TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de administração da produção

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

Av. José Olegário de Barros, 48/56, Vila Nossa Senhora das Graças
CEP: 12060-400 - TAUBATE  (SP)

Telefone: 12-36247106

ADMINISTRAÇÃO

6º SEMESTRE - A

[pic 1]

ADRIANE APª RUIZ MONTEIRO                       RA: 2545449017

CAMILA BIANCA BARBOSA                              RA: 1299738693

KAREN DE SYLLOS DA SILVA                                RA: 2505069125

MAIK INADA FERNANDES                                RA: 1183400255

MARIANA APª DOS SANTOS MEDEIROS       RA: 1183399748

MAYARA ALABARCE VIERA RODRIGUES  RA: 1299894569

MICHELLE GONÇALVES  DOS SANTOS       RA: 1106293839

RAFAEL DA SILVA                                              RA: 2547454279

ZENI MARIA KAZMIERCZAK                         RA: 2504094222

Prof. Edson Lima

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Atividade Prática Supervisionada e apresentada ao Prof. Edson na disciplina de Administração da Produção e Operações referente à 3ª e a 4ª etapa do desafio.

TAUBATÉ

2013

Introdução

Neste trabalho identificaremos os principais conceitos sobre Previsão de Vendas, Administração de Recursos de Materiais e Sistemas ERP entenderemos como poderemos aplicá-los na prática.

Esta atividade por meio de sua realização visa proporcionar o entendimento relacionando a esta disciplina e à forma como é aplicada, assim como apontar quais sistemas e/ ou módulos, técnicas a serem utilizadas no planejamento da empresa.

Abordaremos também os principais conceitos sobre o 5S, Kaizen, Poka-yoke e Manutenção Produtiva Total.

ETAPA 3 – Previsão de Vendas. Administração de Recursos de Materiais. MRP – MRPII. Sistemas Integrados de Gestão – ERP (Enterprise Resource Planning).

Passo 1: Pesquisar, os principais conceitos sobre Previsão de Vendas e as diferenças entre Planejamento, Predição e Previsão.

A execução da previsão de vendas, além do seu papel estratégico para o planejamento adequado, seu papel operacional também é de fundamental importância para a aquisição de recursos (equipamentos, mão de obra, insumos, etc.) para atendimento da demanda prevista. A realidade do ambiente em que os negócios são realizados hoje é de extrema complexidade e competitividade, assim se torna fundamental trabalhar com sistemas de previsão confiáveis e com maior grau de assertividade e que considere todas as perspectivas necessárias para uma boa decisão.

A partir da previsão de vendas todas as decisões serão tomadas para toda a estrutura da empresa. Considerando que elas podem conter erros, e isso faz com que o estudo dos métodos de coletas de informações e da análise dos dados levantados seja estrategicamente fundamental para obter um resultado adequado, afinal se trata do sucesso ou do fracasso de toda a instituição.

Dentro dos diversos conceitos e métodos a respeito do tema previsão de vendas três conceitos podem ser considerados centrais, ponto de partida para as metodologias desenvolvidas.

Planejamento trata-se de um processo lógico, racional que visualiza o ponto onde estamos e o objetivo a ser atingido, considerando as atividades e conquistas que devem ser feitas para a conclusão do objetivo.

Previsão trata-se de um processo em que se adotam modelos estatísticos, matemáticos e/ ou econômicos para estabelecer as tendências e previsões de acontecimentos e comportamentos de um cenário.

Predição trata-se de uma previsão, mas com a ressalva de adotar métodos subjetivos e metodologias variáveis.

Na previsão de vendas podemos visualizar sua aplicação no curto, médio e longo prazo. Dentre as diversas técnicas utilizadas para a previsão as mais usuais são:

  • Média móvel simples;
  •  Média móvel ponderada;
  • Média móvel com ajuste exponencial;
  •  Método de regressão linear;
  • Método de ajustamentos sazonal.

PASSO 2: Descrever cada etapa do Ciclo da Administração de Materiais (Necessidade do Cliente, Análise, Reposição de Materiais, Recebimento, Armazenamento, Logística).

Ao contrario do que se possam imaginar a respeito da administração de materiais, suas extensões vão muito além da administração voltada para o controle de estoques. Sua abrangência se completa pela integração da administração de recursos materiais e financeiros, que visa à redução de custos desnecessários e quaisquer desperdícios que possam ocorrer ao longo do processo de aquisição de recursos.

Dentro da administração de matérias todas as decisões tomadas se apóiam em algumas etapas que dividem este processo em ciclos que são a necessidade do cliente, análise, reposição de materiais, recebimento, armazenamento e logística.

Necessidade do cliente

A necessidade do cliente ou a demanda do mercado é o start para todo o processo, a partir deste ponto que se dará todas as informações para as demais operações.

Análise

A análise é fundamental para que se possa efetuar o planejamento das operações e as devidas correções ao longo do processo, inclusive em casos de mudança de estratégia em função de uma mudança de mercado.

Reposição de materiais

Uma das etapas operacionais da administração de materiais onde se atualiza os estoques com a aquisição de novos itens.

Recebimento

O recebimento efetua a conferência e o encaminhamento dos produtos dentro da organização, representa o primeiro filtro de controle interno.

Armazenamento

No armazenamento os produtos são devidamente guardados para serem posteriormente utilizados.

Logística

A logística é o que dará a alma para a operação, sendo fundamental para o controle e a operacionalização das operações dentro da administração de materiais. A distribuição dos produtos da empresa necessita de uma eficiência crucial para não colocar em risco toda a operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (298 Kb)   docx (466.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com