Período da Campanha

A campanha será realizada por um período composto de seis meses, será iniciado em 01/06/2015 e finalizado em 01/12/2015.

 

Desafio Proposto para a Campanha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (177.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com