TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de administração 2 semestre

Por:   •  20/4/2015  •  Monografia  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 2

Passo3

Segundo Taylor uma das características da má administração seria “o corpo mole dos funcionários” não possuindo uma noção clara de divisão de suas responsabilidades tornando o trabalho lento e de má qualidade. Na empresa JC confecções podemos aplicar esta teoria com a seguinte pratica:

Distribuir o pessoal de acordo com cada função formando assim profissionais especializados aumentando a produtividade.

Verificar se a empresa está em pleno emprego maquinário, pessoal igual à produção. Exe.: A empresa possui seis maquinas de produção, então necessita de seis funcionários na área, dois funcionários na área de costura, dois colaboradores para área de corte, um colaborador na área de estampa e um colaborador na área de moldagem sendo que um dos colaboradores da área de corte recebera treinamento para atuar em todas demais áreas substituindo qualquer dos outros por uma eventualidade. A partir dai geramos produtividade gerando eficácia, tanto na qualidade quanto na produtividade, reduzindo custos tanto na mão de obra quanto na matéria prima.

Etapa 2

Passo 3b

[pic 1]

Conforme dados existentes, não existem funções definidas entre os integrantes do setor administrativo entende-se que José seria o responsável, mas como essa distribuição é feita se existe uma organização, não fica claro, portanto concluímos a precariedade dos princípios básicos da administração: planejar, organizar, executar, liderar e controlar. Na visão de Henry Ford.

A planilha abaixo serve como dados informativos para tomada de decisão em relação à quantidade de produção, tempo e qualidade, pois partir desta conseguiremos medir a capacidade diária e mensal da empresa JC confecções.

Etapa 3

Passo 2.1

Organização é a junção de pessoas físicas alimentando o objetivo de criar um estabelecimento ou empresa com o fim lucrativo baseando em uma ideia em comuns, visando à eficiência no desempenho.

Organizações antigas: Não existia uma base operacional, ou seja, não havia distribuição de tarefas, a relação entre os gerentes e os trabalhadores era fraca (não existia foco n o objetivo) a visão do gestor era turva mediante ao processo administrativo, não existia qualquer forma de incentivo ao trabalhador, gerando baixa produtividade e as decisões dos administradores baseavam – se em palpites e intuições, estes pareciam ignorar a excelência no desempenho gerando conflitos entre operadores e lideres. A deficiência entre os departamentos ratificava a incompetência na criação de processos de melhoria e resultado.

As novas organizações diferentes da primeira são alicerçadas em uma estrutura onde se entende que os colaboradores, gerentes e estruturas formam uma engrenagem única, levando em consideração as necessidades financeiras produtivas e motivacionais.

Etapa 3

Passo 3

Dentro do processo administrativo, existem quatro etapas de grande importância e são elas:

Planejamento: Formular objetivos e meios para alcança-los, é determinante para longevidade de uma empresa, pois através deste prevemos o futuro, aprendendo com circunstancias passadas alimentando este grande KEIYSE que se faz necessário no mercado atual.

Controle: Monitorar atividades é a principal ferramenta para evitar desvios e corrigir a postura seja em relação à equipe ou processos.

Direção: Direcionar esforços, focar no objetivo através da liderança e motivação torna uma empresa forte e consistente, condenada ao sucesso.

Organização: Coordenar atividades, locar recursos, formatar o trabalho de acordo com a necessidade, observando a real necessidade de cada fato, segundo Henry Fayol “um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar”.

Funções administrativas: Segundo Fayol, administração era uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos e todas deveriam estudar, para responder a essas necessidades, Fayol criou e divulgou sua própria teoria e as dividiu em seis funções distintas.

Técnica: Produção e manufatura

Comercial: compra, vende e troca.

Financeiros: Procura e utilização de capital

Segurança: Proteção da propriedade e das pessoas

Contabilidade: Registro de estoque, balanço, custo e estatísticas.

Administração: Planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

Tipos de planejamentos

Planejamento estratégico: Fixa a natureza da organização, missão estratégica, objetivos e responsabilidades.

Planejamento tático: Serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos

Planejamento operacional: Objetiva, aperfeiçoar as operações elaborando procedimentos visando à realização dos planos estratégicos e táticos.

Etapa 3

4° Passo

Conceito visto na administração JC Confecções

Uma das características de administração da empresa “JC Confecções” segundo Taylor são consideradas de má qualidade, pois não obsedemos os princípios estudados no movimento da administração cientifica, pois não possuem noção clara de responsabilidades não gerando uma padronização e baixa produtividade, portanto má qualidade dos produtos, não havia incentivos para melhorar o desempenho dos trabalhadores, gerando insatisfação e ocasionando na sua maioria se quer com suas responsabilidades, as decisões dos administradores não eram fundamentados através de mecanismos gerenciais e sim no palpite, os trabalhadores não tinham qualquer treinamento para executar as tarefas propostas. Os gerentes ou lideres eram os próprios donos da empresa sendo displicentes tanto para excelência do desempenho quanto para mão de obra, gerando conflito entre chefia e operários por consequência alimentando uma mefítica de qualidade de produção por falta de controle.

O processo administrativo de esta empresa basear-se no acumula de funções como contas a pagar e a receber, departamento de pessoal e financeiro concentrado em poucas pessoas e pelo resultado das operações muito despreparado, pois não existe divisão entre uma e outra começando pelo processo de concentração que não estabelece se quer cargo ou função ou qualquer tipo de integração ou treinamento. A divisão de contas a pagar e a receber deve obedecer aos princípios da contabilidade objetivando o patrimônio através de livros caixa e balanço patrimonial separando bens intangíveis de tangíveis quanto a sua operacionalidade, tornando um setor financeiro focado em gerar relatórios de desempenho como ponto d atenção para busca de um melhor resultado e também zelar pela toda separação da pessoa física de jurídica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com