TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Relações com o pessoal administrativo do tempo em que você era estudante

Seminário: ATPS: Relações com o pessoal administrativo do tempo em que você era estudante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  Seminário  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

1)Diante das estórias recordadas pelo autor, cujo os protagonistas são os funcionários administrativos das escolas em que estudou e trabalhou.(Seu Carpino, Tia Helena, Josefina,Laídes e Maria Faustina). Relate uma estória do seu passado, da sua convivência com os funcionários administrativos da época em que você era estudante. Se não lembrar, relate um momento com seus estudantes.

Lembro-me d dona Marlene que era inspetora da escola onde eu estudava, o filho dela e eu estudávamos na mesma sala na 5ª serie nos jogavamos vôlei e sempre participavamos de campeonato de vôlei e ela nos levava sempre disposta a nos levar em todos os jogos.

2) Descreva uma ação que colocada em prática na sua escola promoveu uma transformação benéfica na sua comunidade .

Escola Viva onde toda a comunidade participa de aulas de informática entre outro.

3) De acordo com o artigo 206 da Constituição Federal, quais os princípios mais importantes que você considera para a educação? Justifique.

Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; todos têm direitos iguais.

Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, para expressar o que pensa e aprende.

Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais, para aqueles que não têm condições de pagar.

Valorização dos profissionais do ensino.

Garantia de padrão de qualidade.

4) E m 1934, houve mudanças, passando a responsabilidade às províncias o oferecimento de escolas. No fim do século 19, surgiram dois novos tipos de funcionários, ambos assalariados. Quais são eles?

Os subempregados clientelísticos e os burocratas administrativos

5) Os funcionários administrativos podem influenciar na qualidade da escola? O que pode ser feito para motivar essas pessoas a buscar conhecimento e aperfeiçoar-se em suas profissões?

Sim. De alguma forma, não resta dúvida de que são, por pertencerem ao corpo de trabalhadores das escolas, agências formais de educação. Mas, reparem: “coadjutores, auxiliares, administrativos, servidores, pessoal de apoio”. Cada funcionário e útil, na sua função, mostrando que ele em sua função já faz como as merendeiras, a educação alimentar, aos encarregados da limpeza e manutenção, a educação ambiental, às auxiliares de bibliotecas, a educação para a cultura, para a comunicação, para o lazer; aos que trabalham nas secretarias, a educação para a gestão democrática, para a responsabilidade cidadã.

E que precisa se aperfeiçoado com conhecimentos para desenvolver melhor seu trabalho.

6) O funcionário administrativo precisa reunir no mínimo, três conjunto de competências: descreva-os? Com suas palavras defina o funcionário administrativo como educador.

A de especialista num determinado campo de conhecimento técnico (alimentação, por exemplo); a de habilitado na metodologia de sua função educativa específica (alimentação escolar); a de educador escolar, ou seja, alguém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com