TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps administração mercadológica

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 10

Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS

Administração

Administração Mercadológica

Clécia

Elisa

Milene -

Rafaella–

Rogério -

Profº Fernanda

Limeira/SP 2016

Sumário

1. Introdução 3

2. Mix de Marketing 4

3. O consumidor do século XXI 6

4. Sugestão de Estratégia para Cacau Sabor 7

5. Logomarca 8

6. Plano de Marketing 9

6.1. Plano de Marketing escolhido pela equipe 10

7. Análise de Ambiente 11

7.1. Análise SWOT 12

8. Gestão de Marcas 13

9. Promoção 15

10. Referências Bibliográficas 16

1. Introdução

2. Mix de Marketing

Plano de Marketing é uma ferramenta utilizada para identificar as fraquezas e oportunidades que o mercado proporciona ao empreendedor, estimulando o mesmo a estabelecer metas, objetivos, e buscar incessantemente conhecer as necessidades e desejos dos seus clientes/consumidores e conseqüentemente levar a organização ao progresso. Um plano de Marketing bem estruturado proporciona ao departamento de marketing uma visão sistêmica sobre onde os seus esforços devem estar para conseguir concretizar os planos.

Segundo Philip Kotler, a utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planejamento dos produtos. O planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir. Soluções para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas também podem surgir de um planejamento coerente e consistente (KOTLER, 2002).

Marketing ou mercadologia é um processo utilizado para determinar quais produtos ou serviços atendem a necessidade ou expectativa dos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. O objetivo do marketing é criar valor e satisfação ao cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Um dos conceitos mais simples e mais fáceis de implantar no marketing é o proposto por Philip Kotler que é o mix de marketing, conhecido também por 4 P’s (produto, preço, promoção e praça). Esses termos vêm do inglês: product, price, place and promotion.

• 1°P- Produto: O produto pode ser físico ou pode ser também algo não palpável como serviços, ideias, locais, pessoas, organizações entre outros, o importante é que o produto atenda a necessidade de seu consumidor, o papel do marketing é identificar o publico alvo que este produto deverá alcançar e despertar o interesse deste público pelo produto em questão.

• 2° P- Preço: O preço está diretamente ligado à rentabilidade da empresa, ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve-se considerar o seguinte: ele deve ser suficientemente alto, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra. Afinal, sempre se procura comprar produtos mais baratos. Se o preço é flexível ele pode ser mudado com facilidade e ele é quem gera a demanda e não o contrário. Se o preço do produto é baixo, geralmente a demanda é mais alta e vice-versa.

• 3° P - Praça: Também conhecido como ponto de venda, um canal de distribuição tem o papel de disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente possível.

• 4° P- Promoção: Se divide em cinco ferramentas, são elas: propaganda, promoção de vendas, relações publicas, Publicidade, força de vendas, Marketing direto.

De acordo com o exposto acima, fica claro que seguindo os passos da estratégia de marketing a empresa terá um vantagem competitiva em relação às demais. É importante destacar que o Marketing é considerado uma peça fundamental nos resultados atingidos da empresa, conquistando mercados e consumidores, e as grandes empresas que possuem departamentos de marketing devem contar com profissionais especializados, treinados e atualizados sobre as ferramentas mais modernas de marketing, a fim de alavancar a procura pelos produtos oferecidos pela empresa, bem como colocá-la a frente de suas concorrentes e fidelizar seus consumidores.

3. O consumidor do século XXI

Um estudo realizado pelo Ibope Mídia em todo o Brasil constatou que o consumidor do século XXI pode ser considerado mais ativo, pois vai em busca de informações e de experiências, tem mais atitude, conhece e exige seus direitos. Essa mudança no perfil do consumidor teve início entre os anos 1950 e 1980, quando começou a expansão do consumo para todas as camadas sociais e a publicidade introduziu a idéia de marketing estimulando a busca por novidades por parte do consumidor, Nesse período, o consumidor tinha um comportamento passivo, aguardava as informações chegarem até ele, mas a partir da década de 1980, passa a existir uma grande oferta de bens, e o consumo passou a ser vinculado à identidade.

De acordo com Waldez Ludwig, há tempos atrás comprava-se simplesmente para atender necessidades e agora compra-se sonhos, prazer e sentimentos: “o que se vende hoje em dia não é o produto em si, é o sentimento que ele provoca. O resultado final de um serviço ou produto é sempre um sentimento. Não existe uma fórmula secreta, cada empresa precisa identificar as necessidades e desejos de seu publico alvo e criar uma estratégia que fidelize os consumidores ao produto.

4. Sugestão de Estratégia para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com