TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Técnicas de Negociação

Por:   •  3/5/2015  •  Dissertação  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 03.

O planejamento é essencial para qualquer tipo de negociação que constituem em três variáveis básicas como o tempo, poder e informação;

Tempo: Qualquer negociação sempre envolve interesses por isto mesmo, o elemento tempo é básico. É importante ressaltar que para uma negociação ser bem sucedida, deve-se respeitar o prazo limite, embora, nem sempre termine quando um acordo é celebrado.

Poder: Compreende poderes, tais como: do especialista em determinado assunto, da posição que ocupa em determinada organização, da legitimidade, da concorrência, de investimento, de assumir riscos, de recompensa e de punição, de barganha e da competência.

Informação: Para uma boa decisão, as informações devem ser verdadeiramente confiáveis, para que seja eficaz, a informação deve ser dada na linguagem do receptor, facilitando o entendimento.

Poder, as informações do cliente também são relevantes para a estratégia, pois a falta de conhecimento ou a falta de informação acarretará a uma má negociação, com a insatisfação tendo assim o ganha-perde.

É importante que o profissional coloque sempre o interesse da organização como fator primordial.

A negociação em que ambas as partes saem satisfeitas com o que foi planejado, principalmente, quando envolve comprador e vendedor, é possível criar parcerias para atender as necessidades dos clientes internos e externos da organização. Ou seja, por meio de parceira, cria-se uma fidelização entre as partes envolvidas.

Um bom negociador deve saber o que, como, quando selecionar as estratégias baseadas na totalidade de resultados desejados.

A competência em negociar é hoje uma habilidade imprescindível em qualquer negociação é preciso negociar para lidar com as diferenças e definir o melhor posicionamento estratégico.

Tendo com base quatro estilos de negociadores catalisador, apoiador, controlador e analítico.

Catalisador: Esse estilo é orientado para idéias. Pessoas com esse perfil são empreendedoras, entusiasmadas, estimulantes e persuasivas. Costumam inclusive usar suas habilidades sociais para atraírem as pessoas e conseguirem realizar seus objetivos e gostam de ser reconhecidas por suas qualidades.

Apoiador: É visto como uma pessoa amável, compreensiva, bom ouvinte, prestativo, que sabe trabalhar em equipe, gosta de dar apoio às outras pessoas, é leal e de confiança. Não gosta de ferir nem magoar os outros. Pessoas com esse perfil gostam de receber atenção e apreciam ser aceitos pelas pessoas. Por outro lado, muitas vezes o apoiador pode ser encarado como dissimulado, porque perde tempo e evita conflitos.

Controlador: Geralmente são pessoas decididas, eficientes, responsáveis, rápidas e objetivas, que assumem riscos calculados. Valorizam os resultados e o cumprimento de metas, não se importando com as pessoas.

Analítico: Geralmente, são pessoas sérias, organizadas, pacientes, cuidadosas e controladas, com alta capacidade crítica. Gostam de estar a par do que acontece, procuram se apropriar dos detalhes conhecem o trabalho e procuram aprofundar o conhecimento se especializando.

Tem também como estratégia a flexibilidade tem a capacidade e as necessidades alheias pelo menos tão importantes

A estratégia é emergente, precisando ser flexível e criativa para superar as incertezas, os riscos e aproveitar as novas oportunidades nos mercados, a mudança, a incerteza, a novidade e a criação de novos conhecimentos com maior intensidade, a estabilidade, também fazem parte do processo estratégico.

Passo 04.

A negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias e interesses, buscando o melhor resultado para ambas as partes envolvidas, conscientes de que todas tiveram um lucro com base no que foi oferecido.

As negociações são importantes para o desenvolvimento comercial de uma empresa.

Negociar é importante quando duas ou mais partes buscam alternativas para a solução de conflitos.

Para que haja uma boa negociação, é necessário que todas as partes estejam interessadas em um mesmo produto, seja pela afinidade ou conflitos, e estejam abertas para novas ideias.

Conhecimento e determinação são fundamentais para o alcance de um bom resultado. Pode-se dizer que uma boa negociação foi bem sucedida quando os objetivos da negociação foram alcançados e a qualidade do relacionamento entre os envolvidos foi preservada.

Um negociador experiente, entra em uma negociação com vantagens, pois, já tratou com clientes de todos os tipos ao longo da vida profissional: algumas mais duras e energéticas, com disposição para se comunicar livremente e sem segredos, outras mais reservadas, com disposição para serem influenciadas por aquilo que esteja sendo dito, oferecido ou sugerido pela outra parte; e outras mais dóceis e passivas.

Um negociador com uma comunicação clara e objetiva, com uma postura clara e ética, facilitará a negociação, fazendo com que o outro se sinta à vontade com a negociação, assim resultando em atingir a satisfação de ambas as partes com a obtenção de lucros.

O processo de negociação é extremamente importante dentro do mercado comercial.

A cada dia que passa, surgem novas idéias no mercado, e para uma empresa se manter ativa, é essencial que a organização atenda às necessidades de seus clientes, para isso, é necessário que haja uma negociação deixando claras as propostas dos negociadores.

Toda negociação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com