TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Admistração Financeira

Por:   •  4/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 2

Sistemas Integrados de Gestão

Em plena era da informação, faz com que as empresas utilizem cada vez mais as tecnologias da informação. (TI). O novo conceito de gestão empresarial, denominado de gestão de recursos de informação ou GRI com três componentes essenciais :

Informação: com o sendo o modo organizado para apresentar e usar o conhecimento das pessoas para a gestão empresarial.

Sistemas de produção: que criam um ambiente integrado e consistente capaz de tratar e fornecer informações necessárias a todos os usuários.

Tecnologia da informação: entendida como adequada utilização das ferramentas de informática, comunicações e automação, juntamente com as técnicas de organização e gestão alinhadas com a estratégia de negócio para aumentar a competitividade da empresa.

Os sistemas de informação enterprise resourice planning- ERP, denominados de sistemas integrados de gestão, ou sistemas para planejamento dos recursos da corporação, tem sido implantados largamente pelas empresas para atender a essas novas necessidades.

O ERP é um sistema que facilita o fluxo de informação dentro de uma empresa, integrando as diferentes funções, quais sejam: manufatura, logística, finanças, recursos humanos e engenharia, entre outras. Esse sistema ERP é definido como um software que integra todas as diferentes funções de uma empresa e que apresenta uma base de dados

Ainda apresenta uma base de dados que opera em uma única plataforma e que consolida todas as informações em um único ambiente computacional, seu objetivo é ser capaz de entra com a informação uma única vez, e essa informação pode ser acessada por todos.

Apresenta também uma funcionalidade de informações para todas as áreas da corporação: vendas, contabilidade, engenharia, suprimentos,  manufatura e também com os parceiros comerciais, sendo o recurso do EDI 5 9 intercâmbio eletrônico de dados), uma ferramenta importante para aumentar a velocidade da comunicação e, ainda, considerando que muitas empresas apresentam negócios em diferentes pontos do mundo, é necessário que o ERP apresente facilidades que possibilitem a gestão em múltiplos locais.

A visão dos negócios é estrutura por processos e não mais como funções. Isso elimina as repetições de atividades e a reentrada de  dados de cada uma das aplicações, como ocorria nos antigos sistemas, nos quais um dado poderia estar presente em diferentes partes do aplicativos.

 SAP R/3

A ideia por trás dessa iniciativa era a criação de uma solução única, totalmente integrada, capaz de automatizar todos os processos inerentes a uma empresa. Vinte e nove anos passaram e 10 milhões de usuários depois, a SAP surge como s terceira maior empresa de software do mundo, a primeira em software em gestão empresarial, empregando mais de 24 mil pessoas em 50 países diferentes e contando com mais de mil parceiros.

Esse sistema é uma aplicação de negócios funcional, construída com uma estrutura modular completamente integrada que o torna extraordinariamente flexível e expansível. Foi concebido considerando os padrões da indústria em sistemas abertos com ambiente cliente/servidor e interface gráfica do usuário. O R/3 conta também com ferramentas de desenvolvimento e oferece capacidade de integração com diversos sistemas externos. Uma dessas ferramentas é a chamada Business Engineering BE, que é o ambiente de trabalho online para permitir a implantação rápida, otimizando o uso dos recursos da empresa. O BE oferece uma base funcional completa com mais de 800 processos negócios, considerando as melhores práticas empresariais em âmbito mundial.

STAR SOFT

Atuando no mercado desde 1988, desenvolve soluções corporativas para mais de 600 empresas de diversos portes e segmentos. O Star soft ERP ( SISCORP) é composto de subsistemas na área;

Contábil: permite o controle fiscal e gerencial da empresa centralizando as informações contábeis de todos os departamentos, tornando a análise mais simples e confiável.

Comercial: oferece o controle total sobre as movimentações de estoque em locais distintos, permitindo resultado sintético, analítico ou consolidado da empresa.

Projetos: monitora e gerencia os projetos da empresa por meio de uma análise financeira baseada na relação entre receitas obtidas e custos realizados, permite apontar desde a proposta de venda até a instalação de equipamentos necessários, mão de obra utilizada, contratação de serviços, terceirizados e custos operacionais.

Financeira: informações precisas no momento certo podem constituir um grande diferencial no controle financeiro.

RH: proporciona uma visão aprofundada da situação de cada funcionário, atuando de acordo com a legislação.

Industrial: oferece um panorama geral de todo o processo produtivo, integrado estoque, compras, custos e PCP.

Assistência técnicas: administra o recebimento de mercadoria para avaliação de problema, emitindo laudos técnicos e orçamentos, além de ordens de serviços por meio de orçamento aprovados.

O perfil anual da demanda é de 210 milhões pares de Havaianas.

Os recursos produtivos disponíveis

O processo de industrialização são 40% da fabricação é do resíduo da própria sandália e os 60% dos produtos químicos. A empresa produz sua própria sacaria e embalagens na qual este vem das fábricas de plásticos (extrusão, filmes, impressão, corte e solda).

A capacidade produtiva é de 645 mil pares por dia, seu faturamento mensal é de 17 milhões de pares, o faturamento anual é de 190 milhões de pares, sendo 13% para a exportação. Com toda essa demanda houve a necessidade de ter três turnos, assim conseguindo atingir as metas desejadas e obter mais lucratividade.

Para cuidar da produção a Havaianas garante uma melhor eficiência em todo o seu sistema produtivo, utilizando tecnologias avançadas para a gestão, sistema integrados (SAP) e sistema de comunicação. As pesquisas de base são essenciais para o processo produtivo, com ele há pesquisas sobre os modelos mais vendidos e qual será as próximas novidades que irá agradar o público alvo.

A fabricação é repetitiva e de lotes, sejam para linhas de montagem ou já como produtos acabados, que acabam de organizar seu layout produtivo de forma por processo. A forma por processo centraliza em um mesmo local todas as máquinas destinadas a um tipo específico de operação.

O sistema produtivo de produção é dividido em seis processos: mistura primária, peneiras, mistura final, moinho, prensa, injetoras, bandeirinhas e acabamento. O setor de acabamento caracteriza-se pelo o layout celular ou células de produção. Nessa estrutura todos os desperdícios associados a superprodução, como espera, movimentação e transporte, processamento, estoques e fabricação de produtos defeituosos podem ser eliminados, porém, dentro das células produtivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com